Samyutta Nikaya XXII.83

Ananda Sutta

Ananda

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Em Savatthi. Ento o Venervel Ananda se dirigiu aos bhikkhus: "Amigos bhikkhus!"

"Amigo" aqueles bhikkhus responderam. O venervel Ananda disse o seguinte:

"Amigos, o Venervel Punna Mantaniputta foi de grande ajuda quando estvamos recm-ordenados. Ele nos exortava da seguinte maneira:

" atravs do apego, Ananda, que [a noo] 'Eu sou' ocorre, no sem apego. E com apego em relao a que ocorre 'eu sou'? atravs do apego forma que 'eu sou' ocorre, no sem apego. atravs do apego sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia que 'eu sou' ocorre, no sem apego.

"Suponha, Ananda, que uma jovem mulher - ou homem - vigorosos, que apreciam ornamentos, examinariam a prpria face num espelho ou numa tigela com gua limpa, pura, cristalina: ela olharia com apego, no sem apego. Da mesma forma, atravs do apego que [a noo] 'Eu sou' ocorre, no sem apego. atravs do apego forma que 'eu sou' ocorre, no sem apego. atravs do apego sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia que 'eu sou' ocorre, no sem apego.

"O que voc pensa, Ananda, a forma permanente ou impermanente Impermanente, venervel senhor. Aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade? Sofrimento, venervel senhor. adequado que aquilo que impermanente, sofrimento e sujeito mudana, seja considerado desta forma: Isso meu, isso sou eu, isso o meu eu? No venervel senhor.

Ananda, o que voc pensa: A sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia so permanentes ou impermanentes? Impermanentes venervel senhor. - Aquilo que impermanente sofrimento ou felicidade? Sofrimento, venervel senhor. adequado que aquilo que impermanente, sofrimento e sujeito mudana, seja considerado desta forma: Isso meu, isso sou eu, isso o meu eu? No venervel senhor.

Portanto, Ananda, qualquer tipo de forma material, quer seja do passado, do futuro ou do presente ... toda forma material deve ser vista como na verdade ela , com correta sabedoria, deste modo: Isso no meu, isso no sou eu, isso no o meu eu. Qualquer tipo de sensao ... Qualquer tipo de percepo ... Qualquer tipo de formaes volitivas ... Qualquer tipo de conscincia ... toda conscincia deve ser vista como na verdade ela , com correta sabedoria, deste modo: Isso no meu, isso no sou eu, isso no o meu eu.

Vendo desse modo um nobre discpulo bem instrudo se desencanta com a forma material, se desencanta com a sensao, se desencanta com a percepo, se desencanta com as formaes volitivas, se desencanta com a conscincia.

Desencantado, ele se torna desapegado. Atravs do desapego a sua mente libertada. Quando ela est libertada surge o conhecimento: Libertada. Ele compreende que: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado.

"Amigos, o venervel Punna Mantaniputta foi de grande ajuda quando estvamos recm-ordenados. Ele nos exortava dessa maneira. E ao ouvir esse ensinamento eu penetrei o Dhamma."

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 26 Abril 2014

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