Samyutta Nikaya XII.2

Paticca-samuppada-vibhanga Sutta

Anlise da Origem Dependente

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Em Savatthi."Bhikkhus, eu ensinarei e analisarei para vocs a origem dependente. Ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

"O que, bhikkhus, a origem dependente?

Da ignorncia como condio, as formaes volitivas [surgem].
Das formaes volitivas como condio, a conscincia.
Da conscincia como condio, a mentalidade-materialidade (nome e forma).
Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases dos sentidos.
Das seis bases dos sentidos como condio, o contato.
Do contato como condio, a sensao.
Da sensao como condio, o desejo.
Do desejo como condio, o apego.
Do apego como condio, o ser/existir.
Do ser/existir como condio, o nascimento.
Do nascimento como condio, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero surgem. Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

"Agora o que envelhecimento e morte? O envelhecimento dos seres nas diversas classes de seres, a sua idade avanada, os dentes quebradios, os cabelos grisalhos, a pele enrugada, o declnio da vida, o enfraquecimento das faculdades - a isto se denomina envelhecimento. O falecimento dos seres nas vrias classes de seres, a sua morte, a dissoluo, o desaparecimento, o morrer, a finalizao do tempo, a dissoluo dos agregados, o cadver descartado - a isto se denomina morte.

"O que nascimento? O nascimento dos seres nas vrias classes de seres, o prximo nascimento, a precipitao [em um ventre], a gerao, a manifestao dos agregados, a obteno das bases para contato - a isto se denomina nascimento.

"O que ser/existir? Existem esses trs tipos de seres: seres do reino sensual, seres do reino da matria sutil, (ou com forma), e seres do reino imaterial, (ou sem forma) - a isto se denomina ser/existir.

"O que apego? Existem esses quatro tipos de apego: apego a prazeres sensuais, apego a idias, apego a preceitos e rituais e apego idia da existncia de um eu - a isto se denomina apego.

"O que desejo? Existem essas seis classes de desejo: desejo por formas, desejo por sons, desejo por aromas, desejo por sabores, desejo por tangveis, desejo por objetos mentais - a isto se denomina desejo.

"O que sensao? Existem essas seis classes de sensaes: sensaes que surgem do contato no olho, sensaes que surgem do contato no ouvido, sensaes que surgem do contato no nariz, sensaes que surgem do contato na lngua, sensaes que surgem do contato no corpo, sensaes que surgem do contato na mente - a isto se denomina sensao.

"O que contato? Existem essas seis classes de contato: contato no olho, contato no ouvido, contato no nariz, contato na lngua, contato no corpo, contato na mente - a isto se denomina contato.

"O que so as seis bases dos sentidos? Existem essas seis bases: a base do olho, a base do ouvido, a base do nariz, a base da lngua, a base do corpo, a base da mente - a isto se denomina seis bases dos sentidos.

"O que mentalidade-materialidade (nome e forma)? Sensao, percepo, volio, contato e ateno - esses so chamados de mentalidade (nome). Os quatro grandes elementos e a forma material derivada dos quatro grandes elementos - esses so chamados de materialidade (forma) - a isto se denomina mentalidade-materialidade (nome e forma).

"O que conscincia? Existem essas seis classes de conscincia: conscincia no olho, conscincia no ouvido, conscincia no nariz, conscincia na lngua, conscincia no corpo, conscincia na mente - a isto se denomina conscincia.

"O que so formaes volitivas? Existem esses trs tipos de formaes: a formao corporal, a formao verbal e a formao mental - a isto se denomina formaes volitivas.

"O que ignorncia? No ter o conhecimento do sofrimento, no ter o conhecimento da origem do sofrimento, no ter o conhecimento da cessao do sofrimento, no ter o conhecimento do caminho que conduz cessao do sofrimento - a isto se denomina ignorncia.

"Agora, do desaparecimento e cessao sem deixar vestgios dessa mesma ignorncia cessam as formaes volitivas. Da cessao das formaes volitivas cessa a conscincia. Da cessao da conscincia cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma) cessam as seis bases dos sentidos. Da cessao das seis bases dos sentidos cessa o contato. Da cessao do contato cessa a sensao. Da cessao da sensao cessa o desejo. Da cessao do desejo cessa o apego. Da cessao do apego cessa o ser/existir. Da cessao do ser/existir cessa o nascimento. Da cessao do nascimento, ento envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero, tudo cessa. Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento."

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 8 Setembro 2012

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