Tipitaka

O Cânone em Pali

Veja a relação de todos os suttas disponíveis no Índice dos Suttas e também a relação de todos os textos disponíveis no Índice dos Textos(ensaios e livros).



A Tipitaka Pali (ti, "três," + pitaka, "cestos"), ou Cânone em Pali, é a principal coleção de textos em Pali que constitui a base doutrinária do Budismo Theravada. Juntamente com os antigos comentários, ambos constituem o conjunto completo dos textos clássicos Theravada.

O Cânone em Pali é um extenso conjunto literário: a tradução em inglês soma milhares de páginas. A maioria – porém não a totalidade – do Cânone já foi publicada em inglês ao longo dos anos. Embora somente uma pequena fração desses textos esteja disponível neste site, esta coleção pode ser um excelente lugar para iniciar os seus estudos.

As três divisões da Tipitaka são:

  • Vinaya Pitaka
    A coleção de textos referente às regras de conduta que regula o dia a dia da Sangha – a comunidade de bhikkhus (monges ordenados) e bhikkhunis (monjas ordenadas). Muito mais do que apenas uma lista de regras, o Vinaya Pitaka também inclui as estórias que estão por trás da origem de cada regra, relatando em detalhe a maneira como o Buda solucionou a questão de como manter a harmonia comunitária em uma ampla e diversa comunidade espiritual.
  • Sutta Pitaka
    A coleção dos discursos que são atribuídos ao Buda e alguns dos seus discípulos mais próximos, contendo todos os ensinamentos centrais do Budismo Theravada.
  • Abhidhamma Pitaka
    A coleção de textos em que os princípios doutrinários apresentados no Sutta Pitaka são retrabalhados e reorganizados em um modelo sistemático que pode ser empregado para investigar a natureza da mente e da matéria.

Revisado: 26 Maio 2006

Copyright © 2000 - 2018, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.