Anguttara Nikaya VI.55

Sona Sutta

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Em certa ocasio o Abenoado estava prximo a Rajagaha, na Montanha do Pico do Abutre. Naquela ocasio o Venervel Sona estava prximo a Rajagaha no Bosque Frio. Ento, quando o Venervel Sona estava meditando em isolamento [aps fazer meditao andando at que a pele da sola dos ps estivesse cortada e sangrando], este pensamento surgiu na sua mente: Dos discpulos do Abenoado que possuem a energia estimulada, eu sou um deles, porm a minha mente no est libertada das impurezas atravs do desapego. Agora, minha famlia possui riqueza suficiente, sendo possvel que eu desfrutasse da riqueza e ganhasse mritos. Que tal se eu deixasse de lado o treinamento, retornasse para a vida inferior, desfrutasse da riqueza e ganhasse mrito?

Ento o Abenoado, assim que ele percebeu com a sua mente o pensamento na mente do Venervel Sona - como um homem forte que estende seu brao que est flexionado ou flexiona o brao que est estendido - desapareceu da Montanha do Pico do Abutre e apareceu no Bosque Frio em frente ao Venervel Sona, sentando em um assento que havia sido preparado. O Venervel Sona, aps cumprimentar o Abenoado, sentou a um lado e o Abenoado lhe disse:

Exatamente agora, enquanto voc meditava em isolamento, este pensamento no surgiu na sua mente: Dos discpulos do Abenoado que possuem a energia estimulada, eu sou um deles, porm a minha mente no est libertada das impurezas ... Que tal se eu deixasse de lado o treinamento, retornasse para a vida comum, desfrutasse da riqueza e ganhasse mrito?

Sim, senhor.

Agora o que voc pensa, Sona. Antes quando voc vivia em famlia voc tinha habilidade para tocar a vina?

Sim, senhor.

E o que voc pensa: quando as cordas da sua vina estavam muito tensas, ela estava afinada e podia ser tocada?

No, senhor.

E o que voc pensa: quando as cordas da sua vina estavam muito frouxas, ela estava afinada e podia ser tocada?

No, senhor.

E o que voc pensa: quando as cordas da sua vina estavam nem muito tensas nem muito frouxas, mas afinadas ( lit.estabelecidas) no tom exato, sua vina estava afinada e podia ser tocada?

Sim, senhor.

Da mesma forma, Sona, o empenho excessivamente estimulado conduz inquietao, o empenho excessivamente frouxo conduz preguia. Dessa forma voc deve determinar a afinao exata para o seu empenho, afinar (penetrar, descobrir) o tom das (cinco) faculdades, e nesse ponto tomar o seu objeto de meditao.

Sim, senhor, respondeu o Venervel Sona ao Abenoado. Ento, tendo dado essa exortao ao Venervel Sona, o Abenoado - como um homem forte que estende seu brao que est flexionado ou flexiona o brao que est estendido - desapareceu do Bosque Frio e apareceu na Montanha do Pico do Abutre.

Permanecendo s, isolado, diligente, ardente e decidido, em pouco tempo, o Venervel Sona alcanou e permaneceu no objetivo supremo da vida santa pelo qual membros de um cl deixam a vida em famlia pela vida santa, tendo conhecido e realizado por si mesmo no aqui e agora. Ele soube: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado. E assim o Venervel Sona tornou-se mais um dos Arahants.

Ento, depois de alcanar o estado de arahant, ao Venervel Sona ocorreu o seguinte pensamento: E se eu fosse at o Abenoado e chegando, declarasse o conhecimento na presena dele. Assim ele ento foi at o Abenoado e ao chegar o cumprimentou e sentou a um lado e disse para o Abenoado:

Quando um bhikkhu um arahant, com as impurezas destruidas, que viveu a vida santa, fez o que devia ser feito, deps o fardo, alcanou o verdadeiro objetivo, destruiu os grilhes da existncia e est completamente libertado atravs do conhecimento supremo, ele se dedica a seis coisas: renncia, isolamento, no aflio, o fim do desejo, desapego, e no deluso.

Agora pode ser que um certo venervel pense, Talvez seja totalmente na dependncia da convico que esse venervel se dedica renncia, mas isso no deve ser visto assim. O bhikkhu cujas impurezas foram destruidas, que viveu a vida santa, no v nele mesmo nada mais para ser feito, ou nada mais para ser adicionado quilo que foi feito. devido ao fim da cobia, devido a ele estar livre da cobia, que ele se dedica renncia. devido ao fim da raiva, devido a ele estar livre da raiva, que ele se dedica renncia. devido ao fim da deluso, devido a ele estar livre da deluso, que ele se dedica renncia.

Agora pode ser que um certo venervel pense, Talvez seja porque ele deseja o ganho, honrarias e fama que esse venervel se dedica renncia. Talvez seja porque ele se apia no apego a preceitos e rituais como sendo essenciais que ele se dedica renncia, mas isso no deve ser visto assim. O bhikkhu cujas impurezas foram destruidas, que viveu a vida santa, no v nele mesmo nada mais para ser feito, ou nada mais para ser adicionado quilo que foi feito. devido ao fim da cobia, devido a ele estar livre da cobia, que ele se dedica renncia. devido ao fim da raiva, devido a ele estar livre da raiva, que ele se dedica renncia. devido ao fim da deluso, devido a ele estar livre da deluso, que ele se dedica a renncia.

devido ao fim da cobia, devido a ele estar livre da cobia ... devido ao fim da raiva, devido a ele estar livre da raiva ... devido ao fim da deluso, devido a ele estar livre da deluso que ele se dedica no aflio ... ao fim do desejo ... ao desapego ... no deluso.

Mesmo se formas poderosas percebidas pelo olho aparecessem no campo visual de um bhikkhu cuja mente est dessa forma libertada, a sua mente no seria nem subjugada nem mesmo engajada. Permanecendo tranqilo, tendo alcanado a imperturbabilidade, ele foca na cessao daquilo. E mesmo se sons poderosos ... aromas ... sabores ... tangveis ... Mesmo se objetos mentais poderosos conscientizados pela mente aparecessem no campo mental de um bhikkhu cuja mente est dessa forma libertada, a sua mente no seria nem subjugada nem mesmo engajada. Permanecendo tranqilo, tendo alcanado a imperturbabilidade, ele foca na cessao daquilo.

Tal como se houvesse uma montanha com a rocha macia sem rachaduras, sem fissuras, uma massa slida e ento do leste viesse uma poderosa tempestade com vento e chuva: a montanha nem tremeria nem se agitaria nem balanaria. E depois do oeste ... do norte ... do sul viesse uma poderosa tempestade com vento e chuva: a montanha nem tremeria nem se agitaria nem balanaria. Da mesma forma, mesmo se formas poderosas percebidas pelo olho aparecessem no campo visual de um bhikkhu cuja mente est dessa forma libertada, a sua mente no seria nem subjugada nem mesmo engajada. Permanecendo tranqilo, tendo alcanado a imperturbabilidade, ele foca na cessao daquilo. E mesmo se sons poderosos... aromas... sabores... tangveis... Mesmo se objetos mentais poderosos conscientizados pela mente aparecessem no campo mental de um bhikkhu cuja mente est dessa forma libertada, a sua mente no seria nem subjugada nem mesmo engajada. Permanecendo tranqilo, tendo alcanado a imperturbabilidade, ele foca na cessao daquilo.

Quando a mente est dedicada
    renncia, isolamento,
    no aflio, o fim do desejo,
    o desapego e no deluso,
ao ver o surgimento nos meios dos sentidos,
    a mente est corretamente libertada.
Para esse bhikkhu, corretamente libertado,
    com o corao em paz,
    no h nada mais para ser feito,
        nada que adicionar
        quilo que foi feito.
Como uma rocha macia que no se abala com o vento,
assim mesmo todas as formas, sabores, sons,
        aromas, tangveis,
        objetos mentais desejveis ou no,
    no tm efeito naquele que Tatha.[1]
        A mente tranqila, totalmente libertada -
        foca na cessao daquilo.

 


 

Notas:

[1] Tatha pode ser interpretado como assim, tal como, dessa forma. As coisas como elas na verdade so, ao invs do que aparentam ser.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Fevereiro 2006

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