Samyutta Nikaya XLV.97

Chatthapacinaninna Sutta

Declivando para o Oceano

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Em Savatthi. Bhikkhus, assim como o rio Gnges decliva, tende e se inclina na direo do oceano, um bhikkhu que desenvolve e cultiva o Nobre Caminho ctuplo tambm decliva, tende e se inclina na direo de Nibbana.

E como, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve e cultiva o Nobre Caminho ctuplo para ele declivar, tender e se inclinar na direo de Nibbana? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve o entendimento correto, que tem como base o afastamento, desapego e cessao, que amadurece no abandono ... Ele desenvolve a concentrao correta, que tem como base o afastamento, desapego e cessao, que amadurece no abandono. dessa forma, bhikkhus, que um bhikkhu desenvolve e cultiva o Nobre Caminho ctuplo para ele declivar, tender e se inclinar na direo de Nibbana.[1]

 


 

Notas:

[1] O afastamento, (viveka), pode ser de cinco tipos: (i) em relao a um aspecto em particular (temporrio, atravs da prtica de insight); (ii) atravs da supresso (temporrio, ao alcanar os jhanas); (iii) atravs da erradicao (permanente, atravs do caminho supramundano); (iv) atravs do apaziguamento ( permanente, atravs do fruto do caminho supramundano); (v) atravs da escapatria (permanente, em Nibbana). A mesma explicao se aplica ao desapego, (viraga), e cessao, (nirodha). O abandono se refere ao abandono das contaminaes. [Retorma]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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