Samyutta Nikaya I.23

Jata Sutta

Enredo

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Um enredo interior, um enredo exterior,
esta populao est enredada num enredo.
Eu lhe pergunto isto, Oh! Gotama,
quem capaz de desenredar esse enredo? [1]

Algum estabelecido na virtude, sbio,
desenvolvendo a mente e a sabedoria,
um bhikkhu ardente e com discernimento:
ele capaz de desenredar esse enredo. [2]

Aqueles para quem a cobia e a raiva
junto com a ignorncia foram extirpadas,
os arahants com as impurezas destrudas:
para eles o enredo foi desenredado. [3]

Onde a mentalidade-materialidade (nome e forma) cessa,
extinta sem deixar vestgio,
igual com a coliso e a percepo da forma:
nesse ponto que o enredo cortado. [4]

 


 

Notas:

[1] Jata, enredo, um termo para a rede do desejo no sentido de que este aprisiona. H um enredo interior e um enredo exterior, porque o desejo surge com respeito s nossas posses e s posses dos outros; com respeito ao nosso corpo e ao corpo dos outros; e com respeito s seis bases internas e externas. [Retorna]

[2] A resposta do Buda um enunciado sucinto do treinamento trplice, com desenvolvendo a mente, (citta), referindo-se a samadhi. O comentrio adiciona que a sabedoria mencionada trs vezes neste verso: primeiro, como a inteligncia inata, (sbio); segundo, desenvolvendo a sabedoria, como a sabedoria derivada do insight, (vipassana-paa); e terceiro, discernimento, a sabedoria pragmtica que assume a liderana em todas as tarefas. [Retorna]

[3] Enquanto o verso anterior mostrava o discpulo em treinamento, (sekha), que capaz de desenredar o enredo, este verso mostra o arahant, aquele que foi alm do treinamento, que desenredou o enredo. [Retorna]

[4] Este verso mostra em que ponto o enredo pode ser desenredado. Neste caso, mentalidade representa os quatro agregados mentais. A coliso representa o impacto dos cinco objetos dos sentidos nas cinco bases sensuais. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Fevereiro 2005

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