Anguttara Nikaya X.60

Girimananda Sutta

Para Girimananda

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. E naquela ocasio o venervel Girimananda estava atormentado, sofrendo e gravemente enfermo. Ento o venervel Ananda foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo ele sentou a um lado e disse: Venervel senhor, o venervel Girimananda est atormentado, sofrendo e gravemente enfermo. Seria bom se o Abenoado visitasse o venervel Girimananda, por compaixo.

Ananda, se voc for at o bhikkhu Girimananda e falar sobre as dez percepes, possvel que ao ouvir as dez percepes a enfermidade dele seja aliviada. Quais dez? A percepo da impermanncia, a percepo de no-eu, a percepo das coisas repulsivas no corpo, a percepo dos perigos, a percepo do abandono, a percepo do desapego, a percepo da cessao, a percepo do no-deleite com tudo no mundo, a percepo da impermanncia em todas as formaes condicionadas, a ateno plena na respirao.

[1] E qual, Ananda, a percepo da impermanncia? o caso em que um bhikkhu, dirigindo-se floresta, ou sombra de uma rvore, ou a um local isolado, reflete assim: A forma impermanente, a sensao impermanente, a percepo impermanente, as formaes volitivas so impermanentes, a conscincia impermanente. Assim ele permanece contemplando a impermanncia nesses cinco agregados. Isso, Ananda, chamado a percepo da impermanncia.

[2] E qual, Ananda, a percepo de no-eu? o caso em que um bhikkhu, dirigindo-se floresta, ou sombra de uma rvore, ou a um local isolado, reflete assim: O olho no-eu, as formas so no-eu, o ouvido no-eu, os sons so no-eu, o nariz no-eu, os aromas so no-eu, a lngua no-eu, os sabores so no-eu, o corpo no-eu, os tangveis so no-eu, a mente no-eu, os objetos mentais so no-eu. Assim ele permanece contemplando o no-eu nessas seis bases dos sentidos internas e externas. Isso, Ananda, chamado a percepo de no-eu.

[3] E qual, Ananda, a percepo das coisas repulsivas no corpo? o caso em que um bhikkhu examina esse mesmo corpo para cima, a partir da sola dos ps e para baixo, a partir do topo da cabea, limitado pela pele e repleto de muitos tipos de coisas repulsivas, portanto: Neste corpo existem cabelos, plos do corpo, unhas, dentes, pele, carne, tendes, ossos, tutano, rins, corao, fgado, diafragma, bao, pulmes, intestino grosso, intestino delgado, contedo do estmago, fezes, blis, fleuma, pus, sangue, suor, gordura, lgrimas, saliva, muco, lquido sinovial e urina. Assim ele permanece contemplando esse mesmo corpo. Isso, Ananda, chamado a percepo das coisas repulsivas no corpo.

[4] E qual, Ananda, a percepo dos perigos? o caso em que um bhikkhu, dirigindo-se floresta, ou sombra de uma rvore, ou a um local isolado, reflete assim: Este corpo a fonte de muitas dores, muitos perigos, pois neste corpo surgem todos os tipos de aflio, tais como: doenas do olho, doenas do ouvido, doenas do nariz, doenas da lngua, doenas do corpo; dores de cabea, caxumba, doenas da boca, dores de dente, tosse, asma, catarro, azia, febre, dor de estmago, desmaio, disenteria, gripe, clera, lepra, furnculo, tuberculose, epilepsia, coceiras, micoses, varola, sarna, pstulas, ictercia, diabetes, hemorridas, cncer, lceras; doenas que surgem da blis, da fleuma, dos ventos, de um desequilbrio [dos trs], do comportamento descuidado, da violncia, dos resultados de Kamma; frio, calor, fome, sede, defecao, urina. Assim ele permanece contemplando os perigos nesse mesmo corpo. Isso, Ananda, chamado a percepo dos perigos.

[5] E qual, Ananda, a percepo do abandono? o caso em que um bhikkhu no tolera um pensamento de desejo sensual que tenha surgido; ele o abandona, o remove, o elimina, o aniquila. Ele no tolera um pensamento de m vontade que tenha surgido ... Ele no tolera um pensamento de crueldade ... Ele no tolera estados ruins e prejudiciais que tenham surgido; ele os abandona, os remove, os elimina, os aniquila. Isso, Ananda, chamado a percepo do abandono.

[6] E qual, Ananda, a percepo do desapego? o caso em que um bhikkhu, dirigindo-se floresta, ou sombra de uma rvore, ou a um local isolado, reflete assim: Isto a paz, isto o sublime, isto , o silenciar de todas as formaes, o abandono de todas as aquisies, a destruio do desejo; desapego; cessao; nibbana. Isso, Ananda, chamado a percepo do desapego.

[7] E qual, Ananda, a percepo da cessao? o caso em que um bhikkhu, dirigindo-se floresta, ou sombra de uma rvore, ou a um local isolado, reflete assim: Isto a paz, isto o sublime, isto , o silenciar de todas as formaes, o abandono de todas as aquisies, a destruio do desejo; desapego; cessao; nibbana. Isso, Ananda, chamado a percepo da cessao.

[8] E qual, Ananda, a percepo do no-deleite com tudo no mundo? o caso em que um bhikkhu, se abstm de todos os apegos e vnculos com relao ao mundo, todas as fixaes mentais, preconceitos e obsesses, ele abandona e no se apega a isso. Isso, Ananda, chamado a percepo do no-deleite com tudo no mundo.

[9] E qual, Ananda, a percepo da impermanncia em todas as formaes condicionadas? o caso em que um bhikkhu se sente horrorizado, repelido e enojado com todas as formaes condicionadas. Isso, Ananda, chamado a percepo da impermanncia em todas as formaes condicionadas.

[10] E o que, Ananda, a ateno plena na respirao? o caso em que um bhikkhu, dirigindo-se floresta, ou sombra de uma rvore, ou a um local isolado; senta-se com as pernas cruzadas, mantm o corpo ereto e estabelecendo a plena ateno sua frente, ele inspira com ateno plena justa, ele expira com ateno plena justa.

Inspirando longo, ele compreende: eu inspiro longo; ou expirando longo, ele compreende: eu expiro longo. Inspirando curto, ele compreende: eu inspiro curto; ou expirando curto, ele compreende: eu expiro curto. Ele treina assim: eu inspiro experienciando todo o corpo [da respirao]; ele treina assim: eu expiro experienciando todo o corpo [da respirao]. Ele treina assim: eu inspiro tranqilizando a formao do corpo [da respirao]; ele treina assim: eu expiro tranqilizando a formao do corpo [da respirao].

Ele treina assim: eu inspiro experienciando xtase; ele treina assim: eu expiro experienciando xtase. Ele treina assim: eu inspiro experienciando a felicidade; ele treina assim: eu expiro experienciando a felicidade. Ele treina assim: eu inspiro experienciando a formao da mente; ele treina assim: eu expiro experienciando a formao da mente. Ele treina assim: eu inspiro tranqilizando a formao da mente; ele treina assim: eu expiro tranqilizando a formao da mente.

Ele treina assim: eu inspiro experienciando a mente; ele treina assim: eu expiro experienciando a mente. Ele treina assim: eu inspiro satisfazendo a mente; ele treina assim: eu expiro satisfazendo a mente. Ele treina assim: eu inspiro concentrando a mente; ele treina assim: eu expiro concentrando a mente. Ele treina assim: eu inspiro libertando a mente; ele treina assim: eu expiro libertando a mente.

Ele treina assim: eu inspiro contemplando a impermanncia; ele treina assim: eu expiro contemplando a impermanncia. Ele treina assim: eu inspiro contemplando o desaparecimento; ele treina assim: eu expiro contemplando o desaparecimento. Ele treina assim: eu inspiro contemplando a cessao; ele treina assim: eu expiro contemplando a cessao. Ele treina assim: eu inspiro contemplando a renncia; ele treina assim: eu expiro contemplando a renncia.

Isso, Ananda, chamado de ateno plena na respirao.

Agora, Ananda, se voc for at o bhikkhu Girimananda e falar sobre essas dez percepes, possvel que ao ouvir as dez percepes a enfermidade dele seja aliviada.

Ento o venervel Ananda, tendo aprendido essas dez percepes na presena do Abenoado, foi at o venervel Girimananda e as relatou para ele. Enquanto o venervel Girimananda ouvia sobre essas dez percepes, a sua enfermidade foi aliviada. E o venervel Girimananda se recuperou daquela enfermidade. Foi assim como a enfermidade do venervel Girimananda foi curada.

 


Notas:

Veja tambm o DN 16.1.10.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Abril 2014

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.