Anguttara Nikaya VIII.74

Maranassati (dutiya) Sutta

Ateno Plena na Morte

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Ouvi que certa vez o Abenoado estava em Nadika na Casa de Tijolos. L ele se dirigiu aos bhikkhus:

Bhikkhus, ateno plena na morte, quando desenvolvida e cultivada, traz grandes frutos e grandes benefcios. Ela mergulha no Imortal, possui o Imortal como seu objetivo final. E como a ateno plena na morte desenvolvida e cultivada para que traga grandes frutos e grandes benefcios, mergulhe no Imortal, e tenha o Imortal como seu objetivo final?

" o caso em que um bhikkhu, terminando o dia e chegando a noite, reflete: Muitas so as [possveis] causas da minha morte. (1) Uma cobra pode me picar, um escorpio pode me ferroar, uma centopia pode me morder; (2) tropeando, eu posso cair; (3) minha comida, digerida, pode me causar problemas; (4) minha blis pode ser provocada; (5) minha fleuma pode ser provocada; (6) foras perfurantes do vento [no corpo] podem ser provocadas; (7) seres humanos podem me atacar; (8) seres no humanos podem me atacar. Assim como a minha morte poderia acontecer. Isso seria um impedimento para mim.

"Ento o bhikkhu deveria investigar: Existem qualidades mentais inbeis e prejudiciais que no foram abandonadas por mim e que seriam um impedimento para mim caso eu morresse durante a noite? Se, refletindo, ele se d conta que qualidades mentais inbeis e prejudiciais no abandonadas por ele seriam um impedimento caso ele morresse durante a noite, ento ele deve empregar desejo adicional, empenho, diligncia, esforo, ateno plena e plena conscincia para o abandono dessas mesmas qualidades inbeis e prejudiciais. Tal como se o turbante ou o cabelo de uma pessoa estivesse em chamas ela empregaria desejo adicional, empenho, diligncia, esforo, ateno plena e plena conscincia para apagar o fogo do seu turbante ou cabelo, da mesma forma o bhikkhu deveria empregar desejo adicional, empenho, diligncia, esforo, ateno plena e plena conscincia para o abandono dessas mesmas qualidades inbeis e prejudiciais.

"Porm, se refletindo ele se d conta que no h qualidades inbeis e prejudiciais que no foram abandonadas por ele que seriam um impedimento se ele morresse durante a noite, ento por essa mesma razo ele deve permanecer em xtase e felicidade, treinando dia e noite nas qualidades hbeis.

"Alm disso, h o caso em que um bhikkhu, terminando a noite e chegando o dia, reflete: Muitas so as [possveis] causas da minha morte. Uma cobra pode me picar, ... seres no humanos podem me atacar. Assim como a minha morte poderia acontecer. Isso seria um impedimento para mim. Ento o bhikkhu deveria investigar. Existem qualidades mentais inbeis e prejudiciais que no foram abandonadas por mim e que seriam um impedimento para mim caso eu morresse durante o dia? Se, refletindo, ele se d conta de que qualidades mentais inbeis e prejudiciais no abandonadas por ele seriam um impedimento caso ele morresse durante o dia, ento ele deve empregar desejo adicional, empenho, diligncia, esforo, ateno plena e plena conscincia para o abandono dessas mesmas qualidade inbeis e prejudiciais. Tal como se o turbante ou o cabelo de uma pessoa estivesse em chamas ela empregaria desejo adicional, empenho, diligncia, esforo, ateno plena e plena conscincia para apagar o fogo do seu turbante ou cabelo, da mesma forma o bhikkhu deveria empregar desejo adicional, empenho, diligncia, esforo, ateno plena no dividida e vigilncia para o abandono dessas mesmas qualidades inbeis e prejudiciais. Porm, se refletindo ele se d conta que no h qualidades inbeis e prejudiciais que no foram abandonadas por ele que seriam um impedimento se ele morresse durante o dia, ento por essa mesma razo ele deve permanecer em xtase e felicidade, treinando dia e noite nas qualidades hbeis.

"Dessa forma, bhikkhus, como a ateno plena na morte desenvolvida e cultivada de forma a trazer grandes frutos e grandes benefcios. Ela mergulha no Imortal, possui o Imortal como seu objetivo final."

 


Notas:

Veja tambm o AN VI.20

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Outubro 2013

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