Samyutta Nikaya XXXV.232

Kotthita Sutta

Kotthita

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Certa ocasio, o Ven. Sariputta e o Ven. Maha Kotthita estavam em Benares, no Parque do Gamo, em Isipatana. Ento, ao anoitecer o Ven. Maha Kotthita saiu do seu isolamento e foi at o Ven. Sariputta e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado ele sentou a um lado e disse para o Ven. Sariputta:

Como , amigo Sariputta, o olho o grilho das formas ou so as formas o grilho do olho? O ouvido ... O nariz ... A lngua ... O corpo ... A mente o grilho dos objetos mentais ou so os objetos mentais o grilho da mente?

Amigo Kotthita, o olho no o grilho das formas nem so as formas o grilho do olho, mas melhor dito, o desejo e a cobia que surge na dependncia de ambos: esse o grilho. O ouvido no o grilho dos sons ... O nariz no o grilho dos aromas ... A lngua no o grilho dos sabores ... O corpo no o grilho das sensaes tangveis ... A mente no o grilho dos objetos mentais, nem os objetos mentais so o grilho da mente, mas melhor dito, o desejo e a cobia que surge na dependncia de ambos: esse o grilho.

Suponha. amigo, que um boi preto e um boi branco fossem unidos por um nico arreio ou canga. Algum falaria corretamente se dissesse: O boi preto o grilho do boi branco, o boi branco o grilho do boi preto?

No, amigo. O boi preto no o grilho do boi branco, nem o boi branco o grilho do preto, mas melhor dito, o arreio ou canga pelo qual eles esto unidos: esse o grilho."

Da mesma forma, amigo, o olho no o grilho das formas, nem so as formas o grilho do olho, mas melhor dito, o desejo e a cobia que surge na dependncia de ambos: esse o grilho. O ouvido no o grilho dos sons ... O nariz no o grilho dos aromas ... A lngua no o grilho dos sabores ... O corpo no o grilho das sensaes tangveis ... A mente no o grilho dos objetos mentais, nem os objetos mentais so o grilho da mente, mas melhor dito, o desejo e a cobia que surge na dependncia de ambos: esse o grilho.

Se, amigo, o olho fosse o grilho das formas ou se as formas fossem o grilho do olho, ento esta vida santa para o correto fim do sofrimento no poderia ser discernida. Mas visto que o olho no o grilho das formas, nem as formas so o grilho do olho, mas melhor dito, o desejo e a cobia que surge na dependncia de ambos o grilho, ento a vida santa para o correto fim do sofrimento discernida.

"Se, amigo, o ouvido fosse o grilho dos sons ou se os sons fossem o grilho do ouvido ... Se a mente fosse o grilho dos objetos mentais ou se os objetos mentais fossem o grilho da mente, ento esta vida santa para o correto fim do sofrimento no poderia ser discernida. Mas visto que a mente no o grilho dos objetos mentais, nem os objetos mentais so o grilho da mente, mas melhor dito, o desejo e a cobia que surge na dependncia de ambos o grilho, ento a vida santa para o correto fim do sofrimento discernida..

Desse modo tambm, amigo, pode ser compreendido como isto assim : h no Abenoado o olho, o Abenoado v a forma com o olho, no entanto no h desejo e cobia na mente do Abenoado; o Abenoado est com a mente bem libertada. H no Abenoado o ouvido, o Abenoado ouve um som com o ouvido ... H no Abenoado a mente, o Abenoado percebe um objeto mental com a mente, no entanto no h desejo e cobia na mente do Abenoado; o Abenoado est com a mente bem libertada.

desse modo, amigo, que pode ser compreendido como o olho no o grilho das formas, nem as formas so o grilho do olho, mas melhor dito, o desejo e a cobia que surge na dependncia de ambos: esse o grilho. O ouvido no o grilho dos sons ... A mente no o grilho dos objetos mentais, nem os objetos mentais so o grilho da mente, mas melhor dito, o desejo e a cobia que surge na dependncia de ambos: esse o grilho.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Dezembro 2004

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