Samyutta Nikaya XLVII.13

Cunda Sutta

Cunda

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Certa ocasio o Abenoado estava em Savathi, no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. Agora, naquela ocasio o Venervel Sariputta estava entre os habitantes de Magadha em Nalakagama doente, atormentado e gravemente enfermo e o novio Cunda era o seu acompanhante. Ento, devido a essa enfermidade, o Ven. Sariputta realizou o parinibbana.

O novio Cunda, tomando a tigela e os mantos do Ven. Sariputta foi at Savathi, no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. L ele foi at o Venervel Ananda e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse: "Venervel senhor, o Venervel Sariputta realizou o parinibbana. Aqui esto a sua tigela e mantos."

"Cunda, meu amigo, essa notcia motivo para ir ver o Abenoado. Venha, vamos at o Abenoado para relatar-lhe esse assunto."

"Sim venervel senhor" o novio Cunda respondeu.

Ento o Ven. Ananda e o novio Cunda foram at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentaram a um lado e o Venervel Ananda disse: "Este novio Cunda, venervel senhor, disse que o Venervel Sariputta realizou o parinibbana. Aqui esto a sua tigela e mantos. Venervel senhor, desde que ouvi que o Venervel Sariputta realizou o parinibbana, como se o meu corpo estivesse sedado, eu me senti perdido, as coisas no estavam claras para mim."

"Porque, Ananda, quando Sariputta realizou o parinibbana ele levou com ele o seu agregado da virtude, ou o seu agregado da concentrao, ou o seu agregado da sabedoria, ou o seu agregado da libertao, ou o seu agregado do conhecimento e viso da libertao?"

"No, ele no levou, venervel senhor. Mas para mim o Venervel Sariputta era um conselheiro e instrutor, ele me instrua, motivava, estimulava e encorajava. Ele era incansvel no ensinamento do Dhamma; ele era de grande ajuda para os seus companheiros na vida santa. Ns nos recordamos do alimento do Dhamma, da riqueza do Dhamma, da ajuda no Dhamma dada pelo Venervel Sariputta.

"Ananda, eu j no lhe disse antes: todas aquelas coisas que para ns so queridas, estimadas e prazerosas esto sujeitas mudana, separao e alterao? Ento, como poderia ser possvel que tudo aquilo que nasce, veio a ser, condicionado, que est sujeito dissoluo, no desaparea isso impossvel. como se o maior galho de uma grande rvore possuidora de cerne casse: da mesma forma, Ananda, na grande Sangha dos bhikkhus possuidora de cerne, Sariputta realizou o parinibbana. Como, Ananda, poderia ser possvel: Que aquilo que nasceu, veio a ser, condicionado, que est sujeito dissoluo, no desaparea? Isso impossvel.

"Portanto, Ananda, sejam ilhas para vocs mesmos, refgios para vocs mesmos, buscando nenhum refgio externo; com o Dhamma como a sua ilha, o Dhamma como o seu refgio, buscando nenhum outro refgio. E como, Ananda, um bhikkhu uma ilha para ele mesmo, um refgio para ele mesmo, buscando nenhum refgio externo; com o Dhamma como a sua ilha, o Dhamma como o seu refgio, buscando nenhum outro refgio? Neste caso, Ananda, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensaes como sensaes ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo.

Esses bhikkhus, Ananda, que agora ou depois que eu me for, permanecerem como uma ilha para eles mesmos, como um refgio para eles mesmos, sem nada mais como refgio, com o Dhamma como uma ilha, o Dhamma como refgio, sem nada mais como refgio, eles sero para mim os bhikkhus mais eminentes dentre aqueles que tm interesse em aprender."

 


 

Nota: Veja tambm o Ukkacela Sutta - SN XLVII.14

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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