Anguttara Nikaya VII.55

Purisagati Sutta

Destinao das Pessoas

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"Bhikkhus, eu lhes ensinarei as sete destinaes das pessoas e a realizao de nibbana atravs do desapego. Ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer."

"Sim, venervel senhor," aqueles bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

"Quais, bhikkhus, so as sete destinaes das pessoas?

(1) "Aqui, um bhikkhu pratica assim: Isso poder no ser; isso poder no ser meu. Isso no ser; isso no ser meu. Eu estou abandonando aquilo que existe, que veio a ser.' [1] Ele obtm a equanimidade. Ele no est apegado ao ser/existir; ele no est apegado originao. Ele v com correta sabedoria: 'H um estado superior que pacfico', no entanto ele ainda no realizou esse estado por completo. Ele no abandonou por completo a tendncia subjacente para a presuno; ele no abandonou por completo a tendncia subjacente para a cobia pelo ser/existir; ele no abandonou por completo a ignorncia. Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele realiza nibbana no intervalo. [2]

"Por exemplo, quando uma bola de ferro que foi aquecida durante todo um dia golpeada, uma fagulha poder voar e ser extinta. Do mesmo modo, um bhikkhu pratica assim ... no abandonou por completo a ignorncia. Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele realiza nibbana no intervalo.

(2) "Ento um bhikkhu pratica assim: Isso poder no ser; isso poder no ser para mim. Isso no ser; isso no ser meu. Eu estou abandonando aquilo que existe, que veio a ser.' Ele obtm a equanimidade. Ele no est apegado ao ser/existir; ele no est apegado originao. Ele v com correta sabedoria: 'H um estado superior que pacfico', no entanto ele ainda no realizou esse estado por completo. Ele no abandonou por completo a tendncia subjacente para a presuno; ele no abandonou por completo a tendncia subjacente para a cobia pelo ser/existir; ele no abandonou por completo a ignorncia. Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele realiza nibbana no intervalo.

"Por exemplo, quando uma bola de ferro que foi aquecida durante todo um dia golpeada, uma fagulha poder voar, ascender, e ser extinta. Do mesmo modo, um bhikkhu pratica assim ... no abandonou por completo a ignorncia. Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele realiza nibbana no intervalo.

(3) "Ento um bhikkhu pratica assim: Isso poder no ser; isso poder no ser para mim. Isso no ser; isso no ser meu. Eu estou abandonando aquilo que existe, que veio a ser.' ... Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele realiza nibbana no intervalo.

"Por exemplo, quando uma bola de ferro que foi aquecida durante todo um dia golpeada, uma fagulha poder voar, ascender, e ser extinta justamente antes de chegar ao solo. Do mesmo modo, um bhikkhu pratica assim ... no abandonou por completo a ignorncia. Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele realiza nibbana no intervalo.

(4) "Ento um bhikkhu pratica assim: Isso poder no ser; isso poder no ser para mim. Isso no ser; isso no ser meu. Eu estou abandonando aquilo que existe, que veio a ser.' ... Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele realiza nibbana ao pousar.

"Por exemplo, quando uma bola de ferro que foi aquecida durante todo um dia golpeada, uma fagulha poder voar, ascender, e ser extinta ao pousar sobre o solo. Do mesmo modo, um bhikkhu pratica assim ... no abandonou por completo a ignorncia. Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele realiza nibbana ao pousar.

(5) "Ento um bhikkhu pratica assim: Isso poder no ser; isso poder no ser para mim. Isso no ser; isso no ser meu. Eu estou abandonando aquilo que existe, que veio a ser.' ... Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele realiza nibbana sem esforo.

"Por exemplo, quando uma bola de ferro que foi aquecida durante todo um dia golpeada, uma fagulha poder voar, ascender, e cair sobre uma pequena pilha de palha ou gravetos. Isso produziria fogo e fumaa, mas ao ter consumido toda a pequena pilha de palha ou gravetos, se no houver mais combustvel, o fogo ser extinto. Do mesmo modo, um bhikkhu pratica assim ... no abandonou por completo a ignorncia. Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele realiza nibbana sem esforo.

(6) "Ento um bhikkhu pratica assim: Isso poder no ser; isso poder no ser para mim. Isso no ser; isso no ser meu. Eu estou abandonando aquilo que existe, que veio a ser.' ... Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele realiza nibbana com esforo.

"Por exemplo, quando uma bola de ferro que foi aquecida durante todo um dia golpeada, uma fagulha poder voar, ascender, e cair sobre uma grande pilha de palha ou gravetos. Isso produziria fogo e fumaa, mas ao ter consumido toda a grande pilha de palha ou gravetos, se no houver mais combustvel, o fogo ser extinto. Do mesmo modo, um bhikkhu pratica assim ... no abandonou por completo a ignorncia. Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele realiza nibbana com esforo.

(7) "Ento um bhikkhu pratica assim: Isso poder no ser; isso poder no ser para mim. Isso no ser; isso no ser meu. Eu estou abandonando aquilo que existe, que veio a ser.' ... Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele estar destinado a um plano superior, o plano Akanittha.

"Por exemplo, quando uma bola de ferro que foi aquecida durante todo um dia golpeada, uma fagulha poder voar, ascender, e cair sobre uma grande pilha de palha ou gravetos. Isso produziria fogo e fumaa, mas ao ter consumido toda a grande pilha de palha ou gravetos, queimaria um bosque at a beira de um campo, ou a beira de uma estrada, ou a beira de uma montanha rochosa, a beira de um rio, ou algum pedao de terra, e ento, se no houver mais combustvel, o fogo ser extinto. Do mesmo modo, um bhikkhu pratica assim ... no abandonou por completo a ignorncia. Com a completa destruio dos cinco primeiros grilhes ele estar destinado a um plano superior, o plano Akanittha.

"Essas bhikkhus so as sete destinaes das pessoas.

"E como, bhikkhus, a realizao de nibbana atravs do desapego? Aqui, um bhikkhu pratica assim: Isso poder no ser; isso poder no ser para mim. Isso no ser; isso no ser meu. Eu estou abandonando aquilo que existe, que veio a ser.' Ele obtm a equanimidade. Ele no est apegado ao ser/existir; ele no est apegado originao. Ele v com correta sabedoria: 'H um estado superior que pacfico', e ele realizou esse estado por completo. Ele abandonou por completo a tendncia subjacente para a presuno; ele abandonou por completo a tendncia subjacente para a cobia pelo ser/existir; ele abandonou por completo a ignorncia. Realizando por si mesmo atravs do conhecimento direto, aqui e agora, ele entra e permanece na libertao da mente e libertao atravs da sabedoria que so imaculadas com a destruio de todas as impurezas. Isso chamado a realizao de nibbana atravs do desapego."

 


Notas:

[1] No cassa no ca me siya, na bhavissati na me bhavissati, nos Nikayas o significado preciso desse enunciado crptico nunca explicado. No SN XXII.81, h um enunciado semelhante atribudo idia da aniquilao: no cassam no ca me siya na bhavissami na me bhavissati. A diferena entre as duas verses est nos verbos no cassam vs. no cassa e na bhavissami vs. na bhavissati. Na verso atribuda idia da aniquilao os verbos esto na primeira pessoa enquanto que na verso deste sutta os verbos esto na terceira pessoa. Essa mudana reflete a idia de um eu implcita na idia da aniquilao ("eu serei aniquilado") e a perspectiva impessoal que harmoniza com a doutrina de anatta.

Os comentrios explicam esse enunciado com base em kamma: "se no passado no houvesse uma existncia individual produtora de kamma, agora no haveria uma existncia individual. No havendo agora kamma que produza uma nova existncia, no futuro no haver uma nova existncia."

Bhikkhu Bodhi discorda dessa interpretao dos comentrios e oferece como alternativa: "os cinco agregados podem ser descontinuados, e o mundo que eles representam pode ser descontinuado. Eu me esforarei para que os cinco agregados sejam descontinuados e assim o mundo que eles representam seja descontinuado." De acordo com a sua interpretao, "aquilo que existe, que veio a ser" so os agregados que se manifestam no presente, que vieram a ser atravs do desejo em vidas passadas, e que esto sendo abandonados, atravs do abandono das causas para o seu ressurgimento numa vida futura, isto , o desejo ou cobia. [Retorna]

[2] Veja o SN XLVI.3 - nota 2.

Nota de Bhikkhu Bodhi:

Entre os Nikayas e os comentrios h um certo grau de tenso com relao questo se o renascimento ocorre imediatamente aps a morte ou aps um intervalo de tempo. Durante a poca do Budismo sectrio, quando diferentes escolas se ramificaram partir da originalmente unificada Sangha e as diferenas doutrinrias comearam a surgir, a escola dos textos em pali adotou o princpio de que o renascimento ocorre imediatamente aps a morte, sem intervalo separando os momentos de morte e renascimento (ou re-concepo). Parece que esta posio, articulada nos comentrios, est baseada em uma leitura particular de certas passagens no livro final do Abhidhamma Pitaka, o Patthana. No entanto, h suttas que podem ser lidos como contradizendo essa posio doutrinria.

Este sutta oferece a hiptese mais clara contrria ao renascimento instantneo. Os Nikayas com frequncia analisam a pessoa no terceiro estgio de iluminao, o anagami, ou aquele que no retorna, em cinco subtipos. O primeiro entre eles, aquele com as faculdades mais aguadas , chamado antaraparinibbayi, que traduzido como "realiza nibbana no intervalo." Os comentrios explicam este caso como realizando nibbana na primeira metade do tempo de vida, em seguida interpretam os outros quatro tipos de uma forma que est de acordo com essa explicao. No entanto, este sutta distingue trs subtipos de antaraparinibbayi, cada um dos quais ilustrado com um smile. O smile de uma fagulha que se extingue em diferentes pontos antes de atingir o solo, sugerem que o antaraparinibbayi atinge nibbana antes do renascimento, reforando a hiptese de um estgio intermedirio separando o renascimento, pelo menos para determinados anagamis (mas certamente capaz de uma maior generalizao). Esta foi a posio defendida por algumas das escolas rivais com as quais o Theravada competia em solo indiano, mais notavelmente a Sarvastivada.

Smiles no so sempre uma base confivel para tirar concluses doutrinrias, e a questo de saber se o renascimento instantneo ou se h um intervalo parece ter muito pouca importncia prtica. Mas o comprometimento com o renascimento instantneo fundamental para os comentrios do Theravada. O tom de certos argumentos nos comentrios sugere que, entre as primeiras escolas Budistas na ndia, a questo gerou um grau de debate que dificilmente parece ser justificvel levando em conta as suas conseqncias prticas. Talvez subjacente ao conflito estava a apreenso que o reconhecimento de um estado intermedirio poderia ser tomado como implicando um eu ou alma que migra da vida para vida. Mas outras escolas se sentiram confortveis em aceitar o estado intermedirio sem v-lo como uma ameaa doutrina de no-eu.

Veja o AN IX.12.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 29 Junho 2013

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