Samyutta Nikaya XXII.101

Nava Sutta

O Navio

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Em Savatthi. Bhikkhus, eu digo que a destruio das impurezas realizada por aquele que sabe e que v, no por aquele que no sabe e que no v. Aquele que sabe o que e aquele que v o que, realiza a destruio das impurezas? Assim a forma, essa a sua origem, essa a sua cessao. Assim a sensao, essa a sua origem, essa a sua cessao. Assim a percepo, essa a sua origem, essa a sua cessao. Assim so as formaes volitivas, essa a sua origem, essa a sua cessao. Assim a conscincia, essa a sua origem, essa a sua cessao. A destruio das impurezas realizada por aquele que sabe dessa forma e que v dessa forma.

Mesmo que um bhikkhu tenha este desejo, Que a minha mente se liberte das impurezas atravs da ausncia de apego! mas se ele permanecer sem se dedicar prtica, ainda assim sua mente no ficar liberta das impurezas atravs da ausncia de apego. Por que ocorre isso? Por falta de prtica, deve ser dito. Por falta de praticar o que? Os quatro fundamentos da ateno plena, os quatro esforos corretos, as quatro bases de poder, as cinco faculdades, os cinco poderes, os sete fatores da iluminao, o nobre caminho ctuplo.

Suponham que uma galinha tenha oito, dez ou doze ovos. Se ela no cobr-los corretamente, aquec-los corretamente ou incub-los corretamente, ento mesmo que ela tenha o desejo, Que as minhas crias rompam as cascas dos ovos com suas garras afiadas ou bicos e saiam dos ovos com segurana! ainda assim no ser possvel que os pintos rompam as cascas dos ovos com suas garras afiadas ou bicos e saiam dos ovos com segurana. Por que ocorre isto? Porque a galinha no cobriu-os corretamente, aqueceu-os corretamente, incubou-os corretamente. Da mesma maneira, mesmo que este desejo ocorra a um bhikkhu que permanece sem se dedicar prtica, Que a minha mente se liberte das impurezas atravs da ausncia de apego! ainda assim sua mente no estar liberta das impurezas atravs da ausncia de apego. Por que ocorre isso? Por falta de prtica, deve ser dito. Por falta de praticar o que? Os quatro fundamentos da ateno plena, os quatro esforos corretos, as quatro bases de poder, as cinco faculdades, os cinco poderes, os sete fatores da iluminao, o nobre caminho ctuplo.

Mesmo que um bhikkhu no tenha este desejo, Que a minha mente se liberte das impurezas atravs da ausncia de apego! mas se ele permanecer dedicado prtica, ainda assim a sua mente ser libertada das impurezas atravs da ausncia de apego. Por que ocorre isso? Pela prtica, deve ser dito. Por praticar o que? Os quatro fundamentos da ateno plena, os quatro esforos corretos, as quatro bases de poder, as cinco faculdades, os cinco poderes, os sete fatores da iluminao, o nobre caminho ctuplo.

Suponham que uma galinha tenha oito, dez ou doze ovos que ela cobriu corretamente, aqueceu corretamente ou incubou corretamente. Mesmo que este desejo no lhe ocorra, Que as minhas crias rompam as cascas dos ovos com suas garras afiadas ou bicos e saiam dos ovos com segurana! ainda assim ser possvel que os pintos rompam as cascas dos ovos com suas garras afiadas ou bicos e saiam dos ovos com segurana. Por que ocorre isto? Porque a galinha cobriu-os corretamente, aqueceu-os corretamente, incubou-os corretamente. Da mesma maneira, mesmo que este desejo no ocorra a um bhikkhu que permanece se dedicando prtica, Que a minha mente se liberte das impurezas atravs da ausncia de apego!, ainda assim a sua mente ser libertada das impurezas atravs da ausncia de apego. Por que ocorre isso? Pela prtica, deve ser dito. Por praticar o que? Os quatro fundamentos da ateno plena, os quatro esforos corretos, as quatro bases de poder, as cinco faculdades, os cinco poderes, os sete fatores de iluminao, o nobre caminho ctuplo.

Do mesmo modo que um carpinteiro ou aprendiz de carpinteiro v as marcas de seus dedos, ou do dedo, no cabo do seu enx, embora sem saber, Hoje o cabo do meu enx foi gasto este tanto, ou ontem ele foi gasto outro tanto, ou anteontem ele foi gasto outro tanto, quando estiver gasto ele saber que est gasto. Assim tambm, quando um bhikkhu permanece dedicado prtica, embora sem saber, Hoje minhas impurezas gastaram este tanto, ou ontem elas gastaram um outro tanto, ou anteontem elas gastaram um outro tanto, quando elas estiverem gastas ele saber que esto gastas.

Suponham bhikkhus, que um navio transocenico, equipado com mastros e cordame, desgastado aps seis meses na gua, fosse levado para uma doca seca durante o perodo do inverno, o seu cordame exposto ao calor e ao vento, umedecido pelas nuvens da estao das chuvas, facilmente encolheria e apodreceria. Assim tambm, quando um bhikkhu permanece dedicado prtica, seus grilhes facilmente encolhem e apodrecem.

 


 

Notas:

Veja tambm o AN VII.67.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

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