Dhamma

O Dhamma, a verdade ensinada pelo Buda se desdobra de modo gradual. Em muitas ocasiões o Buda deixou claro que a iluminação não ocorre como se fosse um relâmpago que ocorre de maneira inesperada para a mente destreinada e despreparada. Ao invés disso, a iluminação é a culminação de uma longa jornada com muitas etapas. Ao longo dos séculos tem sido muito debatido se a iluminação é um processo gradual ou repentino. Os trechos do Cânone abaixo esclarecem essa questão. A mente se desenvolve de forma gradual até que esteja madura o suficiente para realizar o salto repentino para a iluminação.

Neste guia de estudo os ensinamentos do Buda, (Dhamma), estão organizados de acordo com o treinamento gradual, (anupubbi-katha), um sistema que o Buda usava com freqüência para guiar principiantes desde os princípios básicos de forma progressiva através de ensinamentos mais avançados, por todo o caminho até a compreensão das Quatro Nobres Verdades e a realização de Nibbana.

“O Dhamma é bem proclamado pelo Abençoado, visível no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sábios por eles mesmos.”

“Svakkhato bhagavata dhammo, sanditthiko akaliko, ehipassiko, opaneyyiko, paccattam veditabbo viññuhi’ti.”




Um Treinamento Gradual

“Da mesma forma como o oceano tem bancos de areia graduais, um declive gradual, uma inclinação gradual, com uma queda abrupta somente após um longo trecho, assim também esta Doutrina e Disciplina tem um treinamento gradual, um desempenho gradual, uma progressão gradual, com uma penetração do conhecimento somente após um longo percurso.

-- Ud V.5  

“Bhikkhus, eu não digo que o conhecimento supremo é alcançado todo de uma vez. Ao contrário, o conhecimento supremo é alcançado através do treinamento gradual, através da prática gradual, através do progresso gradual.

-- MN 70  

Então o Abençoado, tendo ccompreendido a mente de toda a assembléia com a sua mente, perguntou a si mesmo, “Agora quem aqui é capaz de entender o Dhamma?” Ele viu Suppabuddha o leproso sentado na assembléia, e ao vê-lo o pensamento lhe ocorreu, “Esta pessoa aqui é capaz de entender o Dhamma.” Assim, visando Suppabuddha o leproso, ele fez um discurso passo a passo isto é, um discurso acerca da generosidade, acerca da virtude, acerca do paraíso, ele declarou as desvantagens, degradação e corrupção dos prazeres sensuais, e as recompensas da renúncia. Então, quando ele viu que a mente de Suppabuddha o leproso estava pronta, receptiva, livre de obstáculos, satisfeita, clara, com serena confiança, ele proferiu um discurso do Dhamma peculiar aos iluminados, isto é, o sofrimento, a origem, a cessação e o caminho. E tal como um pano limpo, livre de manchas, absorveria da maneira adequada um corante, da mesma forma, enquanto Suppabuddha o leproso estava sentado naquele mesmo assento, o olho do Dhamma, límpido, imaculado, surgiu nele, “Tudo que está sujeito ao surgimento está sujeito à cessação.”

-- Ud V.3  




As seis etapas do Treinamento Gradual do Buda:

i. Generosidade (dana)

ii. Virtude (sila):

o        Os 5 Preceitos

o        Os 8 Preceitos

o        Dias de observância do Uposatha

o        Os 10 Preceitos

iii. Paraíso (sagga)

o        Os Trinta e Um Mundos de Existência

iv. Desvantagens (adinava)

v. Renúncia (nekkhamma)

vi. As Quatro Nobres Verdades (cattari ariya saccani):

o        Primeira Nobre Verdade (dukkha ariya sacca):

§         Dukkha

§         O ciclo de renascimentos (samsara)

o        Segunda Nobre Verdade (dukkha samudayo ariya sacca):

§         Desejo (tanha)

§         Ignorância (avijja)

o        Terceira Nobre Verdade (dukkha nirodho ariya sacca):

§         Nibbana

o        Quarta Nobre Verdade (dukkha nirodha gamini patipada ariya sacca):

§         Grupo da Sabedoria (pañña):

Entendimento Correto (samma-ditthi):

Ação Intencional (kamma)

Amizade admirável (kalyanamittata)

Pensamento Correto (samma-sankappo)

§         Grupo da Virtude (sila):

Linguagem Correta (samma-vaca)

Ação Correta (samma-kammanto)

Modo de Vida Correto (samma-ajivo)

§         Grupo da Concentração (samadhi):

Esforço Correto (samma-vayamo)

Atenção Plena Correta (samma-sati)

Concentração Correta (samma-samadhi):

Jhana


Revisado: 14 Setembro 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.