Samyutta Nikaya XXXV.140

Sahetu-anicca Sutta

Impermanente com Causa

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“Bhikkhus, o olho é impermanente. A causa e condição para o surgimento do olho também é impermanente. Como o olho se origina daquilo que é impermanente, como poderia ele ser permanente?

“O ouvido é impermanente ... A mente é impermanente. A causa e condição para o surgimento da mente também é impermanente. Como a consciência se origina daquilo que é impermanente, como poderia ela ser permanente?

“Vendo dessa forma, bhikkhus, um nobre discípulo bem instruído se desencanta com a forma, se desencanta com o ouvido, ... se desencanta com a mente. Desencantado, ele se torna desapegado. Através do desapego a sua mente é libertada. Quando ela está libertada surge o conhecimento: ‘Libertada.’ Ele compreende que: ‘O nascimento foi destruído, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, não há mais vir a ser a nenhum estado.’”

 


 

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Revisado: 20 Dezembro 2014

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