Anguttara Nikaya VI.13

Nissaraniya Sutta

Escapatria

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Bhikkhus, h esses seis elementos que so escapatrias. Quais seis?

H o caso em que um bhikkhu pode dizer, Embora o amor bondade tenha sido desenvolvido, cultivado, feito um veculo, uma base, estabilizado, exercitado e aperfeioado, e bem adotado como minha libertao da mente, ainda assim a raiva subjuga a minha mente. A ele deve ser dito, No diga isso. Voc no deve falar dessa forma. No deturpe o Abenoado; no bom deturpar o Abenoado. O Abenoado no falaria dessa forma. impossvel, no pode ser que quando o amor bondade foi desenvolvido, cultivado, feito um veculo, uma base, estabilizado, exercitado e aperfeioado, e bem adotado como a libertao da mente que a raiva ainda assim subjugue a mente. Essa possibilidade no existe, pois essa a escapatria da raiva: o amor bondade como a libertao da mente.

Alm disso, h o caso em que um bhikkhu pode dizer, Embora a compaixo tenha sido desenvolvida, cultivada, feita um veculo, uma base, estabilizada, exercitada e aperfeioada, e bem adotada como minha libertao da mente, ainda assim a crueldade subjuga a minha mente. A ele deve ser dito, No diga isso. Voc no deve falar dessa forma. No deturpe o Abenoado; no bom deturpar o Abenoado. O Abenoado no falaria dessa forma. impossvel, no pode ser que quando a compaixo foi desenvolvida, cultivada, feita um veculo, uma base, estabilizada, exercitada e aperfeioada, e bem adotada como a libertao da mente que a crueldade ainda assim subjugue a mente. Essa possibilidade no existe, pois essa a escapatria da crueldade: a compaixo como a libertao da mente.

Alm disso, h o caso em que um bhikkhu pode dizer, Embora a alegria altrusta tenha sido desenvolvida, cultivada, feita um veculo, uma base, estabilizada, exercitada e aperfeioada, e bem adotada como minha libertao da mente, ainda assim o descontentamento subjuga a minha mente. A ele deve ser dito, No diga isso. Voc no deve falar dessa forma. No deturpe o Abenoado; no bom deturpar o Abenoado. O Abenoado no falaria dessa forma. impossvel, no pode ser que quando a alegria altrusta foi desenvolvida, cultivada, feita um veculo, uma base, estabilizada, exercitada e aperfeioada, e bem adotada como a libertao da mente que o descontentamento ainda assim subjugue a mente. Essa possibilidade no existe, pois essa a escapatria do descontentamento: a alegria altrusta como a libertao da mente.

Alm disso, h o caso em que um bhikkhu pode dizer, Embora a equanimidade tenha sido desenvolvida, cultivada, feita um veculo, uma base, estabilizada, exercitada e aperfeioada, e bem adotada como minha libertao da mente, ainda assim a cobia subjuga a minha mente. A ele deve ser dito, No diga isso. Voc no deve falar dessa forma. No deturpe o Abenoado; no bom deturpar o Abenoado. O Abenoado no falaria dessa forma. impossvel, no pode ser que quando a equanimidade foi desenvolvida, cultivada, feita um veculo, uma base, estabilizada, exercitada e aperfeioada, e bem adotada como a libertao da mente que a cobia ainda assim subjugue a mente. Essa possibilidade no existe, pois essa a escapatria da cobia: a equanimidade como a libertao da mente.

Alm disso, h o caso em que um bhikkhu pode dizer, Embora a ausncia de sinais tenha sido desenvolvida, cultivada, feita um veculo, uma base, estabilizada, exercitada e aperfeioada, e bem adotada como minha libertao da mente, ainda assim a minha mente levada pelos sinais. A ele deve ser dito, No diga isso. Voc no deve falar dessa forma. No deturpe o Abenoado; no bom deturpar o Abenoado. O Abenoado no falaria dessa forma. impossvel, no pode ser que quando a ausncia de sinais foi desenvolvida, cultivada, feita um veculo, uma base, estabilizada, exercitada e aperfeioada, e bem adotada como a libertao da mente que a mente seja levada pelos sinais. Essa possibilidade no existe, pois essa a escapatria de todos os sinais: a libertao sem sinais da mente. [1]

Alm disso, h o caso em que um bhikkhu pode dizer, Embora eu sou no exista mais, e eu no suponha que eu sou isso, ainda assim a flecha da incerteza e perplexidade continua subjugando a minha mente. A ele deve ser dito, No diga isso. Voc no deve falar dessa forma. No deturpe o Abenoado; no bom deturpar o Abenoado. O Abenoado no falaria dessa forma. impossvel, no pode ser que quando eu sou no existe mais e eu sou isso no mais suposto que a flecha da incerteza e perplexidade continue subjugando a mente. Essa possibilidade no existe, pois essa a escapatria da flecha da incerteza e perplexidade: a eliminao da presuno eu sou. [2]

Esses, bhikkhus, so os seis elementos que so escapatrias.

 


Notas:

[1] Com relao libertao sem sinais da mente veja o MN 43.27.

[2] Com relao distino entre eu sou e eu sou isso veja o SN XXII.89.

Veja tambm o AN V.200

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Maio 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.