Samyutta Nikaya LVI.8

Cinta Sutta

Reflexo

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Bhikkhus, no reflitam de modo ruim e prejudicial: O mundo eterno ou O mundo no eterno; ou O mundo finito, ou O mundo infinito; ou A alma e o corpo so a mesma coisa, ou A alma uma coisa, o corpo outra; ou Aps a morte um Tathagata existe, ou Aps a morte um Tathagata no existe, ou Aps a morte um Tathagata tanto existe como no existe, ou Aps a morte um Tathagata nem existe, nem no existe. Por qual razo? Porque essas reflexes, bhikkhus, no trazem benefcios, no pertencem aos fundamentos da vida santa e no conduzem ao desencantamento, ao desapego, cessao, paz, ao conhecimento direto, iluminao, a Nibbana

Quando refletirem, bhikkhus, vocs deveriam refletir: Isto sofrimento; vocs deveriam refletir: Esta a origem do sofrimento; vocs deveriam refletir: Esta a cessao do sofrimento; vocs deveriam refletir: Este o caminho que conduz cessao do sofrimento. Por qual razo? Porque essas reflexes, bhikkhus, trazem benefcios, pertencem aos fundamentos da vida santa e conduzem ao desencantamento, ao desapego, cessao, paz, ao conhecimento direto, iluminao, a Nibbana.

Portanto, bhikkhus, um esforo deve ser feito para compreender: Isto sofrimento. Um esforo deve ser feito para compreender: Esta a origem do sofrimento. Um esforo deve ser feito para compreender: Esta a cessao do sofrimento. Um esforo deve ser feito para compreender: Este o caminho que conduz cessao do sofrimento.

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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