Anguttara Nikaya VIII.81

Satisampajaa Sutta

Ateno Plena e Plena Conscincia

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"Bhikkhus, (1) quando no h a ateno plena e a plena conscincia, naquele deficiente na ateno plena e na plena conscincia, a vergonha e o temor de cometer transgresses est carente de sua condio. (2) Quando no h a vergonha e o temor de cometer transgresses, naquele deficiente na vergonha e o temor de cometer transgresses, (3) a conteno das faculdades dos sentidos est carente de sua condio. Quando no h a conteno das faculdades dos sentidos, naquele deficiente na conteno das faculdades dos sentidos, (4) o comportamento virtuoso est carente de sua condio. Quando no h o comportamento virtuoso, naquele deficiente no comportamento virtuoso, (5) a concentrao correta est carente de sua condio. Quando no h a concentrao correta, naquele deficiente na concentrao correta, (6) o conhecimento e viso de como as coisas na verdade so est carente de sua condio. Quando no h o conhecimento e viso de como as coisas na verdade so, naquele deficiente no conhecimento e viso de como as coisas na verdade so, (7) o desencantamento e o desapego esto carentes de sua condio. Quando no h o desencantamento e o desapego, naquele deficiente no desencantamento e no desapego, (8) o conhecimento e viso da libertao esto carentes de sua condio.

"Suponham uma rvore desprovida de galhos e folhas, os seus brotos no iro amadurecer, nem a sua casca, nem o seu alburno, nem o seu cerne; assim tambm, quando no h a ateno plena e a plena conscincia, naquele deficiente na ateno plena e na plena conscincia, a vergonha e o temor de cometer transgresses est carente de sua condio. Quando no h a vergonha e o temor de cometer transgresses ... o conhecimento e viso da libertao esto carentes de sua condio.

"Bhikkhus, (1) quando h a ateno plena e a plena conscincia, naquele que possui a ateno plena e a plena conscincia, a vergonha e o temor de cometer transgresses possui a sua condio. (2) Quando h a vergonha e o temor de cometer transgresses, naquele que possui a vergonha e o temor de cometer transgresses, (3) a conteno das faculdades dos sentidos possui a sua condio. Quando h a conteno das faculdades dos sentidos, naquele que possui a conteno das faculdades dos sentidos, (4) o comportamento virtuoso possui a sua condio. Quando h o comportamento virtuoso, naquele que possui o comportamento virtuoso, (5) a concentrao correta possui a sua condio. Quando h a concentrao correta, naquele que possui a concentrao correta, (6) o conhecimento e viso de como as coisas na verdade so possui a sua condio. Quando h o conhecimento e viso de como as coisas na verdade so, naquele que possui o conhecimento e viso de como as coisas na verdade so, (7) o desencantamento e o desapego possuem a sua condio. Quando h o desencantamento e o desapego, naquele que possui o desencantamento e o desapego, (8) o conhecimento e viso da libertao possuem a sua condio.

"Suponham uma rvore provida de galhos e folhas, os seus brotos iro amadurecer, tambm a sua casca, tambm o seu alburno, tambm o seu cerne; assim tambm, quando h a ateno plena e a plena conscincia, naquele que possui a ateno plena e a plena conscincia, a vergonha e o temor de cometer transgresses possui a sua condio. Quando h a vergonha e o temor de cometer transgresses ... o conhecimento e viso da libertao possuem a sua condio."

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Outubro 2013

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