Samyutta Nikaya XXXV.244

Dukkhadhamma Sutta

Estados que Envolvem o Sofrimento

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Bhikkhus, quando um bhikkhu sabe como na verdade a origem e a cessao de todos e quaisquer estados que envolvam o sofrimento, ento, os prazeres sensuais foram vistos por ele de tal modo que ao v-los, o desejo sensual, a afeio sensual, a obsesso sensual, a paixo sensual relacionada aos prazeres sensuais, no se encontram latentes nele; ento, ele compreendeu um modo de conduta e permanncia de tal maneira que ao se conduzir desse modo e permanecer desse modo, estados ruins e prejudiciais de cobia e tristeza no o invadem.

E como, bhikkhus, um bhikkhu sabe como na verdade a origem e a cessao de todos e quaisquer estados que envolvam o sofrimento? Assim a forma, essa a sua origem, essa a sua cessao; assim a sensao ... assim a percepo ... assim so as formaes ... assim a conscincia, essa a sua origem, essa a sua cessao: desse modo que um bhikkhu sabe como na verdade a origem e a cessao de todos e quaisquer estados que envolvam o sofrimento.

E como, bhikkhus, os prazeres sensuais foram vistos por ele de tal maneira que ao v-los, o desejo sensual, a afeio sensual, a obsesso sensual, a paixo sensual relacionada aos prazeres sensuais, no se encontram latentes nele? Suponham que houvesse uma cova com carvo em brasa, mais profunda que a altura de um homem, repleta de carvo em brasas sem arder e fumegar, [1] e surgisse um homem que valoriza a vida e teme a morte, que deseja o prazer e abomina a dor. Ento dois homens fortes, agarrando-o pelos braos, o arrastassem at a cova cheia de carvo em brasas. O homem contorceria o seu corpo nesta e naquela direo. Por que isso? Porque ele sabe que: Eu cairei nessa cova cheia de carvo em brasas e assim morrerei ou sofrerei dores mortferas. Da mesma forma, bhikkhus, quando um bhikkhu viu os prazeres sensuais como semelhantes a uma cova com carvo em brasa, o desejo sensual, a afeio sensual, a obsesso sensual, a paixo sensual relacionada aos prazeres sensuais, no se encontram latentes nele.

E como, bhikkhus, ele compreendeu um modo de conduta e permanncia de tal maneira que ao se conduzir desse modo e permanecer desse modo, estados ruins e prejudiciais de cobia e tristeza no o invadem? Suponham que um homem entrasse numa floresta espinhosa. Haveria espinhos na frente dele, espinhos atrs dele, espinhos sua esquerda, espinhos sua direita, espinhos abaixo dele, espinhos acima dele. Ele iria para frente com ateno plena, ele iria para trs com ateno plena, pensando, Que os espinhos no me piquem! Da mesma forma, bhikkhus, qualquer coisa no mundo que tenha uma natureza prazerosa e agradvel chamada de espinho na Disciplina dos Nobres. Ao compreender isso dessa maneira, como um espinho, ele deve entender a conteno e a no conteno.

E como, bhikkhus, ocorre a no conteno? Neste caso, ao ver uma forma com o olho, um bhikkhu se empenha pela forma prazerosa e repele a forma des-prazerosa. Ele permanece sem estabelecer a ateno plena no corpo, com a mente limitada, e no compreende como na verdade a libertao da mente, a libertao atravs da sabedoria, na qual aqueles estados ruins e prejudiciais cessam sem deixar vestgio. Ao ouvir um som com o ouvido ... Ao conscientizar um objeto mental com a mente, ele se empenha pelo objeto mental prazeroso e repele o objeto mental des-prazeroso. Elea permanece sem estabelecer a ateno plena no corpo, com a mente limitada, e no compreende como na verdade a libertao da mente, a libertao atravs da sabedoria, na qual aqueles estados ruins e prejudiciais cessam sem deixar vestgio. desse modo que ocorre a no conteno.

E como, bhikkhus, ocorre a conteno? Neste caso, ao ver uma forma com o olho, um bhikkhu no se empenha pela forma prazerosa e no repele a forma des-prazerosa. Ele permanece com a ateno plena no corpo estabelecida, com a mente ilimitada, e compreende como na verdade a libertao da mente, a libertao atravs da sabedoria, na qual aqueles estados ruins e prejudiciais cessam sem deixar vestgio. Ao ouvir um som com o ouvido ... Ao conscientizar um objeto mental com a mente, ele no se empenha pelo objeto mental prazeroso e no repele o objeto mental des-prazeroso. Ele permanece com a ateno plena no corpo estabelecida, com a mente ilimitada, e compreende como na verdade a libertao da mente, a libertao atravs da sabedoria, na qual aqueles estados ruins e prejudiciais cessam sem deixar vestgio. desse modo que ocorre a conteno.

Quando, bhikkhus, um bhikkhu tem essa conduta e permanncia, se alguma vez, devido a um lapso na ateno plena, memrias e intenes ruins e prejudiciais conectadas com os grilhes surgirem nele, a ateno plena dele pode ser lenta no seu surgimento, mas ele rapidamente abandona, remove, elimina e aniquila aquilo. Como se um homem deixasse cair duas ou trs gotas d'gua sobre uma chapa de ferro aquecida durante todo um dia, a queda das gotas poderia ser lenta, mas elas se vaporizariam rapidamente e desapareceriam ao tocar a chapa de ferro. Da mesma forma, quando bhikkhu tem essa conduta e permanncia ... a ateno plena dele pode ser lenta no seu surgimento, mas ele rapidamente abandona, remove, elimina e aniquila aquilo.

Assim um bhikkhu compreendeu um modo de conduta e permanncia de tal maneira que ao se conduzir desse modo e permanecer desse modo, estados ruins e prejudiciais de cobia e tristeza no o invadem.

Quando um bhikkhu tem essa conduta e permanncia, pode ser que reis ou ministros reais, amigos ou colegas, parentes ou pares, o convidem a aceitar riquezas, dizendo: Venha, bom homem, por que permitir que esses mantos de cor ocre o sobrecarreguem? Por que perambular com a cabea raspada e uma tigela para esmolar? Venha, ao regressar para a vida comum, desfrute da riqueza e de aes meritrias. De fato, bhikkhus, quando aquele bhikkhu tem essa conduta e permanncia, impossvel que ele abandone o treinamento e regresse para a vida comum.

Suponham, bhikkhus, que onde o rio Gnges decliva, tende e se inclina na direo leste, uma grande multido de pessoas viesse com ps e cestos, pensando: Faremos com que este rio Gnges declive, tenda e se incline na direo oeste. O que vocs pensam bhikkhus, aquela multido de pessoas seria capaz de fazer com que o rio Gnges declive, tenda e se incline na direo oeste?

No, venervel senhor. Por qual razo? Porque o rio Gnges decliva, tende e se inclina na direo leste e no fcil fazer com que ele declive, tenda e se incline na direo oeste. Aquela grande multido de pessoas iria colher apenas cansao e aflio.

Da mesma maneira, bhikkhus, quando um bhikkhu tem essa conduta e permanncia, pode ser que reis ou ministros reais, amigos ou colegas, parentes ou pares o convidem a aceitar riquezas ... [mas] impossvel que ele abandone o treinamento e regresse para a vida comum. Por qual razo? Porque por muito tempo a mente dele tem declivado, tendido e inclinado na direo do isolamento. Portanto, impossvel que ele abandone o treinamento e regresse para a vida comum.

 

 


 

Notas:

[1] Este smile tambm encontrado no SN XII.63 com uma formulao um pouco distinta. [Retorna]

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Revisado: 16 Abril 2013

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