Anguttara Nikaya VI.58

Asava Sutta

Impurezas

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


"Bhikkhus, possuindo seis qualidades, um bhikkhu merecedor de ddivas, merecedor de hospitalidade, merecedor de oferendas, merecedor de saudaes com reverncia, um campo inigualvel de mrito para o mundo. Quais seis? Aqui, pelo autocontrole um bhikkhu abandonou aquelas impurezas que devem ser abandonadas pelo autocontrole; pelo uso um bhikkhu abandonou aquelas impurezas que devem ser abandonadas pelo uso; pela pacincia um bhikkhu abandonou aquelas impurezas que devem ser abandonadas pela pacincia; evitando um bhikkhu abandonou aquelas impurezas que devem ser abandonadas evitando; pela remoo um bhikkhu abandonou aquelas impurezas que devem ser abandonadas pela remoo; pela meditao um bhikkhu abandonou aquelas impurezas que devem ser abandonadas pela meditao.

(1) "Quais impurezas, bhikkhus, devem ser abandonadas pelo autocontrole, que foram abandonadas pelo autocontrole? Neste caso um bhikkhu, refletindo de maneira sbia, permanece com a faculdade do olho controlada. Enquanto que impurezas, aflio e febre podem surgir naquele que permanece com a faculdade do olho sem controle, no existem impurezas, aflio e febre naquele que permanece com a faculdade do olho controlada. Refletindo de maneira sbia ele permanece com a faculdade do ouvido controlada ... com a faculdade do nariz controlada ... com a faculdade da lngua controlada ... com a faculdade do corpo controlada ... com a faculdade da mente controlada ... Enquanto que impurezas, aflio e febre podem surgir naquele que permanece com a faculdade da mente sem controle, no existem impurezas, aflio e febre naquele que permanece com a faculdade da mente controlada. Essas so chamadas as impurezas que devem ser abandonadas pelo autocontrole.

(2) Quais impurezas, bhikkhus, devem ser abandonadas pelo uso, que foram abandonadas pelo uso? Neste caso um bhikkhu, refletindo de maneira sbia, usa o seu manto somente para proteo do frio, para proteo do calor, para proteo das moscas, mosquitos, vento, sol e criaturas rastejantes e somente com o propsito de ocultar as partes ntimas.

Refletindo de maneira sbia, ele no usa os alimentos esmolados nem para diverso nem para embriaguez, tampouco com o objetivo de embelezamento e para ser mais atraente, somente com o propsito de manter a resistncia e continuidade desse corpo, como forma de dar um fim ao desconforto e para auxiliar a vida santa, considerando: Dessa forma darei um fim s antigas sensaes (de fome) sem despertar novas sensaes (de comida em excesso) e serei saudvel e sem culpa e viverei em comodidade.

Refletindo de maneira sbia, ele usa a sua moradia somente para proteo do frio, para proteo do calor, para proteo do contato com moscas, mosquitos, vento, sol e criaturas rastejantes e somente com o propsito de evitar os perigos do clima e para desfrutar do isolamento.

"Refletindo de maneira sbia, ele usa medicamentos somente para proteo contra sensaes aflitivas que j surgiram e para se beneficiar da boa sade.

Enquanto que impurezas, aflio e febre podem surgir naquele que no satisfaz as suas necessidades desta forma, no existem impurezas, aflio e febre naquele que as satisfaz desta forma. Essas so chamadas as impurezas que devem ser abandonadas pelo uso.

(3) Quais impurezas, bhikkhus, devem ser abandonadas pela pacincia, que foram abandonadas pela pacincia? Neste caso um bhikkhu, refletindo de maneira sbia, agenta o frio e o calor, fome e sede, o contato com moscas, mosquitos, vento, sol e criaturas rastejantes; ele agenta palavras ditas de forma grosseira, desagradvel e sensaes no corpo que so dolorosas, penetrantes, torturantes, desagradveis, perigosas, e que ameaam a vida. Enquanto que impurezas, aflio e febre podem surgir naquele que no agenta essas coisas, no existem impurezas, aflio e febre naquele que as agenta. Essas so chamadas as impurezas que devem ser abandonadas com a pacincia.

(4) Quais impurezas, bhikkhus, devem ser abandonadas evitando, que foram abandonadas evitando? Neste caso, um bhikkhu refletindo de maneira sbia, evita um elefante selvagem, um cavalo selvagem, um touro selvagem, um co selvagem, uma cobra, caminhos irregulares e espinhosos, um precipcio, um penhasco, uma fossa, um esgoto. Refletindo de maneira sbia, ele evita sentar-se em assentos inadequados, vagar por lugares inadequados, associar-se a ms companhias pois se ele assim o fizesse os companheiros sbios na vida santa poderiam suspeitar que a sua conduta fosse m. Enquanto que impurezas, aflio e febre podem surgir naquele que no evita essas coisas, no existem impurezas, aflio e febre naquele que as evita. Essas so chamadas as impurezas que devem ser abandonadas evitando.

(5) Quais impurezas, bhikkhus, devem ser abandonadas pela remoo, que foram abandonadas pela remoo? Neste caso um bhikkhu, refletindo de maneira sbia, no tolera um pensamento de desejo sensual que tenha surgido; ele o abandona, o remove, o elimina, o aniquila. Ele no tolera um pensamento de m vontade que tenha surgido ... Ele no tolera um pensamento de crueldade ... Ele no tolera estados ruins e prejudiciais que tenham surgido; ele os abandona, os remove, os elimina, os aniquila. Enquanto que impurezas, aflio e febre podem surgir naquele que no remove esses pensamentos, no existem impurezas, aflio e febre naquele que os remove. Essas so chamadas as impurezas que devem ser abandonadas pela remoo.

(6) Quais impurezas, bhikkhus, devem ser abandonadas pela meditao, que foram abandonadas pela meditao? Neste caso um bhikkhu, com sabedoria intenciona o fator da iluminao da ateno plena, que tem como base o afastamento, desapego e cessao que amadurece no abandono, intenciona o fator da iluminao da investigao dos fenmenos ... o fator da iluminao da energia ... o fator da iluminao do xtase ... o fator da iluminao da tranquilidade ... o fator da iluminao da concentrao ... o fator da iluminao da equanimidade que tem como base o afastamento, desapego e cessao que amadurece no abandono. Enquanto que impurezas, aflio e febre podem surgir naquele que no desenvolve esses fatores da iluminao, no existem impurezas, aflio e febre naquele que os desenvolve. Essas so chamadas as impurezas que devem ser abandonadas com a meditao.

"Possuindo essas seis qualidades um bhikkhu merecedor de ddivas, merecedor de hospitalidade, merecedor de oferendas, merecedor de saudaes com reverncia, um campo inigualvel de mrito para o mundo."

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Maio 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.