Samyutta Nikaya XLVI.1

Himavanta Sutta

O Himalaia

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Em Savatthi. Bhikkhus, na dependncia do Himalaia, o rei das montanhas, que as serpentes, (nagas), crescem de corpo e ganham fora. Tendo crescido de corpo e ganhado fora l, elas descem para os lagos pequenos. Tendo descido para os lagos pequenos, elas descem para os grandes lagospequenos riosgrandes rioso grande oceano. Ali elas alcanam a majestade e amplitude em relao ao corpo.

Da mesma forma, bhikkhus, na dependncia da virtude, estabelecido na virtude, tendo perseverado e desenvolvido os sete fatores da iluminao, que um bhikkhu alcana a majestade e amplitude em relao s qualidades mentais benficas.[1]

E como um bhikkhu na dependncia da virtude, estabelecido na virtude, desenvolve os sete fatores da iluminao? Aqui, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve o fator da iluminao da ateno plena, que tem como base o afastamento, desapego e cessao que amadurece no abandono. [2] Ele desenvolve o fator da iluminao da investigao dos fenmenos ... Ele desenvolve o fator da iluminao da energia ... Ele desenvolve o fator da iluminao do xtase ... Ele desenvolve o fator da iluminao da tranqilidade ... Ele desenvolve o fator da iluminao da concentrao ... Ele desenvolve o fator da iluminao da equanimidade, que tem como base o afastamento, desapego e cessao que amadurece no abandono. Assim como um bhikkhu na dependncia da virtude, estabelecido na virtude, tendo perseverado e desenvolvido os sete fatores da iluminao - alcana a majestade e amplitude em relao s qualidades mentais benficas.

 


 

Notas:

[1] Bojjhanga um composto de boddhi + anga. O comentrio oferece uma explicao dupla: Os fatores da iluminao so os fatores do iluminado ou os fatores daquele que busca a iluminao. O que isso significa? atravs da juno dos estados que consistem da ateno plena, investigao dos fenmenos, energia, xtase, tranqilidade, concentrao, equanimidade, que surgem nos momentos dos caminhos supramundanos, que o nobre discpulo alcana a iluminao; portanto a juno desses estados chamada de iluminao. A definio do Buda (veja o SN XLVI.5), indica que na sua origem esses fatores foram concebidos no como fatores que constituem a iluminao, (a posio assumida pelos comentrios), mas como fatores que conduzem iluminao. Essa interpretao tambm conta com o respaldo da origem seqencial dos fatores descrita no SN XLVI.3. [Retorna]

[2] O afastamento, (viveka), pode ser de cinco tipos: (i) em relao a um aspecto em particular (temporrio, atravs da prtica de insight); (ii) atravs da supresso (temporrio, ao alcanar os jhanas); (iii) atravs da erradicao (permanente, atravs do caminho supramundano); (iv) atravs do apaziguamento ( permanente, atravs do fruto do caminho supramundano); (v) atravs da escapatria (permanente, em Nibbana). A mesma explicao se aplica ao desapego, (viraga), e cessao, (nirodha). O abandono se refere ao abandono das contaminaes. [Retorna]

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Revisado: 16 Abril 2005

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