Samyutta Nikaya XXXV.242

Darukkhandhopama (dutiya) Sutta

O Smile do Tronco de Madeira

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Certa ocasio o Abenoado estava em Kosambi s margens do rio Ganges. O Abenoado viu um grande tronco de madeira sendo carregado pela correnteza do rio Ganges e se dirigiu aos bhikkhus assim: "Vocs vm, bhikkhus, aquele grande tronco de madeira sendo carregado pela correnteza do rio Ganges?"

"Sim, venervel senhor."

"Bhikkhus, se aquele tronco no se desviar para a margem mais prxima, nem se desviar para a margem mais distante, no afundar no meio da correnteza, nem for levado at terra firme, nem for pego por seres humanos, no for pego por seres no humanos, no for pego num redemoinho, e no apodrecer internamente, ento ir declivar, tender e se inclinar na direo do oceano. Por qual razo? Porque a correnteza do rio Ganges decliva, tende e se inclina ha direo do oceano.

"Do mesmo modo, bhikkhus, se vocs no se desviarem para a margem mais prxima, nem se desviarem para a margem mais distante, no afundarem no meio da correnteza, nem forem jogados na terra firme, nem forem pegos por seres humanos, no forem pegos por seres no humanos, no forem pegos num redemoinho, e no apodrecerem internamente, ento ir declivar, tender e se inclinar na direo de nibbana. Por qual razo? Porque o entendimento correto decliva, tende e se inclina ha direo de nibbana."

Quando isso foi dito um certo bhikkhu perguntou ao Abenoado: "O que, venervel senhor, a margem mais prxima? O que a margem mais distante? O que afundar no meio da correnteza? O que ser jogado na terra firme? O que ser pego por seres humanos? O que ser pego por seres no humanos? O que ser pego num redemoinho? O que apodrecer internamente?"

"'A margem mais prxima' uma designao para as seis bases internas. 'A margem mais distante' uma designao para as seis bases externas. 'Afundar no meio da correnteza' uma designao para o deleite e cobia. 'Ser jogado na terra firme' uma designao para a presuno 'eu sou'.

"O que, bhikkhus, ser pego por seres humanos? Aqui algum vive em companhia de pessoas leigas; ele se alegra com elas e se entristece com elas, ele est feliz quando elas esto felizes e triste quando elas esto tristes, ele se envolve nas suas tarefas e responsabilidades. Isso chamado ser pego por seres humanos.

"O que, bhikkhus, ser pego por seres no humanos? Aqui algum vive a vida santa aspirando pelo renascimento numa certa ordem de devas, pensando: 'Atravs desta virtude, ou voto, ou austeridade, ou vida santa, eu me tornarei um deva.' Isso chamado ser pego por seres no humanos.

"'Ser pego num redemoinho', essa bhikkhus uma designao para os cinco elementos do prazer sensual.

"O que, Kimbila, 'apodrecer internamente'? Aqui Kimbila, um bhikkhu comete uma certa ofensa, uma ofensa para a qual no h reabilitao. Isso chamado apodrecer internamente.

 


 

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Revisado: 20 Dezembro 2014

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