Samyutta Nikaya XXXV.247

Chappana Sutta

Os Seis Animais

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Bhikkhus, suponham que um homem ferido e com as feridas supurando se dirigisse a uma floresta com canas espinhosas, os espinhos picariam os seus ps e as folhas afiadas como uma lmina lhe cortariam os membros. E assim ele experimentaria ainda mais dor e infelicidade. Da mesma maneira, bhikkhus, algum bhikkhu aqui, dirigindo-se a um vilarejo ou floresta encontra algum que o censura assim: Esse venervel, agindo dessa forma, comportando-se dessa maneira, um espinho impuro neste vilarejo. Tendo compreendido isso desse modo, como um espinho, ele deve entender a conteno e a no conteno.

E como, bhikkhus, ocorre a no conteno? Neste caso, ao ver uma forma com o olho, um bhikkhu se empenha pela forma prazerosa e repele a forma des-prazerosa. Ele permanece sem estabelecer a ateno plena no corpo, com a mente limitada, e no compreende como na verdade a libertao da mente, a libertao atravs da sabedoria, na qual aqueles estados ruins e prejudiciais cessam sem deixar vestgio. Ao ouvir um som com o ouvido ... Ao conscientizar um objeto mental com a mente, ele se empenha pelo objeto mental prazeroso e repele o objeto mental des-prazeroso. Ele permanece sem estabelecer a ateno plena no corpo, com a mente limitada, e no compreende como na verdade a libertao da mente, a libertao atravs da sabedoria, na qual aqueles estados ruins e prejudiciais cessam sem deixar vestgio. desse modo que ocorre a no conteno.

Suponham, bhikkhus, que um homem, pegasse seis animais de diferentes regies, de diferentes hbitat, e os amarrasse com uma corda forte. Pegando uma cobra, ele a amarraria com uma corda forte. Pegando um crocodilo ... um pssaro ... um cachorro ... um chacal ... um macaco, ela o amarraria com uma corda forte. Amarrando todos com uma corda forte e com um n no meio ele os soltaria. Ento, cada um desses seis animais de diferentes regies, de diferentes hbitat, puxaria na direo da sua regio, de seu hbitat. A cobra puxaria pensando Eu irei para a colina.' O crocodilo puxaria pensando, Eu irei para a gua. O pssaro puxaria pensando, Eu voarei para o ar. O cachorro puxaria pensando, Eu irei para o vilarejo. O chacal puxaria pensando, Eu irei para o cemitrio. O macaco puxaria pensando, Eu irei para a floresta.

Agora, quando esses seis animais ficassem exaustos e fatigados, eles se submeteriam, se renderiam e estariam merc daquele que entre eles fosse o mais forte. Da mesma maneira, bhikkhus, quando um bhikkhu no desenvolveu e cultivou a ateno plena no corpo, os olhos puxam na direo de formas prazerosas enquanto que as formas des-prazerosas so repelidas. O ouvido puxa para sons prazerosos ... O nariz puxa para aromas prazerosos ... A lngua puxa para sabores prazerosos ... O corpo puxa para os tangveis prazerosos ... A mente puxa para objetos mentais prazerosos, enquanto que objetos mentais des-prazerosos so repelidos.

E como, bhikkhus, ocorre a conteno? Neste caso, ao ver uma forma com o olho, um bhikkhu no se empenha pela forma prazerosa e no repele a forma des-prazerosa. Ele permanece com a ateno plena no corpo estabelecida, com a mente ilimitada, e compreende como na verdade a libertao da mente, a libertao atravs da sabedoria, na qual aqueles estados ruins e prejudiciais cessam sem deixar vestgio. Ao ouvir um som com o ouvido ... Ao conscientizar um objeto mental com a mente, ele no se empenha pelo objeto mental prazeroso e no repele o objeto mental des-prazeroso. Ele permanece com a ateno plena no corpo estabelecida, com a mente ilimitada, e compreende como na verdade a libertao da mente, a libertao atravs da sabedoria, na qual aqueles estados ruins e prejudiciais cessam sem deixar vestgio. desse modo que ocorre a conteno.

Como se uma pessoa, pegasse seis animais de diferentes regies, de diferentes hbitat, e os amarrasse com uma corda forte. Pegando uma cobra, ele a amarraria com uma corda forte. Pegando um crocodilo ... um pssaro ... um cachorro ... um chacal ... um macaco, ele o amarraria com uma corda forte. Amarrando todos com uma corda forte a um poste slido.

Ento, cada um desses seis animais de diferentes regies, de diferentes hbitat, puxaria na direo da sua regio, de seu hbitat. A cobra puxaria pensando Eu irei para a colina. O crocodilo puxaria pensando, Eu irei para a gua. O pssaro puxaria pensando, Eu voarei para o ar. O cachorro puxaria pensando, Eu irei para o vilarejo. O chacal puxaria pensando, Eu irei para o cemitrio. O macaco puxaria pensando, Eu irei para a floresta. E quando esses seis animais ficassem exaustos eles parariam, sentariam ou deitariam prximos ao poste. Da mesma maneira, bhikkhus, quando um bhikkhu desenvolveu e cultivou a ateno plena no corpo, os olhos no puxam na direo de formas prazerosas enquanto que as formas des-prazerosas no so repelidas. O ouvido no puxa para sons prazerosos ... O nariz no puxa para aromas prazerosos ... A lngua no puxa para sabores prazerosos ... O corpo no puxa para os tangveis prazerosos ... A mente no puxa para objetos mentais prazerosos, enquanto que objetos mentais des-prazerosos no so repelidos.

desta forma, bhikkhus, que ocorre a conteno.

O poste slido: isto, bhikkhus, um termo utilizado para descrever a ateno plena no corpo. Portanto, bhikkhus, desse modo como vocs devem treinar: Ns desenvolveremos e cultivaremos a ateno plena no corpo, faremos dela nosso veculo, faremos dela nossa base, estabiliz-la-emos, nela nos exercitaremos e aperfeio-la-emos. Assim como vocs devem treinar.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2013

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