Samyutta Nikaya XII.15

Kaccayanagotta Sutta

Para Kaccayana Gotta (Entendimento Correto)

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Em Savathi. Ento o venervel Kaccayana Gotta se aproximou do Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse para o Abenoado: Venervel senhor, dito Entendimento correto, entendimento correto. De que forma existe entendimento correto?

Kaccayana, em geral este mundo depende de uma dualidade, a noo da existncia e a noo da no existncia. Mas para aquele que v com correta sabedoria a origem do mundo, tal como na verdade ela ocorre, a noo da no existncia com relao ao mundo no lhe ocorrer. Aquele que v com correta sabedoria a cessao do mundo, tal como na verdade ela ocorre, a noo da existncia com relao ao mundo no lhe ocorrer.

Kaccayana, em geral este mundo aprisionado por adeses, apegos e preconceitos. Mas uma pessoa como essa [com entendimento correto] no se envolve ou se apega atravs dessas adeses, apegos, fixaes mentais, inclinaes ou obsesses; e ela no toma uma determinao com relao ao meu eu; ela no tem dvida ou perplexidade que aquilo que surge apenas o sofrimento surgindo, aquilo que cessa apenas o sofrimento cessando. O conhecimento dela com relao a isso no depende dos outros. com referncia a isso, Kaccayana, que existe o entendimento correto.

Tudo existe: Kaccayana, esse um extremo. Tudo no existe: esse o outro extremo. Evitando esses dois extremos, o Tathagata ensina o Dhamma pelo meio: Da ignorncia como condio, as formaes volitivas [surgem]. Das formaes volitivas como condio, a conscincia. Da conscincia como condio, a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases dos sentidos. Das seis bases dos sentidos como condio, o contato. Do contato como condio, a sensao. Da sensao como condio, o desejo. Do desejo como condio, o apego. Do apego como condio, o ser/existir. Do ser/existir como condio, o nascimento. Do nascimento como condio, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero surgem. Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

Agora, do desaparecimento e cessao sem deixar vestgios dessa mesma ignorncia cessam as formaes volitivas. Da cessao das formaes volitivas cessa a conscincia. Da cessao da conscincia cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma) cessam as seis bases dos sentidos. Da cessao das seis bases dos sentidos cessa o contato. Da cessao do contato cessa a sensao. Da cessao da sensao cessa o desejo. Da cessao do desejo cessa o apego. Da cessao do apego cessa o ser/existir. Da cessao do ser/existir cessa o nascimento. Da cessao do nascimento, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero, tudo cessa. Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Setembro 2004

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