Anguttara Nikaya IV.186

Ummagga Sutta

Perspiccia

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Ento um certo bhikkhu foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse:

(1) "Venervel senhor, o que conduz o mundo em crculos? Atravs do que ele arrastado para c e para l? Qual aquela coisa que tem tudo sob seu controle?

"Muito bem bhikkhu, a sua perspiccia excelente. O seu discernimento excelente. A sua pergunta muito boa. Pois voc assim perguntou: 'O que conduz o mundo em crculos? Atravs do que ele arrastado para c e para l? Qual aquela coisa que tem tudo sob seu controle?'"

"Sim, venervel senhor."

"O mundo, bhikkhu, conduzido pela mente; pela mente ele arrastado para c e para l. A mente aquela coisa que tem tudo sob seu controle."

Dizendo, "Muito bem venervel senhor", aquele bhikkhu ficou contente e satisfeito com a resposta do Abenoado. Depois ele fez uma outra pergunta:

(2) " dito, venervel senhor, 'um estudado experto no Dhamma, um estudado experto no Dhamma.' De que forma algum um estudado experto no Dhamma?"

"Muito bem bhikkhu, a sua perspiccia excelente. O seu discernimento excelente. A sua pergunta muito boa. Pois voc assim perguntou: ' dito, venervel senhor, 'um estudado experto no Dhamma, um estudado experto no Dhamma.' De que forma algum um estudado experto no Dhamma?'"

"Sim, venervel senhor."

"Eu dei muitos ensinamentos, bhikkhu: sumrios, prosa e verso, anlises, versos, exclamaes, smiles, histrias de vidas passadas, eventos maravilhosos, perguntas e respostas. Se, aps aprender o significado e o Dhamma de apenas um poema com quatro versos, ele praticar de acordo com o Dhamma, isso o suficiente para algum ser chamado 'um estudado experto no Dhamma.'"

Dizendo, "Muito bem venervel senhor", aquele bhikkhu ficou contente e satisfeito com a resposta do Abenoado. Depois ele fez uma outra pergunta:

(3) " dito, venervel senhor, 'um estudado com sabedoria penetrante, um estudado com sabedoria penetrante.' De que forma algum um estudado com sabedoria penetrante?"

"Muito bem bhikkhu, a sua perspiccia excelente. O seu discernimento excelente. A sua pergunta muito boa. Pois voc assim perguntou: ' dito, venervel senhor, 'um estudado com sabedoria penetrante, um estudado com sabedoria penetrante.' De que forma algum um estudado com sabedoria penetrante?'"

"Sim, venervel senhor."

"Aqui, bhikkhu, um bhikkhu ouviu: 'Isto sofrimento,' e ele v o significado disso tendo penetrado com a sabedoria. Ele ouve: 'Esta a origem do sofrimento,' e ele v o significado disso tendo penetrado com a sabedoria. Ele ouve: 'Esta a cessao do sofrimento,' e ele v o significado disso tendo penetrado com a sabedoria. Ele ouve: 'Este o caminho que conduz cessao do sofrimento,' e ele v o significado disso tendo penetrado com a sabedoria. Desse modo algum um estudado com sabedoria penetrante."

Dizendo, "Muito bem venervel senhor", aquele bhikkhu ficou contente e satisfeito com a resposta do Abenoado. Depois ele fez uma outra pergunta:

(4) " dito, venervel senhor, 'uma pessoa sbia com grande sabedoria, 'uma pessoa sbia com grande sabedoria.' De que forma algum 'uma pessoa sbia com grande sabedoria?"

"Muito bem bhikkhu, a sua perspiccia excelente. O seu discernimento excelente. A sua pergunta muito boa. Pois voc assim perguntou: ' dito, venervel senhor, 'uma pessoa sbia com grande sabedoria, 'uma pessoa sbia com grande sabedoria.' De que forma algum 'uma pessoa sbia com grande sabedoria?'"

"Sim, venervel senhor."

"Aqui, bhikkhu, uma pessoa sbia com grande sabedoria no intenciona por sua prpria aflio, ou pela aflio dos outros, ou pela aflio de ambos. Ao invs disso, quando ela pensa, pensa apenas no seu bem-estar, no bem-estar dos outros, no bem-estar de ambos, e no bem-estar de todo o mundo. Desse modo algum 'uma pessoa sbia com grande sabedoria."

 


 

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Revisado: 2 Maro 2013

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