Anguttara Nikaya III.101

Nimitta Sutta

Sinais

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Um bhikkhu dedicado ao treinamento da mente superior, no momento apropriado, deve dar ateno a trs sinais. Ele deve no momento apropriado dar ateno ao sinal da concentrao, no momento apropriado dar ateno ao sinal do esforo energtico, no momento apropriado dar ateno ao sinal da equanimidade.

Se um bhikkhu dedicado ao treinamento da mente superior der exclusiva ateno ao sinal da concentrao, possvel que a mente dele seja capturada pela indolncia. [1] Se ele der exclusiva ateno ao sinal do esforo energtico, possvel que a mente dele seja capturada pela inquietao. Se ele der exclusiva ateno ao sinal da equanimidade, possvel que a mente dele no fique bem concentrada para a destruio das impurezas.

Mas, se no momento apropriado, ele der ateno para cada um desses trs sinais, ento a mente dele estar malevel, manusevel e luminosa, e ela estar bem concentrada para a destruio das impurezas.

Suponha que um ourives habilidoso ou seu aprendiz preparasse uma fornalha, aquecesse um cadinho, e tomando ouro com um par de tenazes, o colocasse no cadinho. Ele sopraria periodicamente, borrifaria gua periodicamente, examinaria periodicamente. Se o ourives soprasse continuamente a fornalha poderia se aquecer em demasia. Se ele borrifasse gua continuamente a fornalha poderia se esfriar em demasia. Se ele apenas examinasse, o ouro no ficaria perfeitamente purificado. Mas, se no momento apropriado o ourives realiza cada uma dessas trs funes, o ouro estar malevel, manusevel e luminoso, e com as condies apropriadas para ser trabalhado. Qualquer ornamento que o ourives queira fazer, quer seja uma diadema, brincos, um colar ou uma corrente, o ouro poder agora ser usado para esse fim.

De modo semelhante, h esses trs sinais aos quais um bhikkhu dedicado ao treinamento da mente superior deve dar ateno no momento apropriado, isto , o sinal da concentrao, o sinal do esforo energtico e o sinal da equanimidade. Se ele der ateno a esses sinais com regularidade ento a mente dele estar malevel, manusevel e luminosa, e ela estar bem concentrada para a destruio das impurezas.

Ento, ele dirige a sua mente para qualquer estado que possa ser compreendido atravs do conhecimento direto, ele obtm a capacidade de compreender esse estado atravs do conhecimento direto, sempre que as condies necessrias estiverem presentes.

 


Notas:

[1] Samadhi costumeiramente traduzido como concentrao tanto no Portugus como no Ingls. Alguns mestres no entanto, como por exemplo Ajaan Brahmavamso, Ajaan Pasanno e Ajaan Sucitto, consideram que essa uma traduo inadequada e preferem interpretar samadhi como aquietar, tranquilizar, sossegar, acalmar a mente. Nesse sentido fica mais fcil entender porque o sutta alerta para a questo da indolncia ao dar ateno para o sinal da quietude (concentrao, samadhi). [Retorna]

Veja tambm o AN III.100.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 29 Maro 2008

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.