Anguttara Nikaya VIII.7

Devadattavipatti Sutta

O Fracasso de Devadatta

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Certa ocasio o Abenoado estava em Rajagaha na montanha do pico do abutre no muito tempo depois que Devadatta havia partido. [1] L ele se dirigiu aos bhikkhus com referncia a Devadatta:

"Bhikkhus, bom que de tempos em tempos um bhikkhu revise os seus prprios fracassos. bom que de tempos em tempos ele revise os fracassos dos outros. bom que de tempos em tempos ele revise os seus prprios xitos. bom que de tempos em tempos ele revise os xitos dos outros. Por estar tomado e obcecado por oito condies ruins, Devadatta est destinado para os planos inferiores, destinado ao inferno, e ele ali permanecer por um eon, irremvel. Quais oito?

(1) Por estar tomado e obcecado pelo ganho, Devadatta est destinado para os planos inferiores, destinado ao inferno, e ele ali permanecer por um eon, irremvel. (2) Por estar tomado e obcecado pela perda ... (3) Por estar tomado e obcecado pela fama ... (4) Por estar tomado e obcecado pela m reputao ... (5) Por estar tomado e obcecado pela honra ... (6) Por estar tomado e obcecado pela desonra ... (7) Por estar tomado e obcecado pelos desejos ruins ... (8) Por estar tomado e obcecado pelas amizades ruins, Devadatta est destinado para os planos inferiores, destinado ao inferno, e ele ali permanecer por um eon, irremvel. Por estar tomado e obcecado por essas oito condies ruins, Devadatta est destinado para os planos inferiores, destinado ao inferno, e ele ali permanecer por um eon, irremvel.

" bom para um bhikkhu superar o ganho onde quer que este surja. bom para ele superar a perda onde quer que esta surja ... superar a fama ... a m reputao ... a honra ... a desonra ... os desejos ruins ... as amizades ruins onde quer que estas surjam.

"E por qual razo um bhikkhu deveria superar o ganho onde quer que este surja? Por qual razo ele deveria superar a perda ... a fama ... a m reputao ... a honra ... a desonra ... os desejos ruins ... as amizades ruins onde quer que estas surjam? Aquelas impurezas, aflitivas e febris, que podem surgir naquele que no superou o ganho que surgiu, no ocorrem naquele que superou o ganho. Aquelas impurezas, aflitivas e febris, que podem surgir naquele que no superou a perda ... a fama ... a m reputao ... a honra ... a desonra ... os desejos ruins ... as amizades ruins que podem surgir naquele que no superou as amizades ruins que surgiram, no ocorrem naquele que superou as amizades ruins. Por essa razo um bhikkhu deve abandonar o ganho sempre que este surgir. Ele deve abandonar a perda ... a fama ... a m reputao ... a honra ... a desonra ... os desejos ruins ... as amizades ruins sempre que estas surgirem.

"Portanto, bhikkhus, assim vocs devem treinar: 'Ns superaremos o ganho sempre que este surgir. Ns superaremos a perda ... a fama ... a m reputao ... a honra ... a desonra ... os desejos ruins ... as amizades ruins sempre que estas surgirem.' Assim que vocs devem treinar."

 


Notas:

[1] Devadatta havia criado um cisma na Sangha e partiu com um grupo de monges intencionando criar a sua prpria Sangha. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Outubro 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.