Dhamma

O Dhamma, a verdade ensinada pelo Buda se desdobra de modo gradual. Em muitas ocasies o Buda deixou claro que a iluminao no ocorre como se fosse um relmpago que ocorre de maneira inesperada para a mente destreinada e despreparada. Ao invs disso, a iluminao a culminao de uma longa jornada com muitas etapas. Ao longo dos sculos tem sido muito debatido se a iluminao um processo gradual ou repentino. Os trechos do Cnone abaixo esclarecem essa questo. A mente se desenvolve de forma gradual at que esteja madura o suficiente para realizar o salto repentino para a iluminao.

Neste guia de estudo os ensinamentos do Buda, (Dhamma), esto organizados de acordo com o treinamento gradual, (anupubbi-katha), um sistema que o Buda usava com freqncia para guiar principiantes desde os princpios bsicos de forma progressiva atravs de ensinamentos mais avanados, por todo o caminho at a compreenso das Quatro Nobres Verdades e a realizao de Nibbana.

O Dhamma bem proclamado pelo Abenoado, visvel no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sbios por eles mesmos.

Svakkhato bhagavata dhammo, sanditthiko akaliko, ehipassiko, opaneyyiko, paccattam veditabbo viuhiti.




Um Treinamento Gradual

Da mesma forma como o oceano tem bancos de areia graduais, um declive gradual, uma inclinao gradual, com uma queda abrupta somente aps um longo trecho, assim tambm esta Doutrina e Disciplina tem um treinamento gradual, um desempenho gradual, uma progresso gradual, com uma penetrao do conhecimento somente aps um longo percurso.

-- Ud V.5  

Bhikkhus, eu no digo que o conhecimento supremo alcanado todo de uma vez. Ao contrrio, o conhecimento supremo alcanado atravs do treinamento gradual, atravs da prtica gradual, atravs do progresso gradual.

-- MN 70  

Ento o Abenoado, tendo ccompreendido a mente de toda a assemblia com a sua mente, perguntou a si mesmo, Agora quem aqui capaz de entender o Dhamma? Ele viu Suppabuddha o leproso sentado na assemblia, e ao v-lo o pensamento lhe ocorreu, Esta pessoa aqui capaz de entender o Dhamma. Assim, visando Suppabuddha o leproso, ele fez um discurso passo a passo isto , um discurso acerca da generosidade, acerca da virtude, acerca do paraso, ele declarou as desvantagens, degradao e corrupo dos prazeres sensuais, e as recompensas da renncia. Ento, quando ele viu que a mente de Suppabuddha o leproso estava pronta, receptiva, livre de obstculos, satisfeita, clara, com serena confiana, ele proferiu um discurso do Dhamma peculiar aos iluminados, isto , o sofrimento, a origem, a cessao e o caminho. E tal como um pano limpo, livre de manchas, absorveria da maneira adequada um corante, da mesma forma, enquanto Suppabuddha o leproso estava sentado naquele mesmo assento, o olho do Dhamma, lmpido, imaculado, surgiu nele, Tudo que est sujeito ao surgimento est sujeito cessao.

-- Ud V.3  




As seis etapas do Treinamento Gradual do Buda:

i. Generosidade (dana)

ii. Virtude (sila):

o        Os 5 Preceitos

o        Os 8 Preceitos

o        Dias de observncia do Uposatha

o        Os 10 Preceitos

iii. Paraso (sagga)

o        Os Trinta e Um Mundos de Existncia

iv. Desvantagens (adinava)

v. Renncia (nekkhamma)

vi. As Quatro Nobres Verdades (cattari ariya saccani):

o        Primeira Nobre Verdade (dukkha ariya sacca):

         Dukkha

         O ciclo de renascimentos (samsara)

o        Segunda Nobre Verdade (dukkha samudayo ariya sacca):

         Desejo (tanha)

         Ignorncia (avijja)

o        Terceira Nobre Verdade (dukkha nirodho ariya sacca):

         Nibbana

o        Quarta Nobre Verdade (dukkha nirodha gamini patipada ariya sacca):

         Grupo da Sabedoria (paa):

Entendimento Correto (samma-ditthi):

Ao Intencional (kamma)

Amizade admirvel (kalyanamittata)

Pensamento Correto (samma-sankappo)

         Grupo da Virtude (sila):

Linguagem Correta (samma-vaca)

Ao Correta (samma-kammanto)

Modo de Vida Correto (samma-ajivo)

         Grupo da Concentrao (samadhi):

Esforo Correto (samma-vayamo)

Ateno Plena Correta (samma-sati)

Concentrao Correta (samma-samadhi):

Jhana


Revisado: 14 Setembro 2013

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