Samyutta Nikaya XLV.85-90

Silasampadadi Sutta

Perfeição da Virtude, etc.

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“Bhikkhus, eu não vejo nenhuma outra coisa por meio da qual surja o Nobre Caminho Óctuplo que ainda não surgiu, e o Nobre Caminho Óctuplo que já surgiu ser concretizado através do desenvolvimento de uma maneira tão efetiva quanto por isto: perfeição da virtude ... perfeição do desejo ... perfeição do eu ... perfeição do entendimento ... perfeição da diligência ... perfeição da atenção com sabedoria [1] Quando um bhikkhu tem a atenção com sabedoria perfeita, é de se esperar que ele desenvolva e se dedique ao nobre caminho óctuplo.

“E como um bhikkhu que tem a atenção com sabedoria perfeita desenvolve e cultiva o Nobre Caminho Óctuplo? Aqui, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve o entendimento correto, que tem como objetivo último a remoção da cobiça, a remoção da raiva, a remoção da delusão ... Ele desenvolve a concentração correta, que tem como objetivo último a remoção da cobiça, a remoção da raiva, a remoção da delusão. É dessa forma, bhikkhus, que um bhikkhu que tem a atenção com sabedoria perfeita desenvolve e cultiva o Nobre Caminho Óctuplo.”

 


 

Notas:

[1] “Perfeição da virtude”, (silasampada), corresponde à purificação quádrupla da virtude, isto é, a obediência ao Patimokkha, contenção dos sentidos, uso adequado dos requisitos (alimentos, mantos, moradia, medicamentos), e modo de vida correto. ‘Perfeição do desejo”, (chandasampada), é o desejo de alcançar aquilo que é benéfico, não o desejo pelos prazeres dos sentidos. “Perfeição do eu”, (attasampada), é a plenitude da mente, (sampannacittata). Todos estes suttas foram discursados em separado de acordo com as inclinações dos ouvintes. [Retorna]

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Revisado: 16 Abril 2005

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