Anguttara Nikaya IV.174

Kotthita Sutta

Kotthita

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Ento o ven. Maha Kotthita foi at o ven. Sariputta e ao chegar ambos se cumprimentaram. Aps a troca de saudaes corteses e amveis, ele sentou a um lado e disse para o ven. Sariputta: Com a cessao e desaparecimento sem deixar vestgios das seis bases do contato, (viso, audio, olfato, sabor, corpo e mente), o caso de que existe algo mais?

[Sariputta:] No diga isso, meu amigo.

[Maha Kotthita:] Com a cessao e desaparecimento sem deixar vestgios das seis bases do contato, o caso de que no existe algo mais?

[Sariputta:] No diga isso, meu amigo.

[Maha Kotthita:] ... o caso de ambos, existe e no existe algo mais?

[Sariputta:] No diga isso, meu amigo.

[Maha Kotthita:] ... o caso de que nem existe, nem no existe algo mais?

[Sariputta:] No diga isso, meu amigo.

[Maha Kotthita:] Sendo perguntado ... se existe algo mais, voc diz 'No diga isso, meu amigo'. Sendo perguntado se no existe algo mais se ambos, existe e no existe algo mais se nem existe, nem no existe, voc diz, 'No diga isso, meu amigo'. Agora, como deve ser entendido o significado dessa afirmao?

[Sariputta:] Dizendo, Com a cessao e desaparecimento sem deixar vestgios das seis bases do contato, (viso, audio, olfato, sabor, corpo e mente), o caso de que existe algo mais? o caso de que no existe algo mais o caso de ambos, existe e no existe algo mais o caso de que nem existe, nem no existe algo mais, est-se proliferando a no-proliferao. At onde alcancem as seis bases do contato at onde alcana a proliferao. At onde alcance a proliferao at onde alcanam as seis bases do contato. Com a cessao e desaparecimento sem deixar vestgio das seis bases do contato, ocorre a cessao, o alvio da proliferao.[ 1]

 


Notas:

[1] Veja o MN 18. O Snp IV.14 indica que na raiz de todas as proliferaes encontra-se a percepo, Eu sou o pensador. Esse pensamento constitui a motivao para as questes formuladas pelo ven. Maha Kotthita pois a idia Eu sou o pensador pode conduzir ao medo ou ao desejo de aniquilao no processo do caminho para realizar nibbana. Ambos tipos de preocupao interferem no abandono do apego que essencial para a realizao de nibbana, sendo que por isso essas questes no devem ser formuladas.

Veja tambm o AN VIII.30.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 26 Abril 2008

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