Anguttara Nikaya XI.8

Manasikata Sutta

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Ento o Venervel Ananda foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse: Venervel senhor, um bhikkhu poderia alcanar uma tal concentrao de modo que ele no daria ateno ao olho e s formas, ao ouvido e aos sons, ao nariz e aos odores, lngua e aos sabores, ao corpo e aos tangveis; que (1) no daria ateno terra, (2) gua, (3) fogo, (4) ou ar; (5) no daria ateno base do espao infinito, (6) base da conscincia infinita, (7 ) base do nada, (8) ou base da nem percepo, nem no percepo; (9) no daria ateno a este mundo; (10) no daria ateno a outro mundo; (11) no daria ateno a qualquer coisa vista, ouvida, sentida, conscientizada, obtida, buscada, e reflexionada, e ainda assim a mente estaria atenta?"

"Sim, Ananda, um bhikkhu poderia "

"Mas como, venervel senhor, um bhikkhu poderia alcanar uma tal concentrao de modo que ele no daria ateno ao olho e s formas e ainda assim a mente estaria atenta?"

"Aqui, Ananda, um bhikkhu daria ateno assim: 'Isto a paz, isto o sublime, isto , o silenciar de todas as formaes, o abandono de todas as aquisies, a destruio do desejo, desapego, cessao, Nibbana.' desta forma, Ananda, que um bhikkhu poderia obter tal estado de concentrao em que a mente no daria ateno ao olho e s formas, ao ouvido e aos sons, ao nariz e aos odores, lngua e aos sabores, ao corpo e aos tangveis; que no daria ateno terra, gua, fogo, ou ar; no daria ateno base do espao infinito, base da conscincia infinita, base do nada, ou base da nem percepo, nem no percepo; no daria ateno a este mundo; no daria ateno a outro mundo; no daria ateno a qualquer coisa vista, ouvida, sentida, conscientizada, obtida, buscada, e reflexionada, e ainda assim a mente estaria atenta."

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 22 Dezembro 2012

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