Anguttara Nikaya V.51

Avarana Sutta

Obstculos

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Certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. L ele se dirigiu aos monges desta forma: Bhikkhus Venervel Senhor, eles responderam. O Abenoado disse o seguinte:

Esses cinco so obstculos, obstrues, corrupes da mente, enfraquecedores da sabedoria. Quais cinco? O desejo sensual um obstculo, uma obstruo, uma corrupo da mente, enfraquecedor da sabedoria. A m vontade um obstculo, uma obstruo ... A preguia e o torpor so um obstculo, uma obstruo ... A inquietao e a ansiedade so um obstculo, uma obstruo ... A dvida um obstculo, uma obstruo, uma corrupo da mente, enfraquecedora da sabedoria. E quando um bhikkhu no abandonou esses cinco obstculos, obstrues, corrupes da mente, enfraquecedores da sabedoria, quando ele no possui fora e tem fraco discernimento, que ele entenda aquilo que benfico para ele mesmo, que ele entenda aquilo que benfico para os outros, que ele entenda aquilo que benfico para ambos, que ele alcance um estado humano superior, que ele realize o verdadeiro nobre conhecimento e viso isso impossvel.

Suponham que houvesse um rio, fluindo montanha abaixo, com rpida correnteza, arrastando tudo com as suas guas, e um homem abrisse canais perpendiculares em ambas margens de modo que a correnteza do rio fosse dispersada, espalhada e dissipada, sem que flusse com rapidez e sem arrastar tudo com as suas guas. Do mesmo modo, quando um bhikkhu no abandonou esses cinco obstculos, obstrues, corrupes da mente, enfraquecedores da sabedoria, quando ele no tem fora e tem fraco discernimento, que ele entenda aquilo que benfico para ele mesmo, que ele entenda aquilo que benfico para os outros, que ele entenda aquilo que benfico para ambos, que ele alcance um estado humano superior, que ele realize o verdadeiro nobre conhecimento e viso isso impossvel.

Agora, quando um bhikkhu abandonou esses cinco obstculos, obstrues, corrupes da mente, enfraquecedores da sabedoria, quando ele tem forte discernimento, que ele entenda aquilo que benfico para ele mesmo, que ele entenda aquilo que benfico para os outros, que ele entenda aquilo que benfico para ambos, que ele alcance um estado humano superior, que ele realize o verdadeiro nobre conhecimento e viso isso possvel.

Suponham que houvesse um rio, fluindo montanha abaixo, com rpida correnteza, arrastando tudo com as suas guas, e um homem fechasse os canais perpendiculares em ambas margens de modo que a correnteza do rio no fosse dispersada, no fosse espalhada e nem fosse dissipada, fluindo com rapidez e arrastando tudo com as suas guas. Do mesmo modo, quando um bhikkhu abandonou esses cinco obstculos, obstrues, corrupes da mente, enfraquecedores da sabedoria, quando ele tem forte discernimento, que ele entenda aquilo que benfico para ele mesmo, que ele entenda aquilo que benfico para os outros, que ele entenda aquilo que benfico para ambos, que ele alcance um estado humano superior, que ele realize o verdadeiro nobre conhecimento e viso isso possvel.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 8 Novembro 2008

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