Anguttara Nikaya III.99

Lonaphala Sutta

O Punhado de Sal

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"Bhikkhus, para qualquer um que diga, Qualquer que seja a forma pela qual uma pessoa faa kamma, desse modo que ele ser experimentado, no h como viver a vida santa, no h oportunidade para o correto fim do sofrimento. Mas para qualquer um que diga, Quando uma pessoa faz kamma para ser sentido de tal e tal forma, assim como o seu resultado experimentado, h como viver a vida santa, h oportunidade para o correto fim do sofrimento.

"H o caso em que um ato insignificante cometido por um certo indivduo o conduz ao inferno. H o caso em que o mesmo tipo de ato insignificante cometido por outro indivduo experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento.

"Agora um ato insignificante cometido por qual tipo de indivduo o conduz ao inferno? o caso em que um certo indivduo no desenvolve a ateno plena no corpo, no desenvolve a virtude, no desenvolve a mente, no desenvolve a sabedoria: limitado, mesquinho, permanece com o sofrimento. Um ato insignificante cometido por este tipo de indivduo o conduz ao inferno

"Agora, um ato insignificante cometido por qual tipo de indivduo experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento? o caso em que um certo indivduo desenvolve a ateno plena no corpo, desenvolve a virtude, desenvolve a mente, desenvolve a sabedoria: ilimitado, generoso, permanece com o imensurvel.[1] Um ato insignificante cometido por esse tipo de indivduo experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento.

"Suponha que um homem deixasse cair um punhado de sal em uma pequena quantidade de gua em uma taa. O que vocs pensam? A gua na taa se tornaria salgada devido ao punhado de sal e no apropriada para beber?"

"Sim, senhor. Por que ocorre isso? Havendo somente uma pequena quantidade de gua na taa, ela se torna salgada devido ao punhado de sal e no apropriada para beber."

"Agora suponham que um homem deixasse cair um punhado de sal no rio Gnges. O que vocs pensam? A gua no rio Gnges se tornaria salgada devido ao punhado de sal e no apropriada para beber?"

"No, senhor. Por que ocorre isso? Havendo uma grande massa de gua no rio Gnges, ela no se torna salgada devido ao punhado de sal e no apropriada para beber.

"Da mesma forma, o caso em que um ato insignificante cometido por um indivduo [o primeiro] o conduz ao inferno; e o caso em que o mesmo ato insignificante cometido por outro indivduo experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento.

"Agora um ato insignificante cometido por qual tipo de indivduo o conduz ao inferno? o caso em que um certo indivduo no desenvolve a ateno plena no corpo, no desenvolve a virtude, no desenvolve a mente, no desenvolve a sabedoria: limitado, mesquinho, permanece com o sofrimento. Um ato insignificante cometido por este tipo de indivduo o conduz ao inferno.

"Agora, um ato insignificante cometido por qual tipo de indivduo experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento? o caso em que um certo indivduo desenvolve a ateno plena no corpo, desenvolve a virtude, desenvolve a mente, desenvolve a sabedoria: ilimitado, generoso, permanece com o imensurvel. Um ato insignificante cometido por esse tipo de indivduo experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento.

" o caso em que uma certa pessoa posta na cadeia por meia moeda (kahapana), posta na cadeia por uma moeda, posta na cadeia por cem moedas. E o caso em que outra pessoa no posta na cadeia por meia moeda, no posta na cadeia por uma moeda, no posta na cadeia por cem moedas. Agora que tipo de pessoa posta na cadeia por meia moedapor uma moedapor cem moedas? o caso em que a pessoa pobre, com poucas riquezas, com poucas posses. Esse o tipo de pessoa que posta na cadeia por meia moedapor uma moedapor cem moedas. E que tipo de pessoa no posta na cadeia por meia moedapor uma moedapor cem moedas? o caso em que a pessoa rica, com muitos pertences, muitas posses. Esse o tipo de pessoa que no posta na cadeia por meia moedapor uma moedapor cem moedas.

"Da mesma forma, h o caso em que um ato insignificante cometido por um certo indivduo o conduz ao inferno. H o caso em que o mesmo tipo de ato insignificante cometido por outro indivduo experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento.

"Agora um ato insignificante cometido por qual tipo de indivduo o conduz ao inferno? o caso em que um certo indivduo no desenvolve a ateno plena no corpo, no desenvolve a virtude, no desenvolve a mente, no desenvolve a sabedoria: limitado, mesquinho, permanece com o sofrimento. Um ato insignificante cometido por este tipo de indivduo o conduz ao inferno.

"Agora, um ato insignificante cometido por qual tipo de indivduo experimentado no aqui e agora, e aparece apenas por um momento? o caso em que um certo indivduo desenvolve a ateno plena no corpo, desenvolve a virtude, desenvolve a mente, desenvolve a sabedoria: ilimitado, generoso, permanece com o imensurvel. Um ato insignificante cometido por esse tipo de indivduo experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento.

" o mesmo quando um aougueiro de bodes est autorizado a bater ou amarrar ou matar ou tratar como queira uma certa pessoa que rouba um bode, porm no est autorizado a bater ou amarrar ou matar ou tratar como queira uma outra pessoa que rouba um bode. Agora, que tipo de pessoa que, tendo roubado um bode, o aougueiro estar autorizado a bater ou amarrar, ou matar, ou tratar como quiser ? o caso em que a pessoa pobre, com poucas riquezas, com poucas posses. Esse o tipo de pessoa que, tendo roubado um bode, o aougueiro estar autorizado a bater ou amarrar, ou matar, ou tratar como quiser. E que tipo de pessoa que, tendo roubado um bode, o aougueiro no estar autorizado a bater ou amarrar, ou matar, ou tratar como quiser? o caso em que a pessoa rica, com muitos pertences, muitas posses, um rei ou um ministro de um rei. Esse o tipo de pessoa que, tendo roubado um bode, o aougueiro no estar autorizado a bater ou amarrar, ou matar, ou tratar como quiser. Tudo que ele pode fazer ir com suas mos postas sobre o corao e pedir: 'Por favor, estimado senhor, d-me um bode ou o valor do bode.

"Da mesma forma, h o caso em que um ato insignificante cometido por um certo indivduo o conduz ao inferno. H o caso em que o mesmo tipo de ato insignificante cometido por outro indivduo experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento.

"Agora um ato insignificante cometido por qual tipo de indivduo o conduz ao inferno? o caso em que um certo indivduo no desenvolve a ateno plena no corpo, no desenvolve a virtude, no desenvolve a mente, no desenvolve a sabedoria: limitado, mesquinho, permanece com o sofrimento. Um ato insignificante cometido por este tipo de indivduo o conduz ao inferno.

"Agora, um ato insignificante cometido por qual tipo de indivduo experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento? o caso em que um certo indivduo desenvolve a ateno plena no corpo, desenvolve a virtude, desenvolve a mente, desenvolve a sabedoria: ilimitado, generoso, permanece com o imensurvel. Um ato insignificante cometido por esse tipo de indivduo experimentado no aqui e agora e aparece apenas por um momento.

"Bhikkhus, para qualquer um que diga, Qualquer que seja a forma pela qual uma pessoa faa kamma, deste modo que ele ser experimentado, no h como viver a vida santa, no h oportunidade para o correto fim do sofrimento. Mas para qualquer um que diga, quando uma pessoa faz kamma para ser sentido de tal e tal forma, assim como o seu resultado experimentado, h como viver a vida santa, h oportunidade para o correto fim do sofrimento.

 


 

Nota:

[1] Libertao imensurvel da mente. Veja tambm o MN 43.30 e o AN III.65. [Retorna]

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Revisado: 16 Abril 2005

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