Anguttara Nikaya IX.34

Nibbana Sutta

Nibbana

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Assim ouvi. Em certa ocasio o Ven. Sariputta estava em Rajagaha, no Bambual, no Santurio dos Esquilos. L ele disse para os bhikkhus, Este Nibbana prazeroso, amigos. Este Nibbana prazeroso, amigos.

Quando isso foi dito, o Ven. Udayin disse para o Ven. Sariputta, Mas que prazer pode haver aqui, meu amigo, onde nada sentido?

Exatamente esse o prazer aqui, meu amigo: onde nada sentido. Existem esses cinco elementos do prazer sensual. Quais cinco? Formas conscientizadas atravs do olho que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobia. Sons conscientizados atravs do ouvido Aromas conscientizados atravs do nariz Sabores conscientizados atravs da lngua Tangveis conscientizados atravs do corpo que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostados, conectados com o desejo sensual e que provocam a cobia. Qualquer prazer ou alegria que surja na dependncia desses cinco elementos do prazer sensual, isso o prazer sensual.

Agora h o caso em que um bhikkhu afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, entra e permanece no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento. Se, enquanto assim permanecer, ele for atormentado pela ateno para as percepes que digam respeito aos prazeres dos sentidos, isso ser para ele uma aflio. Tal como, devido a uma enfermidade, a dor surge como uma aflio numa pessoa saudvel, da mesma forma a ateno para as percepes que digam respeito aos prazeres dos sentidos que atormentam um bhikkhu para ele uma aflio. Agora, o Abenoado disse que qualquer aflio sofrimento. Portanto, atravs desse raciocnio pode ser compreendido que Nibbana prazeroso.

Alm disso, abandonando o pensamento aplicado e sustentado, um bhikkhu entra e permanece no segundo jhana, que caracterizado pela segurana interna e perfeita unicidade da mente, sem o pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos da concentrao. Se, enquanto assim permanecer, ele for atormentado pela ateno para as percepes que digam respeito ao pensamento aplicado e sustentado, isso ser para ele uma aflio...

Alm disso, abandonando o xtase, um bhikkhu entra e permanece no terceiro jhana que caracterizado pela felicidade sem o xtase, acompanhada pela ateno plena, plena conscincia e equanimidade, acerca do qual os nobres declaram: Ele permanece numa estada feliz, equnime e plenamente atento. Se, enquanto assim permanecer, ele for atormentado pela ateno para as percepes que digam respeito ao xtase, isso ser para ele uma aflio...

Alm disso, com o completo desaparecimento da felicidade, um bhikkhu entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade nem sofrimento, com a ateno plena e a equanimidade purificadas. Se, enquanto assim permanecer, ele for atormentado pela ateno para as percepes que digam respeito felicidade e ao sofrimento, isso ser para ele uma aflio...

Alm disso, h o caso em que um bhikkhu, com a completa superao das percepes da forma, com o desaparecimento das percepes do contato sensorial, sem dar ateno s percepes da diversidade, consciente de que o espao infinito, entra e permanece na base do espao infinito. Se, enquanto assim permanecer, ele for atormentado pela ateno para as percepes que digam respeito forma, isso ser para ele uma aflio...

Alm disso, h o caso em que um bhikkhu, com a completa superao da base do espao infinito, consciente de que a conscincia infinita, entra e permanece na base da conscincia infinita, e ele se torna consciente dessa verdadeira porm sutil percepo da esfera da conscincia infinita. Se, enquanto assim permanecer, ele for atormentado pela ateno para as percepes que digam respeito base do espao infinito, isso ser para ele uma aflio...

Alm disso, h o caso em que um bhikkhu, com a completa superao da base da conscincia infinita, consciente de que no h nada, entra e permanece na base do nada. Se, enquanto assim permanecer, ele for atormentado pela ateno para as percepes que digam respeito base da conscincia infinita, isso ser para ele uma aflio...

Alm disso, h o caso em que um bhikkhu, com a completa superao da base do nada, entra e permanece na base da nem percepo, nem no percepo. Se, enquanto assim permanecer, ele for atormentado pela ateno para as percepes que digam respeito base do nada, isso ser para ele uma aflio. Agora, o Abenoado disse que qualquer aflio sofrimento. Portanto, atravs desse raciocnio pode ser compreendido que Nibbana prazeroso.

Alm disso, h o caso em que um bhikkhu, com a completa superao da base da nem percepo, nem no percepo, entra e permanece na cessao da percepo e sensao. E vendo isso com sabedoria, as suas impurezas mentais so completamente destrudas. Portanto, atravs desse raciocnio pode ser compreendido que Nibbana prazeroso.

 


 

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Revisado: 5 Julho 2013

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