Digha Nikaya 8

Mahasihanada Sutta

O Grande Discurso do Rugido do Leo

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1. Assim ouvi. Em certa ocasio, o Abenoado estava em Ujunnaya no parque dos gamos Kannakatthale.[1] Ento, o contemplativo nu Kassapa foi at o Abenoado e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado ele ficou em p a um lado e disse:

2. Amigo Gotama, eu ouvi dizerem: O contemplativo Gotama desaprova todas as austeridades e critica e censura todos aqueles que vivem dedicados mortificao. [2] Venervel senhor, aqueles que assim dizem, falam aquilo que foi dito pelo contemplativo Gotama e no o deturpam com algo contrrio aos fatos? Eles explicam de acordo com o Dhamma de tal modo que nada que possa dar margem censura possa de forma legtima ser deduzido da declarao deles?

3. Kassapa, aqueles que dizem isso no falam aquilo que foi dito por mim, mas me deturpam com algo que no verdadeiro e contrrio aos fatos. Ocorre, Kassapa, que eu vejo algum que pratica mortificaes e por meio do olho divino, que purificado e ultrapassa o humano, [3] com a dissoluo do corpo, depois da morte, eu o vejo renascer num plano de misria, num destino ruim, nos mundos inferiores, no inferno. Outra vez, eu vejo algum que pratica mortificaes ... renascer num destino feliz, no paraso. Outra vez, eu vejo algum que pratica poucas austeridades ... renascer num plano de misria ... Outra vez, eu vejo algum que pratica poucas austeridades ... renascer num destino feliz, no paraso. Posto que eu posso ver como na verdade o surgimento, o destino, a morte e o renascimento desses contemplativos, como poderia eu desaprovar todas as austeridades e criticar e censurar todos aqueles que vivem dedicados dura vida de mortificaes?

4. Kassapa, h certos contemplativos e Brmanes que so sbios, hbeis, com experincia em debates, disputadores, incisivos, rompendo em pedaos as especulaes dos seus adversrios. Entre eles e eu, em relao a alguns pontos, h concordncia, mas em relao a outros pontos, no h. Algumas das coisas que eles aprovam eu tambm aprovo. Algumas das coisas que eles desaprovam eu tambm desaprovo. Algumas das coisas que eles aprovam eu desaprovo. Algumas das coisas que eles desaprovam eu aprovo. Algumas das coisas que eu aprovo eles tambm aprovam. E algumas das coisas que eu desaprovo eles tambm desaprovam. E algumas coisas que eu aprovo eles no aprovam. E algumas coisas que eu desaprovo eles aprovam.

5.Aproximando-me deles, eu digo: Com relao a aquelas coisas que no estamos de acordo, deixemo-las de lado. Com relao a aquelas coisas que estamos de acordo, que os sbios as tomem, investiguem e analisem, conversem com os mestres ou com os seus discpulos, dizendo: Com relao a aquelas coisas que so inbeis [4] e consideradas como tal, censurveis, que devem ser evitadas, inadequadas para um Nobre, obscuras e consideradas como tal quem abandonou essas coisas por completo e est libertado delas: o contemplativo Gotama ou alguns outros venerveis mestres?

6. Ento, pode muito bem ocorrer que os sbios ... digam: Com relao a aquelas coisas que so inbeis ... o contemplativo Gotama abandonou essas coisas por completo e est libertado delas, mas os outros venerveis mestres abandonaram-nas apenas em parte. assim, Kassapa, que os sbios falam em nosso louvor.

7. Ou os sbios podero dizer: Com relao a aquelas coisas que so hbeis e consideradas como tal, no censurveis, que devem ser praticadas, adequadas a um Nobre, luminosas e consideradas como tal, quem aquele que obteve completa maestria nessas qualidades o contemplativo Gotama ou alguns outros venerveis mestres?

8. Ou os sbios podero dizer: Com relao a aquelas coisas ... o contemplativo Gotama aquele que obteve completa maestria nessas qualidades, mas os outros venerveis mestres obtiveram apenas em parte. assim, Kassapa, que os sbios falam em nosso louvor.

9-12 (Igual aos versos 5-8 mas substituindo o contemplativo Gotama ou alguns outros venerveis mestres por os discpulos do contemplativo Gotama ou os discpulos de alguns outros venerveis mestres.)

13. Kassapa, h um caminho, h um meio que se algum segu-lo poder ver e saber por si mesmo que: O contemplativo Gotama aquele que fala no momento apropriado, aquilo que verdadeiro, aquilo que benfico [5] o Dhamma e a Disciplina. Qual esse caminho, esse meio? este Nobre Caminho ctuplo, isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta. Esse o caminho atravs do qual algum poder ver e saber por si mesmo que: O contemplativo Gotama aquele que fala no momento apropriado, aquilo que verdadeiro, aquilo que benfico o Dhamma e a Disciplina.

14. Ento, Kassapa disse para o Abenoado: Gotama, estas prticas ascticas de certos adeptos da mortificao so por eles consideradas apropriadas: eles andam nus, rejeitam as convenes [6], lambem as mos [7], no atendem quando chamados, no param quando solicitados [8]; eles no aceitam que lhes tragam comida [9] ou comida feita especialmente para eles, ou convite para comer [10]; eles no aceitam comida diretamente de um pote ou de uma panela na qual foi cozida, ou comida colocada numa soleira, ou colocada onde est a lenha, ou colocada onde esto os piles, ou de duas pessoas comendo juntas, ou de uma mulher grvida, ou de uma mulher amamentado, ou de uma mulher num grupo com homens, ou de um lugar que tenha divulgado a distribuio de comida, onde um cachorro esteja esperando, onde moscas estejam zunindo; eles no aceitam peixe ou carne, eles no aceitam bebidas alcolicas, vinho, ou mingau de arroz fermentado. Eles se restringem a uma casa, [11] a um bocado; eles se restringem a duas casas, a dois bocados eles se restringem a sete casas, a sete bocados. Eles vivem com um pires de comida por dia, dois pires de comida por dia sete pires de comida por dia; Eles comem uma vez por dia, uma vez cada dois dias uma vez cada sete dias e assim por diante, at uma vez cada quinze dias. Essas so consideradas prticas apropriadas.

Ou eles comem ervas ou capim, ou arroz selvagem, ou plantas aquticas, ou farelo de arroz, ou escuma de arroz cozido, ou flores de plantas oleaginosas, ou estrume de vaca, ou razes e frutas da floresta, ou frutas cadas. Eles se vestem com cnhamo, com mortalhas, com trapos, com casca de rvores, com pele de antlopes, com tiras de pele de antlopes, com capim, com cabelos humanos [12], com pelos do rabo de cavalos, com penas das asas de corujas. Eles arrancam cabelos e barba, dedicando-se prtica de arrancar os cabelos e barba. Eles ficam em p continuamente, rejeitando assentos. Eles ficam de ccoras continuamente, devotados a manter a posio de ccoras. Eles usam um colcho com espinhos; eles fazem de um colcho com espinhos a sua cama. Eles dormem no cho. Eles dormem sempre do mesmo lado. O corpo deles est coberto com imundcie. Eles vivem e dormem ao ar livre. Eles se alimentam de imundcie, dedicando-se prtica de comer os quatro tipos de imundcie (esterco de vaca, urina de vaca, cinzas e argila). Eles nunca bebem gua fria. [13] Eles purificam o corpo com trs imerses na gua a cada dia.[14]

15. Kassapa, um praticante de mortificaes pode fazer todas essas coisas, mas se a sua virtude, a sua mente e a sua sabedoria no forem desenvolvidas e cultivadas, ento, de fato ele estar muito distante de ser um contemplativo ou um Brmane. Mas, Kassapa, quando um bhikkhu desenvolve e cultiva uma mente plena de amor bondade, deixando de lado a raiva e a m vontade e com a eliminao das impurezas mentais permanece em um estado livre de impurezas com a libertao da mente e a libertao atravs da sabedoria, tendo conhecido e manifestado isso para si mesmo no aqui e agora, ento, Kassapa, esse bhikkhu chamado um contemplativo e um Brmane.

16. Quando isso foi dito, Kassapa disse para o Abenoado: Venervel Gotama, difcil ser um contemplativo, difcil ser um Brmane.

Esse um dito comum no mundo, Kassapa: difcil ser um contemplativo, difcil ser um Brmane. Mas se a dificuldade, a grande dificuldade dessa vida dependesse apenas desse ascetismo, da realizao de todas as prticas que voc detalhou, ento no seria apropriado dizer que a vida de um contemplativo, de um Brmane difcil. Seria bem possvel que um chefe de famlia ou o filho de um chefe de famlia, ou qualquer um, at mesmo a escrava que busca gua no poo, dissessem: Bem, eu permanecerei nu ... (igual ao verso 14). Mas, Kassapa, porque h um outro tipo de ascetismo muito diferente desse correto que se diga: difcil ser um contemplativo, difcil ser um Brmane. Mas, Kassapa, quando um bhikkhu desenvolve e cultiva uma mente plena de amor bondade ... (igual ao verso 15), ento esse bhikkhu chamado um contemplativo e um Brmane.

17. Quando isso foi dito, Kassapa disse para o Abenoado: Venervel Gotama, difcil saber se algum um contemplativo, difcil saber se algum um Brmane.

Esse um dito comum no mundo, Kassapa: difcil saber se algum um contemplativo, difcil saber se algum um Brmane. Mas se para ser um contemplativo, para ser um Brmane, dependesse apenas desse ascetismo, da realizao de muitas das prticas que voc detalhou, ento no seria apropriado dizer que um contemplativo difcil de ser reconhecido, um Brmane difcil de ser reconhecido. Seria bem possvel que um chefe de famlia, ou o filho de um chefe de famlia, ou qualquer um, at mesmo a escrava que busca gua no poo, soubessem: Esse homem permanece nu, rejeita as convenes, lambe as mos ... Mas, Kassapa, porque h um outro tipo de ascetismo muito diferente desse correto que se diga: difcil saber se algum um contemplativo, difcil saber se algum um Brmane. Mas, Kassapa, quando um bhikkhu desenvolve e cultiva uma mente plena de amor bondade, deixando de lado a raiva e a m vontade, e com a eliminao das impurezas mentais permanece num estado livre de impurezas, com a libertao da mente e a libertao atravs da sabedoria, tendo conhecido e manifestado isso para si mesmo no aqui e agora, ento, Kassapa, esse bhikkhu chamado um contemplativo e um Brmane.

18-20. Ento, Kassapa disse para o Abenoado: Venervel Gotama, o que ento esse desenvolvimento da virtude, mente e sabedoria?

Kassapa, um Tathagata surge no mundo, um arahant, perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta, bem-aventurado, conhecedor dos mundos, um lder insupervel de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de devas e humanos, desperto, sublime. Ele declara - tendo realizado por si prprio com o conhecimento direto - este mundo com os seus devas, maras e brahmas, esta populao com seus contemplativos e brmanes, seus prncipes e povo. Ele ensina o Dhamma, com o significado e fraseado corretos, que admirvel no incio, admirvel no meio, admirvel no final; e ele revela uma vida santa que completamente perfeita e imaculada. Um discpulo segue a vida santa e pratica a virtude (veja o DN 2, versos 41-63). Essa a perfeio da virtude. Ele guarda as portas dos seus sentidos, etc. alcana os quatro jhanas (veja o DN 2, versos 64-82). Essa a perfeio da mente. Ele realiza vrios insights e a destruio das impurezas (veja o DN 2, versos 83-98). Essa a perfeio da sabedoria, E, Kassapa, no h nada que seja mais elevado ou mais perfeito que essa perfeio da virtude, da mente e da sabedoria.

21. Kassapa, h alguns contemplativos e Brmanes que pregam a virtude, que elogiada de vrios modos. Mas com relao virtude que nobre, a virtude superior, eu no vejo ningum que seja igual a mim, quanto menos superior. Eu sou o superior com relao a isso, isto , a virtude superior (do caminho).

H alguns contemplativos e Brmanes que pregam a mortificao e a austeridade meticulosa, que elogiada de vrios modos. Mas com relao mortificao e a austeridade meticulosa que nobre, a mortificao e a austeridade meticulosa superior, eu no vejo ningum que seja igual a mim e muito menos, superior. Eu sou o superior com relao a isso, isto , a mortificao e a austeridade meticulosa superior (do caminho).

H alguns contemplativos e Brmanes que pregam a sabedoria, que elogiada de vrios modos. Mas com relao sabedoria que nobre, a sabedoria superior, eu no vejo ningum que seja igual a mim e muito menos, superior. Eu sou o superior com relao a isso, isto , a sabedoria superior (do caminho).

H alguns contemplativos e Brmanes que pregam a libertao, que elogiada de vrios modos. Mas com relao libertao que nobre, a libertao superior, eu no vejo ningum que seja igual a mim e muito menos, superior. Eu sou o superior com relao a isso, isto , a libertao superior (do caminho).

22. Kassapa, pode ser que os errantes de outras seitas digam: O contemplativo Gotama ruge o seu rugido de leo apenas em lugares vazios, no onde as pessoas esto reunidas. A resposta que isso no verdade: O contemplativo Gotama ruge o seu rugido de leo e ele ruge onde as pessoas esto reunidas. Ou pode ser que eles digam: O contemplativo Gotama ruge o seu rugido de leo onde as pessoas esto reunidas, mas ele assim o faz sem confiana. A resposta que isso no verdade: O contemplativo Gotama ruge o seu rugido de leo onde as pessoas esto reunidas e ele assim o faz com confiana. Ou pode ser que eles digam: O contemplativo Gotama ruge o seu rugido de leo onde as pessoas esto reunidas e ele assim o faz com confiana, mas elas no fazem perguntas. A resposta que isso no verdade: O contemplativo Gotama ruge o seu rugido de leo ... e elas fazem perguntas. Ou pode ser que eles digam: ... elas fazem perguntas mas ele no responde. ... Ou pode ser que eles digam: ... ele responde mas no as convence com as suas respostas. ... Ou pode ser que eles digam: ... mas elas no ficam contentes. ... Ou pode ser que eles digam: .... mas elas no ficam satisfeitas com aquilo que ouviram. ... Ou pode ser que eles digam: ... mas elas no se comportam como se estivessem satisfeitas. ... Ou pode ser que eles digam: ... mas elas no se encontram no caminho para a verdade. ... Ou pode ser que eles digam: ... mas elas no esto satisfeitas com a prtica. A resposta que isso no verdade: O contemplativo Gotama ruge o seu rugido de leo onde as pessoas esto reunidas e ele assim o faz com confiana, elas fazem perguntas e ele as responde, ele as convence com as suas respostas, elas ficam contentes e satisfeitas com aquilo que ouviram, elas se comportam como se estivessem satisfeitas, elas esto no caminho para a verdade, elas esto satisfeitas com a prtica. Isso, Kassapa, o que deve ser dito para eles.

23. Certa ocasio, Kassapa, eu estava em Rajagaha no Pico do Abutre e um certo praticante de mortificaes chamado Nigrodha veio me consultar sobre a prtica de austeridades. [15] E ele ficou muito satisfeito com a minha explicao.

Venervel senhor, quem ao ouvir a sua explicao do Dhamma no ficaria muito satisfeito? Eu estou muito satisfeito. Magnfico, Abenoado! Magnfico, Abenoado! O Abenoado esclareceu o Dhamma de vrias formas, como se tivesse colocado em p o que estava de cabea para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para algum que estivesse perdido ou segurasse uma lmpada no escuro para aqueles que possuem viso pudessem ver as formas. Eu busco refgio no Abenoado, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Eu receberia a admisso na vida santa sob o Abenoado e a admisso completa!

24. Kassapa, quem pertencia anteriormente a uma outra seita e quer ser admitido na vida santa e a admisso completa neste Dhamma e Disciplina ter um perodo de noviciado de quatro meses. Ao final dos quatro meses, se os bhikkhus estiverem satisfeitos com ele, eles lhe daro a admisso na vida santa e tambm a admisso completa como bhikkhu. Eu reconheo diferenas entre indivduos neste assunto.

Venervel senhor, se esse o caso, eu permanecerei como novio at mesmo por quatro anos. Ao final dos quatro anos, se os bhikkhus estiverem satisfeitos, que me dem a admisso na vida santa e a admisso completa como bhikkhu".

Ento, Kassapa recebeu a admisso na vida santa sob o Abenoado e ele recebeu a admisso completa como bhikkhu. Permanecendo s, isolado, diligente, ardente e decidido, em pouco tempo, o venervel Kassapa, alcanou e permaneceu no objetivo supremo da vida santa, pelo qual membros de um cl deixam a vida em famlia pela vida santa, tendo conhecido e realizado por si mesmo no aqui e agora. Ele soube: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado. E assim o venervel Kassapa tornou-se mais um dos Arahants.

 


 

Notas:

[1] Um parque pblico no qual a caa no era permitida. [Retorna]

[2] Tapam: formas severas de mortificao descritas no verso 14. [Retorna]

[3] Conforme o DN 2.95. [Retorna]

[4] Akusala: inbil, isto , prejudicial e que produz resultados de kamma desfavorveis. [Retorna]

[5] Conforme o DN 1.1.9. [Retorna]

[6] Comendo e defecando em p ao invs de agachado ou sentado como fazem as pessoas de bem. Veja tambm o MN 12.45. [Retorna]

[7] Depois de comer ele lambe as mos ao invs de lav-las. [Retorna]

[8] Durante a esmola de alimentos, para no correr o risco de seguir as ordens de outra pessoa, eles no atendem quando so chamados e nem param quando solicitados. [Retorna]

[9] Que lhes tragam comida antes que eles iniciem a esmola de alimentos. [Retorna]

[10] Que durante a esmola de alimentos ele v a um certa casa ou uma certa rua ou num determinado lugar. [Retorna]

[11] Regressando da esmola de alimentos depois de receber comida de uma casa. [Retorna]

[12] Igual a Ajita Kesakambali (DN 2.22). [Retorna]

[13] Apanaka. Semelhante aos Jainistas que no bebem gua fria devido aos seres vivos que nela se encontram. [Retorna]

[14] Para purificao. [Retorna]

[15] Veja o DN 25. [Retorna]

 

 

Revisado: 5 Janeiro 2008

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