Samyutta Nikaya XII.36

Avijjapaccaya (dutiya) Sutta

Ignorncia como Condio

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Em Savatthi. "Bhikkhus, da ignorncia como condio, as formaes volitivas [surgem]. Das formaes volitivas como condio, a conscincia. Da conscincia como condio, a mentalidade-materialidade (nome e forma) ... Essa a origem de toda essa massa de sofrimento."

"Dizer um dos dois, O que o envelhecimento e morte, a quem eles pertencem, ou envelhecimento e morte so uma coisa, quem experimenta isso outra, ambas afirmaes so idnticas no significado; elas diferem apenas no fraseado. Quando existe o entendimento, a alma e o corpo so a mesma coisa, no pode haver a vida santa; e quando existe o entendimento, a alma e o corpo so duas coisas distintas, no pode haver a vida santa. Evitando esses dois extremos o Tathagata ensina o Dhamma pelo meio: Do nascimento como condio, o envelhecimento e a morte."

"Dizer um dos dois, O que so as formaes volitivas, a quem elas pertencem, ou as formaes volitivas so uma coisa, quem experimenta isso outra, ambas afirmaes so idnticas no significado; elas diferem apenas no fraseado. Quando existe o entendimento, a alma e o corpo so a mesma coisa, no pode haver a vida santa; e quando existe o entendimento, a alma e o corpo so duas coisas distintas, no pode haver a vida santa. Evitando esses dois extremos o Tathagata ensina o Dhamma pelo meio: Da ignorncia como condio, as formaes volitivas.

"Mas com o desaparecimento e cessao sem deixar vestgios dessa mesma ignorncia, qualquer tipo de contoro, manobra, vacilao que possa haver - O que o envelhecimento e morte, a quem eles pertencem, ou envelhecimento e morte so uma coisa, quem experimenta isso outra, ou a alma e o corpo so a mesma coisa, ou a alma e o corpo so duas coisas distintas, - tudo isso abandonado, cortado pela raiz, feito como com um tronco de palmeira, eliminado de modo que no estar sujeito a um futuro surgimento.

"Mas com o desaparecimento e cessao sem deixar vestgios dessa mesma ignorncia, qualquer tipo de contoro manobra, vacilao que possa haver - O que o nascimento, a quem ele pertence, ou nascimento uma coisa, quem experimenta isso outra, ... O que so as formaes volitivas, a quem elas pertencem, ou as formaes volitivas so uma coisa, quem experimenta isso outra,ou a alma e o corpo so a mesma coisa, ou a alma e o corpo so duas coisas distintas, - tudo isso abandonado, cortado pela raiz, feito como com um tronco de palmeira, eliminado de modo que no estar sujeito a um futuro surgimento."

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 15 Maro 2014

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