Majjhima Nikaya 34

Culagopalaka Sutta

O Pequeno Discurso sobre o Pastor

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1. Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava entre os Vajjians em Ukkacela na margem do rio Gnges. L ele se dirigiu aos monges desta forma: Bhikkhus Venervel Senhor, eles responderam. O Abenoado disse o seguinte:

2. Bhikkhus, certa vez havia um pastor tolo em Magadha, que no ltimo ms da estao das chuvas, no outono, sem examinar a margem deste lado nem a margem do outro lado do rio Gnges, conduziu o seu rebanho de gado atravs do rio, para a outra margem no pas dos Videhans, num local onde no havia um vau. Ento os bois se aglomeraram no meio da correnteza do rio Gnges e acabaram dando de encontro com a calamidade e o desastre. Por que isso? Porque aquele tolo pastor de Magadha, no ltimo ms da estao das chuvas, no outono, sem examinar a margem deste lado nem a margem do outro lado do rio Gnges, conduziu o seu rebanho de gado atravs do rio, para a outra margem no pas dos Videhans, num local onde no havia um vau.

3. Da mesma forma, bhikkhus, no que diz respeito aos contemplativos e brmanes que so inbeis com relao a este mundo e ao outro mundo, inbeis com relao ao reino de Mara e aquilo que est fora do reino de Mara, inbeis com relao ao reino da Morte e aquilo que est fora do reino da Morte, isso conduzir aqueles que pensam que devem ouv-los e depositar f neles ao dano e sofrimento por muito tempo.

4. Bhikkhus, certa vez houve um pastor sbio em Magadha, que no ltimo ms da estao das chuvas, no outono, depois de examinar a margem deste lado e a margem do outro lado do rio Gnges, conduziu o seu rebanho de gado atravs do rio, para a outra margem no pas dos Videhans, num local onde havia um vau. Ele fez com que os touros, os pais e lderes da boiada entrassem primeiro, e eles enfrentaram a correnteza do rio Gnges e chegaram com segurana outra margem. Ele fez com que o gado forte e o gado a ser domesticado entrasse em seguida, e eles tambm enfrentaram a correnteza do rio Gnges e chegaram com segurana outra margem. Ele fez com que os novilhos e as vitelas entrassem em seguida, e eles tambm enfrentaram a correnteza do rio Gnges e chegaram com segurana outra margem. Ele fez com que os bezerros e o gado dbil entrassem em seguida, e eles tambm enfrentaram a correnteza do rio Gnges e chegaram com segurana outra margem. Naquela ocasio havia um frgil bezerro recm nascido que, estimulado pelo mugido da me, tambm enfrentou a correnteza do rio Gnges e chegou com segurana outra margem. Por que isso? Porque aquele sbio pastor de Magadha, no ltimo ms da estao das chuvas, no outono, depois de examinar a margem deste lado e a margem do outro lado do rio Gnges, conduziu o seu rebanho de gado atravs do rio, para a outra margem no pas dos Videhans, num local onde havia um vau.

5. Da mesma forma, bhikkhus, no que diz respeito aos contemplativos e brmanes que so hbeis com relao a este mundo e ao outro mundo, hbeis com relao ao reino de Mara e aquilo que est fora do reino de Mara, hbeis com relao ao reino da Morte e aquilo que est fora do reino da Morte isso conduzir aqueles que pensam que devem ouv-los e depositar f neles ao bem-estar e felicidade por muito tempo.

6. Bhikkhus, tal como os touros, os pais e lderes do rebanho enfrentaram a correnteza do rio Gnges e chegaram com segurana outra margem, assim tambm, aqueles bhikkhus que so arahants com as impurezas destrudas, viveram a vida santa, fizeram o que devia ser feito, depuseram o fardo, alcanaram o objetivo verdadeiro, destruram os grilhes da existncia e esto completamente libertados atravs do conhecimento supremo por terem enfrentado a correnteza de Mara eles chegaram com segurana outra margem.

7. Tal como o gado forte e o gado a ser domesticado enfrentaram a correnteza do rio Gnges e chegaram com segurana outra margem, assim tambm, aqueles bhikkhus que, com a destruio dos cinco primeiros grilhes, iro renascer espontaneamente [nas Moradas Puras] e l iro realizar o parinibbana sem nunca mais retornar daquele mundo - por terem enfrentado a correnteza de Mara eles chegaram com segurana outra margem.

8. Tal como os novilhos e as vitelas enfrentaram a correnteza do rio Gnges e chegaram com segurana outra margem, assim tambm, aqueles bhikkhus que, com a destruio de trs grilhes e com a atenuao da cobia, raiva e deluso, so aqueles que retornam apenas uma vez, retornando a este mundo uma vez para dar um fim ao sofrimento - por terem enfrentado a correnteza de Mara eles chegaram com segurana outra margem.

9. Tal como os bezerros e o gado dbil enfrentaram a correnteza do rio Gnges e chegaram com segurana outra margem, assim tambm, aqueles bhikkhus que, com a destruio de trs grilhes, so aqueles que entraram na correnteza no mais destinados aos mundos inferiores, com o destino fixo, eles tm a iluminao como destino - por terem enfrentado a correnteza de Mara eles chegaram com segurana outra margem.

10. Tal como aquele frgil bezerro recm nascido que, estimulado pelo mugido da me, tambm enfrentou a correnteza do rio Gnges e chegou com segurana outra margem, assim tambm, aqueles bhikkhus que so discpulos do dhamma e discpulos pela f - por terem enfrentado a correnteza de Mara eles chegaram com segurana outra margem.[1]

11. Bhikkhus, eu sou hbil com relao a este mundo e ao outro mundo, hbil com relao ao reino de Mara e aquilo que est fora do reino de Mara, hbil com relao ao reino da Morte e aquilo que est fora do reino da Morte. Isso ir conduzir aqueles que pensam que devem ouvir-me e depositar f em mim ao bem-estar e felicidade por muito tempo .

12. Isso foi o que disse o Abenoado. Tendo dito isso o Mestre disse mais:

Ambos este mundo e o mundo alm
so bem descritos por aquele que sabe,
aquilo que ainda se encontra dentro do alcance de Mara
e o que est fora do alcance da Morte.

Conhecendo de modo direto todo o mundo,
o Iluminado que sabe
abriu a porta para o imortal
atravs do qual Nibbana pode ser realizado com segurana.

Pois o rio de Mara j foi enfrentado,
a torrente bloqueada, a ramada removida;
regozijem-se ento com vigor, bhikkhus,
e depositem o seu corao onde se encontra a segurana.

 


 

Notas:

[1] Veja o MN 22 nota 26. [Retorna]

 

 

Revisado: 11 Junho 2005

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