Samyutta Nikaya LV.40

Nandiyasakka Sutta

Nandiya

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Em certa ocasio, o Abenoado estava entre os Sakyas em Kapilavatthu, no Parque de Nigrodha. Ento, o Sakya Nandiya foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse:

Venervel senhor, quando os quatro fatores para entrar na correnteza esto completamente e totalmente ausentes num nobre discpulo, ento aquele nobre discpulo seria um dos que permanece na negligncia?

Nandiya, eu digo que uma pessoa, para quem os quatro fatores daquele que entrou na correnteza esto completamente e totalmente ausentes, uma forasteira, algum que faz parte da faco dos mundanos. [1] Mas, Nandiya, quanto a como um nobre discpulo aquele que permanece na negligncia e aquele que permanece na diligncia, oua e preste muita ateno quilo que vou dizer.

Sim, venervel senhor, o Sakya Nandiya respondeu. O Abenoado disse o seguinte:

E como, Nandiya, um nobre discpulo algum que permanece na negligncia? Aqui, Nandiya, um nobre discpulo possui perfeita claridade, serenidade e confiana no Buda assim: O Abenoado ... mestre de devas e humanos, iluminado, sublime. Satisfeito com essa perfeita claridade, serenidade e confiana no Buda, ele no faz esforo adicional pela solido durante o dia e pelo isolamento durante a noite. Quando ele assim permanece negligente, no h satisfao. [2] Quando no h satisfao, no h xtase. Quando no h xtase, o corpo no fica calmo. Quando no h calma, ele permanece no sofrimento. A mente daquele que sofre no se torna concentrada. Quando a mente no est concentrada, os fenmenos no se manifestam. E porque os fenmenos no se manifestam considera-se que ele algum que permanece na negligncia.

Outra vez, Nandiya, um nobre discpulo possui perfeita claridade, serenidade e confiana no Dhamma ... na Sangha ... Ele possui as virtudes apreciadas pelos nobres intactas ... que conduzem concentrao. Satisfeito com essas virtudes, ele no faz esforo adicional pela solido durante o dia e pelo isolamento durante a noite. Quando ele assim permanece negligente, no h satisfao. Quando no h satisfao, no h xtase. Quando no h xtase, o corpo no fica calmo. Quando no h calma, ele permanece no sofrimento. A mente daquele que sofre no se torna concentrada. Quando a mente no est concentrada, os fenmenos no se manifestam. E porque os fenmenos no se manifestam considera-se que ele algum que permanece na negligncia.

dessa forma, Nandiya, que algum permanece na negligncia

E como, Nandiya, um nobre discpulo algum que permanece na diligncia? Aqui, Nandiya, um nobre discpulo possui perfeita claridade, serenidade e confiana no Buda assim: O Abenoado ... mestre de devas e humanos, iluminado, sublime. No satisfeito com essa perfeita claridade, serenidade e confiana no Buda, ele faz esforo adicional pela solido durante o dia e pelo isolamento durante a noite. Quando ele assim permanece diligente, a satisfao surge. Quando h satisfao, o xtase surge. Quando a mente alada pelo xtase, o corpo fica calmo. Com o corpo calmo, ele experimenta a felicidade. A mente daquele que sente felicidade, se torna concentrada. Quando a mente est concentrada, os fenmenos se manifestam. E porque os fenmenos se manifestam considera- se que ele algum que permanece na diligncia.

Outra vez, Nandiya, um nobre discpulo possui perfeita claridade, serenidade e confiana no Dhamma ... na Sangha ... Ele possui as virtudes apreciadas pelos nobres intactas ... que conduzem concentrao. No satisfeito com essas virtudes, ele faz esforo adicional pela solido durante o dia e pelo isolamento durante a noite. Quando ele assim permanece diligente, a satisfao surge. Quando h satisfao, o xtase surge. Quando a mente alada pelo xtase, o corpo fica calmo. Com o corpo calmo, ele experimenta a felicidade. A mente daquele que sente felicidade, se torna concentrada. Quando a mente est concentrada, os fenmenos se manifestam. E porque os fenmenos se manifestam considera- se que ele algum que permanece na diligncia.

dessa forma, Nandiya, que algum permanece na diligncia.

 


 

Notas:

[1] Igual ao SN XLVIII.18. [Retorna]

[2] A partir deste ponto igual ao SN XXXV.97. [Retorna]

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Revisado: 9 Maio 2014

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