Majjhima Nikaya 32

Mahagosinga Sutta

O Grande Discurso em Gosinga

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1. Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava no Parque de Gosinga na Floresta de rvores Sala, junto com muitos discpulos sniores bem conhecidos - venervel Sariputta, venervel Maha Moggallana, venervel Maha Kassapa, venervel Anuruddha, venervel Revata, venervel Ananda e outros discpulos sniores bem conhecidos.

2. Ento, ao anoitecer, o venervel Maha Moggallana levantou da meditao e foi at o venervel Maha Kassapa e disse: Amigo Kassapa, vamos at o venervel Sariputta para ouvir o Dhamma. Sim, amigo, o venervel Maha Kassapa respondeu. Ento, o venervel Maha Moggallana, o venervel Maha Kassapa, e o venervel Anuruddha foram at o venervel Sariputta para ouvir o Dhamma.

3. O venervel Ananda viu-os indo na direo do venervel Sariputta para ouvir o Dhamma. Em seguida, ele foi at o venervel Revata e disse: Amigo Revata, aqueles homens verdadeiros esto indo at o venervel Sariputta para ouvir o Dhamma. Ns tambm deveramos ir at o venervel Sariputta para ouvir o Dhamma. Sim, amigo, o venervel Revata respondeu. Ento o venervel Revata e o venervel Ananda foram at o venervel Sariputta para ouvir o Dhamma.

4. O venervel Sariputta viu o venervel Revata e o venervel Ananda vindo distncia e disse para o venervel Ananda: Que o venervel Ananda venha, bem vindo o venervel Ananda, o acompanhante do Abenoado, que est sempre em companhia do Abenoado. Amigo Ananda, a Floresta de rvores Sala de Gosinga prazerosa, a noite iluminada pela Lua, as rvores Sala esto todas em florescncia e aromas divinos parecem flutuar no ar. Que tipo de bhikkhu, amigo Ananda, poderia iluminar a Floresta de rvores Sala de Gosinga?

Aqui, amigo Sariputta, um bhikkhu aprendeu muito, se recorda daquilo que aprendeu e consolida aquilo que aprendeu. Aqueles ensinamentos que so admirveis no incio, admirveis no meio, admirveis no final, com o correto significado e fraseado e que revelam uma vida santa que completamente perfeita e imaculada ensinamentos como esses ele os aprendeu bem, se recorda, domina com a linguagem, investigou com a mente e penetrou corretamente com o entendimento. E ele ensina o Dhamma para as quatro assemblias atravs de enunciados e frases bem elaboradas e coerentes para a erradicao das tendncias subjacentes. [1] Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.

5. Quando isso foi dito, o venervel Sariputta se dirigiu ao venervel Revata assim: Amigo Revata, o venervel Ananda falou de acordo com a sua inspirao. [2] Agora perguntamos ao venervel Revata: Amigo Revata, a Floresta de rvores Sala de Gosinga prazerosa, a noite iluminada pela Lua, as rvores Sala esto todas em florescncia e aromas divinos parecem flutuar no ar. Que tipo de bhikkhu, amigo Revata, poderia iluminar a Floresta de rvores Sala de Gosinga?

Aqui, amigo Sariputta, um bhikkhu se deleita com a meditao solitria e sente prazer com a meditao solitria; ele se dedica tranqilidade da mente, ele no negligencia a meditao que conduz aos jhanas, ele cultiva o insight e habita cabanas vazias.[3] Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.

6. Quando isso foi dito, o venervel Sariputta se dirigiu ao venervel Anuruddha assim: Amigo Anuruddha, o venervel Revata falou de acordo com a sua inspirao. Agora perguntamos ao venervel Anuruddha: Amigo Anuruddha, a Floresta de rvores Sala de Gosinga prazerosa ... Que tipo de bhikkhu, amigo Anuruddha, poderia iluminar a Floresta de rvores Sala de Gosinga?

Aqui, amigo Sariputta, por meio do olho divino, que purificado e sobrepuja o humano, um bhikkhu inspeciona mil mundos. Tal como um homem com boa viso que, ao ascender at o topo de uma torre alta poder inspecionar mil rodas espalhadas pelo cho, assim tambm, por meio do olho divino, que purificado e sobrepuja o humano, um bhikkhu inspeciona mil mundos. [4] Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.

7. Quando isso foi dito, o venervel Sariputta se dirigiu ao venervel Maha Kassapa assim: Amigo Kassapa, o venervel Anuruddha falou de acordo com a sua inspirao. Agora perguntamos ao venervel Maha Kassapa: Amigo Kassapa, a Floresta de rvores Sala de Gosinga prazerosa ... Que tipo de bhikkhu, amigo Kassapa, poderia iluminar a Floresta de rvores Sala de Gosinga?

Aqui, amigo Sariputta, um bhikkhu vive nas florestas e fala enaltecendo a vida nas florestas; ele se alimenta de comida esmolada e fala enaltecendo o alimentar-se de comida esmolada; ele veste mantos feitos de trapos e fala enaltecendo o vestir- se com mantos feitos de trapos; ele veste trs mantos e fala enaltecendo o vestir-se com trs mantos; [5] ele possui poucos desejos e fala enaltecendo a escassez de desejos; ele est satisfeito e fala enaltecendo a satisfao; ele vive isolado e fala enaltecendo o isolamento; ele permanece afastado da sociedade e fala enaltecendo o afastamento da sociedade; ele energtico e fala enaltecendo a estimulao da energia; ele possui a virtude consumada e fala enaltecendo a consumao da virtude; ele alcanou a concentrao e fala enaltecendo a obteno da concentrao; ele alcanou a sabedoria e fala enaltecendo a realizao da sabedoria; ele alcanou a libertao e fala enaltecendo a realizao da libertao; ele alcanou o conhecimento e viso da libertao e fala enaltecendo a realizao do conhecimento e viso da libertao. Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.

8. Quando isso foi dito, o venervel Sariputta se dirigiu ao venervel Maha Moggallana assim: Amigo Moggallana, o venervel Maha Kassapa falou de acordo com a sua inspirao. Agora perguntamos ao venervel Maha Moggallana: Amigo Moggallana, a Floresta de rvores Sala de Gosinga prazerosa ... Que tipo de bhikkhu, amigo Moggallana, poderia iluminar a Floresta de rvores Sala de Gosinga?

Aqui, amigo Sariputta, dois bhikkhus se engajam numa conversa sobre o Dhamma superior [6] e eles questionam um ao outro, e cada um ao ser questionado pelo outro responde sem soobrar, e a conversa deles evolui de acordo com o Dhamma. Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.

9. Quando isso foi dito, o venervel Maha Moggallana se dirigiu ao venervel Sariputta assim: Amigo Sariputta, todos ns falamos de acordo com nossa prpria inspirao. Agora perguntamos ao venervel Sariputta: Amigo Sariputta, a Floresta de rvores Sala de Gosinga prazerosa, a noite iluminada pela Lua, as rvores Sala esto todas em florescncia e aromas divinos parecem flutuar no ar. Que tipo de bhikkhu, amigo Sariputta, poderia iluminar a Floresta de rvores Sala de Gosinga?

Aqui, amigo Moggallana, um bhikkhu exerce domnio sobre a sua mente, ele no permite que a mente exera domnio sobre ele. Durante a manh, ele permanece em qualquer estado ou realizao que ele quiser; durante o meio do dia, ele permanece em qualquer estado ou realizao que ele quiser; durante a noite, ele permanece em qualquer estado ou realizao que ele quiser. Suponham que um rei ou o ministro de um rei tivesse um ba cheio de vrias roupas coloridas. Durante a manh, ele poderia vestir qualquer roupa que ele desejasse; durante o meio do dia, ele poderia vestir qualquer roupa que ele desejasse; durante a noite, ele poderia vestir qualquer roupa que ele desejasse. Da mesma forma, um bhikkhu exerce domnio sobre a sua mente, ele no permite que a mente exera domnio sobre ele. Durante a manh, ... durante o meio do dia, ... durante a noite, ele permanece em qualquer estado ou realizao que quiser. Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.

10. Ento o venervel Sariputta se dirigiu queles venerveis assim: Amigos, ns todos falamos de acordo com a nossa prpria inspirao. Vamos at o Abenoado relatar este assunto. Da forma como o Abenoado responder, assim nos recordaremos. Sim, amigos, eles responderam. Ento aqueles venerveis foram at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentaram a um lado. O venervel Sariputta disse para o Abenoado:

11. Venervel senhor, o venervel Revata e o venervel Ananda vieram at mim para ouvir o Dhamma. Eu os vi vindo distncia e disse para o venervel Ananda: Que o venervel Ananda venha, bem vindo ao venervel Ananda ... Amigo Ananda, a Floresta de rvores Sala de Gosinga prazerosa ... Que tipo de bhikkhu, amigo Ananda, poderia iluminar a Floresta de rvores Sala de Gosinga? Tendo sido perguntado, venervel senhor, o venervel Ananda respondeu: Aqui, amigo Sariputta, um bhikkhu aprendeu muito ...(igual ao verso 4) ... Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.

Muito bem, muito bem, Sariputta. Ananda, falando corretamente, deveria falar exatamente como ele falou. Pois Ananda aprendeu muito, se recorda daquilo que aprendeu e consolida aquilo que aprendeu. Aqueles ensinamentos que so bons no princpio, bons no meio e bons no final, com o correto significado e fraseado e que revelam uma vida santa que completamente perfeita e imaculada ensinamentos como esses, ele os aprendeu bem, se recorda, domina com a linguagem, investigou com a mente e penetrou corretamente com o entendimento. E ele ensina o Dhamma para as quatro assemblias atravs de enunciados e frases bem elaboradas e coerentes para a erradicao das tendncias subjacentes.

12. Quando isso foi dito, venervel senhor, eu me dirigi ao venervel Revata assim: Amigo Revata ... Que tipo de bhikkhu poderia iluminar a Floresta de rvores Sala de Gosinga? E o venervel Revata respondeu: Aqui, amigo Sariputta, um bhikkhu se deleita com a meditao solitria ... (igual ao verso 5) ... Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.

Muito bem, muito bem, Sariputta. Revata, falando corretamente, deveria falar exatamente como ele falou. Pois Revata se deleita com a meditao solitria e sente prazer com a meditao solitria; ele se dedica tranqilidade da mente, no negligencia a meditao que conduz aos jhanas, cultiva o insight e habita cabanas vazias.

13. Quando isso foi dito, venervel senhor, eu me dirigi ao venervel Anuruddha assim: Amigo Anuruddha ... Que tipo de bhikkhu poderia iluminar a Floresta de rvores Sala de Gosinga? E o venervel Anuruddha respondeu: Aqui, amigo Sariputta, por meio do olho divino ... (igual ao verso 6) ... Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.

Muito bem, muito bem, Sariputta. Anuruddha, falando corretamente, deveria falar exatamente como ele falou. Pois, por meio do olho divino que purificado e sobrepuja o humano Anuruddha inspeciona milhares de mundos.

14. Quando isso foi dito, venervel senhor, eu me dirigi ao venervel Maha Kassapa assim: Amigo Kassapa ... Que tipo de bhikkhu poderia iluminar a Floresta de rvores Sala de Gosinga? E o venervel Maha Kassapa respondeu: Aqui, amigo Sariputta, um bhikkhu vive nas florestas ... (igual ao verso 7) ... Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.

Muito bem, muito bem, Sariputta. Kassapa, falando corretamente, deveria falar exatamente como ele falou. Pois Kassapa vive nas florestas e fala enaltecendo a vida nas florestas ... ele alcanou o conhecimento e viso da libertao e fala enaltecendo a realizao do conhecimento e viso da libertao.

15. Quando isso foi dito, venervel senhor, eu me dirigi ao venervel Maha Moggallana assim: Amigo Moggallana ... Que tipo de bhikkhu poderia iluminar a Floresta de rvores Sala de Gosinga? E o venervel Maha Moggallana respondeu: Aqui, amigo Sariputta, dois bhikkhus se engajam numa conversa sobre o Dhamma superior ... (igual ao verso 8) ... Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.

Muito bem, muito bem, Sariputta. Moggallana, falando corretamente, deveria falar exatamente como ele falou. Pois Moggallana aquele que fala sobre o Dhamma.

16. Quando isso foi dito, o venervel Maha Moggallana disse ao Abenoado: Ento, venervel senhor, eu me dirigi ao venervel Sariputta assim: Amigo Sariputta ... Que tipo de bhikkhu poderia iluminar a Floresta de rvores Sala de Gosinga? E o venervel Sariputta respondeu: Aqui, amigo Moggallana, um bhikkhu exerce domnio sobre a sua mente ... (igual ao verso 9) ... Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.

Muito bem, muito bem, Moggallana. Sariputta, falando corretamente, deveria falar exatamente como ele falou. Pois Sariputta exerce domnio sobre a sua mente, ele no permite que a mente exera domnio sobre ele. Durante a manh, ele permanece em qualquer estado ou realizao que ele quiser; durante o meio do dia, ele permanece em qualquer estado ou realizao que ele quiser; durante a noite, ele permanece em qualquer estado ou realizao que ele quiser.

17. Quando isso foi dito, o venervel Sariputta perguntou ao Abenoado: Venervel senhor, qual de ns falou bem?

Todos vocs falaram bem, Sariputta, cada um a seu modo. Ouam tambm de mim qual bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga. Aqui, Sariputta, um bhikkhu depois de haver esmolado comida, aps a refeio, senta-se com as pernas cruzadas, mantm o corpo ereto e estabelece a ateno plena sua frente, decidindo: Eu no interromperei esta postura sentada at que atravs do desapego a minha mente esteja libertada das impurezas. Esse tipo de bhikkhu poderia iluminar esta Floresta de rvores Sala de Gosinga.[7]

Isso foi o que disse o Abenoado. Aqueles venerveis ficaram satisfeitos e contentes com as palavras do Abenoado.

 


 

Notas:

[1] As quatro assemblias so os bhikkhus, bhikkhunis, discpulos leigos homens e mulheres. As sete tendncias subjacentes esto detalhadas no MN 18.8. O Buda declarou que o venervel Ananda era o discpulo mais destacado dentre aqueles que haviam aprendido muito e os seus discursos eram apreciados pelas quatro assemblias (DN 16.5.16). [Retorna]

[2] Yatha sakam patibhanam. Esta frase tambm poderia ser interpretada como de acordo com a sua intuio ou de acordo com o seu ideal.[Retorna]

[3] O venervel Revata foi declarado como o discpulo mais destacado dentre aqueles que meditavam. [Retorna]

[4] O venervel Anuruddha era o discpulo mais destacado dentre aqueles que possuam o olho divino. [Retorna]

[5] Maha Kassapa era o discpulo mais destacado dentre aqueles que seguiam as prticas ascticas. [Retorna]

[6] Abhidhamma. Embora essa palavra no deva se referir ao Pitaka com esse nome obviamente, o produto do pensamento Budista posterior aos Nikayas ela pode muito bem indicar uma abordagem sistemtica e analtica doutrina que serviu como o ncleo original para o Abhidhamma Pitaka. Num cuidadoso estudo dos contextos nos quais a palavra Abhidhamma ocorre nos Suttas, o estudioso de Pali, Fumimaro Watanabe, concluiu que os prprios discpulos do Buda formaram a concepo do Abhidhamma como uma anlise filosfica visando definir, analisar e classificar os dhammas e explorar as suas relaes mtuas. Veja o seu livro Philosophy and its Development in the Nikayas and Abhidhamma, pg. 34-36. [Retorna]

[7] Enquanto as respostas dos discpulos defendem como ideal um bhikkhu que j tenha alcanado a proficincia numa esfera em particular da vida de um renunciante, a resposta do Buda, ao focar num bhikkhu que ainda est em busca do objetivo, enfatiza o propsito ltimo daquela prpria vida. [Retorna]

 

 

Revisado: 25 Junho 2014

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