Samyutta Nikaya XII.47

Janussoni Sutta

Janussoni

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Em Savatthi. Ento o brmane Janussoni foi at o Abenoado e perguntou:

"Mestre Gotama, 'todas as coisas existem'?"

"A idia de que 'todas as coisas existem', brmane, um extremo."

"Ento 'todas as coisas no existem'?"

"A idia de que 'todas as coisas no existem' o segundo extremo. Evitando esses dois extremos, o Tathagata ensina o Dhamma pelo meio, da ignorncia como condio, as formaes volitivas [surgem]. Das formaes volitivas como condio, a conscincia. Da conscincia como condio, a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases dos sentidos. Das seis bases dos sentidos como condio, o contato. Do contato como condio, a sensao. Da sensao como condio, o desejo. Do desejo como condio, o apego. Do apego como condio, o ser/existir. Do ser/existir como condio, o nascimento. Do nascimento como condio, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero surgem."

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 15 Maro 2014

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