Anguttara Nikaya III.65

Kalama Sutta

Para os Kalamas

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Em certa ocasio, o Abenoado estava perambulando por Kosala com uma grande sangha de bhikkhus at que por fim ele chegou em Kesaputta, uma cidade dos Kalamas. Os Kalamas de Kesaputta ouviram dizer, Gotama o contemplativo, o filho dos Sakyas, que adotou a vida santa deixando o cl dos Sakyas, que andava perambulando em Kosala com um grande nmero de bhikkhus chegou em Kesaputta. E acerca desse mestre Gotama existe essa boa reputao: Esse Abenoado um arahant, perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta, bem-aventurado, conhecedor dos mundos, um lder insupervel de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de devas e humanos, desperto, sublime. Ele declara - tendo realizado por si prprio com o conhecimento direto - este mundo com os seus devas, maras e brahmas, esta populao com seus contemplativos e brmanes, seus prncipes e povo. Ele ensina o Dhamma, com o significado e fraseado corretos, que admirvel no incio, admirvel no meio, admirvel no final; e ele revela uma vida santa que completamente perfeita e imaculada. bom poder encontrar algum to nobre.

Assim os Kalamas de Kesaputta foram at o Abenoado. Alguns homenagearam o Abenoado e sentaram a um lado; alguns trocaram saudaes corteses com ele e aps a troca de saudaes sentaram a um lado; alguns ajuntaram as mos em respeitosa saudao e sentaram a um lado; alguns anunciaram o seu nome e cl e sentaram a um lado. Alguns permaneceram em silncio e sentaram a um lado.

Uma vez sentados, eles disseram para o Abenoado: Venervel senhor, existem alguns brmanes e contemplativos que vm para Kesaputta. Eles explicam e glorificam as suas doutrinas, porm com relao s doutrinas de outros, eles as desaprovam, as repelem, demonstram desprezo por elas e fazem pouco delas. E ento outros brmanes e contemplativos vm para Kesaputta. Eles explicam e glorificam as suas doutrinas, porm com relao s doutrinas de outros, eles as desaprovam, as repelem, demonstram desprezo por elas e fazem pouco delas. Eles nos deixam confusos e em dvida: quais desses brmanes e contemplativos esto falando a verdade e quais esto mentindo?

Claro que vocs esto confusos Kalamas. Claro que vocs tm dvidas. Porque a dvida surge com relao a qualquer assunto que cause a perplexidade. Dessa forma, Kalamas, nesse caso no se deixem levar pelos relatos, pelas tradies, pelos rumores, por aquilo que est nas escrituras, pela razo, pela inferncia, pela analogia, pela competncia (ou confiabilidade) de algum, por respeito por algum, ou pelo pensamento, Este contemplativo o nosso mestre. Quando vocs souberem por vocs mesmos que, Essas qualidades so inbeis; essas qualidades so culpveis; essas qualidades so passveis de crtica pelos sbios; essas qualidades quando postas em prtica conduzem ao mal e ao sofrimento - ento vocs devem abandon-las.

O que vocs pensam Kalamas? Quando a cobia surge em uma pessoa, ela surge para o bem ou para o mal?

Para o mal, venervel senhor.

E essa pessoa que est tomada pela cobia, sua mente obcecada com a cobia, mata seres vivos, toma o que no lhe dado, busca a mulher do prximo, mente, e induz outros a fazerem o mesmo, tudo o que resulta dano e sofrimento por um longo tempo.

Sim, venervel senhor

E o que vocs pensam, Kalamas? Quando a raiva surge em uma pessoa, ela surge para o bem ou para o mal?

Para o mal, venervel senhor.

E essa pessoa tomada pela raiva, sua mente obcecada pela raiva, mata seres vivos, toma o que no lhe dado, busca a mulher do prximo, mente, e induz outros a fazerem o mesmo, tudo o que resulta dano e sofrimento por um longo tempo.

Sim, venervel senhor.

E o que vocs pensam, Kalamas? Quando a deluso surge em uma pessoa, ela surge para o bem ou para o mal?

Para o mal, venervel senhor.

E essa pessoa tomada pela deluso, sua mente obcecada pela deluso, mata seres vivos, toma o que no lhe dado, busca a mulher do prximo, mente, e induz outros a fazerem o mesmo, tudo o que resulta dano e sofrimento por um longo tempo.

Sim, venervel senhor.

Ento Kalamas o que vocs pensam. Essa qualidades so hbeis ou inbeis?

Inbeis, venervel senhor.

Culpveis ou isentas de culpa?

Culpveis, venervel senhor.

Criticadas pelos sbios ou elogiadas pelos sbios?

Criticadas pelos sbios, venervel senhor.

Quando postas em prtica elas conduzem ao mal e ao sofrimento ou no?

Quando postas em prtica elas conduzem ao mal e ao sofrimento. Assim como as vemos.

Ento como eu disse, Kalamas: No se deixem levar pelos relatos, pelas tradies, pelos rumores, por aquilo que est nas escrituras, pela razo, pela inferncia, pela analogia, pela competncia (ou confiabilidade) de algum, por respeito por algum, ou pelo pensamento, Este contemplativo o nosso mestre. Quando vocs souberem por vocs mesmos que, Essas qualidades so inbeis; essas qualidades so culpveis; essas qualidades so criticveis pelos sbios; essas qualidades quando postas em prtica conduzem ao mal e ao sofrimento - ento vocs devem abandon-las, foi por causa disso que isso foi dito.

Agora Kalamas, no se deixem levar pelos relatos, pelas tradies, pelos rumores, por aquilo que est nas escrituras, pela razo, pela inferncia, pela analogia, pela competncia (ou confiabilidade) de algum, por respeito por algum, ou pelo pensamento, Este contemplativo o nosso mestre. Quando vocs souberem por vocs mesmos que, Essas qualidades so hbeis; essas qualidades so isentas de culpa; essas qualidades so elogiadas pelos sbios; essas qualidades quando postas em prtica conduzem ao bem-estar e felicidade' - ento vocs devem penetrar e permanecer nelas.

O que vocs pensam Kalamas? Quando a ausncia de cobia surge em uma pessoa, ela surge para o bem ou para o mal?

Para o bem, venervel senhor.

E essa pessoa que no est tomada pela cobia, sua mente no est obcecada pela cobia, no mata seres vivos, no toma o que no lhe dado, no busca a mulher do prximo, no mente, e no induz outros a fazerem o mesmo, tudo o que resulta para o bem-estar e felicidade por um longo tempo.

Sim, venervel senhor

O que vocs pensam Kalamas? Quando a ausncia de raiva surge em uma pessoa, ela surge para o bem ou para o mal?

Para o bem, venervel senhor.

E essa pessoa que no est tomada pela raiva, sua mente no est obcecada pela raiva, no mata seres vivos, no toma o que no lhe dado, no busca a mulher do prximo, no mente, e no induz outros a fazerem o mesmo, tudo o que resulta para o bem-estar e felicidade por um longo tempo.

Sim, venervel senhor

O que vocs pensam Kalamas? Quando a ausncia de deluso surge em uma pessoa, ela surge para o bem ou para o mal?

Para o bem, venervel senhor.

E essa pessoa que no est tomada pela deluso, sua mente no est obcecada pela deluso, no mata seres vivos, no toma o que no lhe dado, no busca a mulher do prximo, no mente, e no induz outros a fazerem o mesmo, tudo o que resulta para o bem-estar e felicidade por um longo tempo.

Sim, venervel senhor

Ento Kalamas o que vocs pensam. Essa qualidades so hbeis ou inbeis?

Hbeis, venervel senhor.

Culpveis ou isentas de culpa?

Isentas de culpa, venervel senhor.

Criticadas pelos sbios ou elogiadas pelos sbios?

Elogiadas pelos sbios, venervel senhor.

Quando postas em prtica elas conduzem ao bem e felicidade ou no?

Quando postas em prtica elas conduzem ao bem e felicidade. Assim como as vemos.

Ento como eu disse, Kalamas: No se deixem levar pelos relatos, pelas tradies, pelos rumores, por aquilo que est nas escrituras, pela razo, pela inferncia, pela analogia, pela competncia (ou confiabilidade) de algum, por respeito por algum, ou pelo pensamento, Este contemplativo o nosso mestre. Quando vocs souberem por vocs mesmos que, Essas qualidades so hbeis; essas qualidades so isentas de culpa; essas qualidades so elogiadas pelos sbios; essas qualidades quando postas em prtica conduzem ao bem e felicidade - ento vocs devem entrar e permanecer nelas. Assim foi dito. E em referncia a isso que foi dito.

Agora Kalamas, aquele que um nobre discpulo - portanto despojado de cobia, despojado de m vontade, no deludido, com ateno plena e plena conscincia permanece com o corao pleno de amor bondade, permeando o primeiro quadrante com a mente imbuda de amor bondade, da mesma forma o segundo, da mesma forma o terceiro, da mesma forma o quarto; assim acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmo, ele permeia o mundo todo com a mente imbuda de amor bondade, abundante, transcendente, imensurvel, sem hostilidade e sem m vontade .

Ele permanece com o corao pleno de compaixo, permeando o primeiro quadrante com a mente imbuda de compaixo, da mesma forma o segundo, da mesma forma o terceiro, da mesma forma o quarto; assim acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmo, ele permeia o mundo todo com a mente imbuda de compaixo, abundante, transcendente, imensurvel, sem hostilidade e sem m vontade.

Ele permanece com o corao pleno de alegria altrusta, permeando o primeiro quadrante com a mente imbuda de alegria altrusta, da mesma forma o segundo, da mesma forma o terceiro, da mesma forma o quarto; assim acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmo, ele permeia o mundo todo com a mente imbuda de alegria altrusta, abundante, transcendente, imensurvel, sem hostilidade e sem m vontade.

Ele permanece com o corao pleno de equanimidade, permeando o primeiro quadrante com a mente imbuda de equanimidade, da mesma forma o segundo, da mesma forma o terceiro, da mesma forma o quarto; assim acima, abaixo, em volta e em todos os lugares, para todos bem como para si mesmo, ele permeia o mundo todo com a mente imbuda de equanimidade, abundante, transcendente, imensurvel, sem hostilidade e sem m vontade .

Agora Kalamas, aquele que um nobre discpulo - sua mente livre de hostilidades, livre de m vontade, imaculada e pura - obtm quatro garantias no aqui e agora:

Se existe um mundo aps a morte, se existem conseqncias das boas e ms aes, ento essa a base pela qual com a dissoluo do corpo, aps a morte, renascerei num destino feliz, no paraso. Essa a primeira garantia que ele obtm.

Porm se no existe um mundo aps a morte, se no existem conseqncias das boas e ms aes, ento nesta vida cuidarei de mim mesmo com tranqilidade - livre de hostilidades, livre de m vontade, livre de dificuldades. Esta a segunda garantia que ele obtm.

Se conseqncias ruins recaem sobre quem pratica aes ms, eu no entanto no penso em agir com maldade, ento, como podero os resultados ruins recarem sobre mim? Essa a terceira garantia que ele obtm.

Porm se conseqncias ruins no recarem sobre quem pratica aes ms, ento de todas formas estou purificado. Essa a quarta garantia que ele obtm.

Aquele que um nobre discpulo - sua mente livre de hostilidades, livre de m vontade, imaculada e pura - obtm essas quatro garantias no aqui e agora.

Assim , Abenoado. O nobre discpulo - sua mente livre de hostilidades, livre de m vontade, imaculada e pura - obtm quatro garantias no aqui e agora:

Se existe um mundo aps a morte, se existem conseqncias das boas e ms aes, ento essa a base pela qual com a dissoluo do corpo, aps a morte, renascerei num destino feliz, no paraso. Essa a primeira garantia que ele obtm.

Porm se no existe um mundo aps a morte, se no existem conseqncias das boas e ms aes, ento nesta vida cuidarei de mim mesmo com tranqilidade - livre de hostilidades, livre de m vontade, livre de dificuldades. Esta a segunda garantia que ele obtm.

Se conseqncias ruins recaem sobre quem pratica aes ms, eu no entanto no penso em agir com maldade, ento, como podero os resultados ruins recarem sobre mim? Essa a terceira garantia que ele obtm.

Porm se conseqncias ruins no recarem sobre quem pratica aes ms, ento de todas formas estou purificado. Essa a quarta garantia que ele obtm.

Aquele que um nobre discpulo - sua mente livre de hostilidades, livre de m vontade, imaculada e pura - obtm essas quatro garantias no aqui e agora.

Magnfico, Mestre Gotama! Magnfico, Mestre Gotama! Mestre Gotama esclareceu o Dhamma de vrias formas, como se tivesse colocado em p o que estava de cabea para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para algum que estivesse perdido ou segurasse uma lmpada no escuro para aqueles que possuem viso pudessem ver as formas. Ns buscamos refgio no Abenoado, no Dhamma e na Sangha dos Bhikkhus. Que o Abenoado se recorde de ns como os discpulos leigos que nele buscaram refgio para o resto da vida.

 


 

Veja tambm: Revendo o Kalama Sutta, por Bhikkhu Boddhi

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 21 Novembro 2012

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