Samyutta Nikaya III.20

Puttaka Sutta

Sem Filhos

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Em Savatthi. Ento o rei Pasenadi foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado. O Abenoado ento disse o seguinte:

"Grande rei, de onde voc est vindo no meio do dia?"

"Aqui, venervel senhor, um banqueiro em Savatthi morreu, eu venho depois de transportar a sua riqueza para o palcio visto que ele morreu sem deixar testamento."

"Assim , grande rei, assim grande rei. Uma vez no passado um banqueiro ofereceu comida esmolada para um paccekabuddha chamado Tagarasikhi. Tendo dito, 'D comida para o contemplativo,' ele levantou do seu assento e partiu. Mas depois de ter dado ele se arrependeu, pensando: 'Teria sido melhor se os escravos ou trabalhadores tivessem comido aquilo!' Alm disso ele matou o nico filho do seu irmo para herdar a sua fortuna.

"Visto que o banqueiro ofereceu comida ao paccekabuddha Tagarasikhi, como resultado desse kamma ele renasceu sete vezes num destino feliz. Como resultado desse kamma ele obteve por sete vezes a posio de banqueiro aqui mesmo em Savatthi. Mas como mais tarde ele se arrependeu da oferenda, como resultado residual desse kamma a sua mente no se inclinava para o prazer da boa comida, das boas roupas e dos bons veculos, nem para o prazer derivado dos cinco elementos do prazer sensual. E visto que aquele banqueiro matou o nico filho do seu irmo para herdar a sua fortuna, como resultado desse kamma ele sofreu no inferno por muitas centenas de anos, por muitos milhares de anos. Como resultado residual desse kamma ele deixou para o tesouro real sete fortunas.

"O antigo mrito desse banqueiro est completamente exaurido e ele no acumulou novos mritos. Assim hoje, grande rei, esse banqueiro est sendo assado no grande inferno Roruva."

"Ento, venervel senhor, esse banqueiro renasceu no grande inferno Roruva?"

"Sim grande rei, esse banqueiro renasceu no grande inferno Roruva."

"Gros, riqueza, ouro, e prata,
ou quaisquer outras posses,
escravos, trabalhadores, mensageiros,
todos aqueles que vivem como dependentes:
sem levar nada consigo ele tem que partir,
tudo tem que ser deixado para trs.

"Mas aquilo que foi feito atravs do corpo,
linguagem ou mente:
isso deveras lhe pertence,
isso ele leva ao partir;
isso aquilo que o segue
tal como uma sombra que nunca parte.

"Portanto faa o bem
como uma coleo para a vida futura.
Mritos aquilo que sustenta os seres vivos
ao surgirem no outro mundo."

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Maro 2013

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