Paraso

Sagga

Na cosmologia Budista, os mundos paradisacos so moradas maravilhosas cujos habitantes atuais, (os devas), obtiveram o seu renascimento ali pelo poder das suas aes meritrias feitas no passado. No entanto, como todos os seres ainda aprisionados no samsara, os devas no final das contas sucumbem ao envelhecimento, enfermidade e morte, e precisaro renascer em um outro mundo - prazeroso ou no - de acordo com a qualidade e fora do seu kamma. Os devas nem sempre so particularmente sbios ou maduros espiritualmente - na verdade eles parecem com freqncia estar bastante embriagados por sua submisso sensualidade - e nenhum considerado digno de venerao ou devoo. Todavia os devas - e os mundos paradisacos que eles habitam servem como lembretes importantes dos benefcios positivos trazidos pela realizao de aes meritrias e, finalmente, em ltima anlise, das limitaes da sensualidade (veja Desvantagens (adinava)).




Um renascimento raro

Essa populao do mundo est cega,
poucos so aqueles que enxergam.
Tal como os pssaros que se libertam da armadilha,
poucos so aqueles que renascem nos parasos.

-- Dhp 174


Vendo por si mesmo

"Eu vi seres que favorecidos pela boa conduta corporal, boa conduta verbal e boa conduta mental; que no insultavam os Nobres, que possuam o Entendimento Correto, e que praticavam aes sob a influncia do entendimento correto - na dissoluo do corpo, aps a morte, renasceram num destino feliz, no paraso. No por ter ouvido isto de outros brmanes e contemplativos que eu lhes digo que eu vi seres que favorecidos pela boa conduta corporal, boa conduta verbal e boa conduta mental; que no insultavam os nobres, que possuam o entendimento correto, e que praticavam aes sob a influncia do entendimento correto - na dissoluo do corpo, aps a morte, renasceram num destino feliz, no paraso. por saber por mim mesmo, tendo visto eu mesmo, entendido eu mesmo, que eu lhes digo que seres que favorecidos pela boa conduta corporal, boa conduta verbal e boa conduta mental; que no insultavam os nobres, que possuam o entendimento correto, e que praticavam aes sob a influncia do entendimento correto - na dissoluo do corpo, aps a morte, renasceram num destino feliz, no paraso."

-- It 71


Recordando-se dos devas

"Novamente, Mahanama, voc deveria se recordar dos devas assim: 'H os devas dos Quatro Grandes Reis, os devas do Trinta e trs, os devas de Yama, os devas de Tusita, os devas que se deliciam com a criao, os devas que possuem poderes sobre a criao dos outros, os devas do cortejo de Brahma, os devas que esto mais alm. Seja qual for a convico com a qual eles estiveram dotados pela qual - ao falecer desta vida - eles ressurgiram l, o mesmo tipo de convico est presente em mim tambm. Seja qual for a virtude com a qual eles estiveram dotados pela qual - ao falecer desta vida - eles ressurgiram l, o mesmo tipo de virtude est presente em mim tambm. Seja qual for o aprendizado com o qual eles estiveram dotados pelo qual - ao falecer desta vida - eles ressurgiram l, o mesmo tipo de aprendizado est presente em mim tambm. Seja qual for a generosidade com a qual eles estiveram dotados pela qual - ao falecer desta vida - eles ressurgiram l, o mesmo tipo de generosidade est presente em mim tambm. Seja qual for a sabedoria com o qual eles estiveram dotados pelo qual - ao falecer desta vida - eles ressurgiram l, o mesmo tipo de sabedoria est presente em mim tambm.' Em todos os momentos em que um nobre discpulo estiver se recordando da convico, virtude, aprendizado, generosidade e sabedoria encontrado tanto nele como nos devas, nessa ocasio a sua mente no est obcecada pela cobia, raiva, ou deluso; nessa ocasio a sua mente seguir firme, baseada nos devas. Um nobre discpulo cuja mente segue firme obtm inspirao do significado, obtm inspirao do Dhamma, obtm satisfao do Dhamma. Estando satisfeito, o xtase surge nele; naquele que est em xtase, o corpo se torna tranqilo; naquele, cujo corpo est tranqilo, sente felicidade; naquele que sente felicidade, a mente fica concentrada.

-- AN XI.12


Felizes, porm com sabedoria limitada

Certa vez, Kevaddha, este pensamento surgiu na mente de um certo bhikkhu nesta mesma comunidade de bhikkhus: Onde esses quatro grandes elementos o elemento terra, o elemento gua, o elemento fogo, o elemento ar cessam sem deixar vestgios? Ento ele alcanou uma tal concentrao da mente que, quando a sua mente estava concentrada, o caminho que conduz aos devas apareceu na sua frente.

Ento chegando ao mundo dos devas dos Quatro Grandes Reis ele perguntou: Amigos, onde os quatro grandes elementos o elemento terra, o elemento gua, o elemento fogo, o elemento ar cessam sem deixar vestgios? Quando isto foi dito, os devas dos Quatro Grandes Reis responderam: Bhikkhu, ns no sabemos onde os quatro grandes elementos cessam sem deixar vestgios. Mas os Quatro Grandes Reis so mais elevados e sublimes que ns, eles devem saber onde os quatro grandes elementos cessam sem deixar vestgios.

Ento aquele bhikkhu foi at os Quatro Grandes Reis e fez a mesma pergunta, e eles responderam: Ns no sabemos ... Mas os devas do Trinta e Trs que so mais elevados e sublimes que ns, eles devem saber...

Sakka, o senhor dos devas respondeu: Os devas de Yama devem saber ...

Os devas de Yama disseram: Suyama, o filho dos devas, deve saber ...

Suyama disse: Os devas de Tusita devem saber ...

Os devas de Tusita disseram: Santusita, o filho dos devas, deve saber ...

Santusita disse: Os devas de Nimmanarati devem saber ...

Os devas de Nimmanarati disseram: Sunimmita, o filho dos devas, deve saber ...

Sunimitta disse: Os devas de Paranimmita-Vasavatti devem saber ...

Os devas de Paranimmita-Vasavatti disseram: Vasavatti, o filho dos devas, deve saber ...

Vasavatti disse: Os devas do cortejo de Brahma devem saber ...

Ento aquele bhikkhu alcanou uma tal concentrao da mente que, quando a sua mente estava concentrada, o caminho que conduz aos devas do cortejo de Brahma apareceu na sua frente. Ento ele foi at os devas do cortejo de Brahma e fez a mesma pergunta e eles responderam: Ns tambm no sabemos ... Mas ali est Brahma, o Grande Brahma, o Conquistador, o No-conquistado, Onisciente, Todo Poderoso, Senhor, Deus e Criador, Soberano, Providncia Divina, Pai de todos aqueles que so e sero. Ele maior e mais sublime que ns. Ele deve saber onde os quatro grandes elementos cessam sem deixar vestgios. Mas onde, amigos, est o Grande Brahma agora? Bhikkhus, ns tambm no sabemos onde, como ou quando Brahma ir aparecer. Porm quando os sinais so vistos - uma luz aparece e surge um brilho - ento Brahma aparecer. Pois esses sinais so os pressgios da apario de Brahma.

Ento no demorou muito para que Brahma aparecesse. E aquele bhikkhu foi at o Grande Brahma e perguntou: Amigo, onde os quatro grandes elementos o elemento terra, o elemento gua, o elemento fogo, o elemento ar cessam sem deixar vestgios? Quando isto foi dito, o Grande Brahma respondeu: Bhikkhu, eu sou Brahma, o Grande Brahma, o Conquistador, o No-conquistado, Onisciente, Todo Poderoso, Senhor, Deus e Criador, Soberano, Providncia Divina, Pai de todos aqueles que so e sero.

Uma segunda vez, o bhikkhu disse para o Grande Brahma: Amigo, eu no lhe perguntei se voc Brahma, o Grande Brahma, o Conquistador, o No-conquistado, Onisciente, Todo Poderoso, Senhor, Deus e Criador, Soberano, Providncia Divina, Pai de todos aqueles que so e sero. Eu perguntei onde esses quatro grandes elementos o elemento terra, o elemento gua, o elemento fogo, o elemento ar cessam sem deixar vestgios. E uma segunda vez o Grande Brahma respondeu da mesma forma ao bhikkhu.

Uma terceira vez o bhikkhu disse: Amigo, eu no lhe perguntei isso, eu perguntei onde esses quatro grandes elementos o elemento terra, o elemento gua, o elemento fogo, o elemento ar cessam sem deixar vestgios. Ento, Kevaddha, o Grande Brahma tomou o brao daquele bhikkhu e o conduziu para um lado e disse: Bhikkhu, esses devas acreditam que no h nada que Brahma no veja, no h nada que ele no saiba, no h nada que ele no tenha conhecimento. por isso que no falei na presena deles. Mas bhikkhu, eu no sei onde os quatro grandes elementos cessam sem deixar vestgios. Portanto, bhikkhu, voc agiu de modo incorreto ao passar pelo Abenoado em busca de uma resposta para essa pergunta noutro lugar. Agora, bhikkhu, voc deve ir at o Abenoado e fazer-lhe essa pergunta, e qualquer resposta que ele der, aceite-a.

-- DN 11


O passo seguinte no Treinamento Gradual: Os Trinta e Um Mundos de Existncia

 

Revisado: 9 Fevereiro 2013

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