Sutta Nipata II.14

Dhammika Sutta

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Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. Ento o discpulo leigo Dhammika com outros quinhentos discpulos leigos foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse:

"Eu pergunto a Gotama [1] que possui vasta sabedoria o seguinte: De que maneira um discpulo virtuoso atravs da ao - ambos o discpulo que adotou a vida santa e o discpulo que um chefe de famlia? Pois voc claramente entende o comportamento do mundo com os seus devas, e a libertao final [2]. No existe ningum igual a voc que tenha a habilidade de ver o que profundo. Voc um Perfeitamente Iluminado. Tendo investigado todo o conhecimento e tendo compaixo pelos seres voc anunciou o Dhamma, revelou o que estava escondido, de viso abrangente, imaculado, voc ilumina todos os mundos.

"Este Dhamma, sutil e que sacia, ensinado de maneira to clara por voc, Mestre, isso que todos queremos ouvir. Tendo sido questionado, Iluminado, diga-nos (a resposta ). Todos esses bhikkhus e tambm os discpulos leigos vieram para ouvir a verdade, permita que eles ouam o Dhamma que foi despertado (anubuddham) pelo Abenoado, como os devas ouvem as palavras de Vasava." [3]

(O Mestre:) "Ouam-me, bhikkhus, eu lhes ensinarei a prtica asctica (dhamma dhutam), o modo de vida adequado, para aqueles que adotaram a vida santa. Vocs todos lembrem-se disso. Aquele que tem como objetivo o que bom e aquele que judicioso deveria pratic-lo.

"Um bhikkhu no deve esmolar comida nas horas inadequadas mas deve ir ao vilarejo na hora apropriada. As tentaes podem importunar um bhikkhu que esmole no horrio no apropriado. Portanto os sbios no esmolam nas horas incorretas. [4] Vises, sons, sabores, aromas, e contatos corporais embriagam por completo as pessoas. Deixando de lado o desejo por esses objetos sensuais, ele pode esmolar alimentos na hora certa. Obtendo comida, regressando sozinho e sentando-se em um lugar isolado, com ateno plena e evitando distraes, um bhikkhu deve desenvolver autocontrole.

"Se ele falar com um discpulo leigo, ou com qualquer outra pessoa ou com outro bhikkhu, ele deve falar acerca do excelente Dhamma, no difamando outros nem fofocando. Alguns apresentam argumentos controversos; aqueles com pouca sabedoria ns no elogiamos; eles so atados pelos apegos e arrastados pelas suas emoes. [5]

"Tendo ouvido e considerado o Dhamma ensinado pelo Bem-aventurado [6], com sabedoria o discpulo deve fazer uso da comida, moradia, cama, assento, gua e manter o manto asseado. Porm um bhikkhu no deve ser maculado por (pelo apego a) essas coisas, como uma flor de ltus no manchada pela gua.

"Agora eu lhes direi as obrigaes de um leigo. Seguindo-as um discpulo leigo ser virtuoso; pois no possvel para algum que se ocupa com a vida em famlia, realizar a prtica completa de um bhikkhu.

"Ele no deve matar nenhum ser vivo, nem ser a causa dele ser morto, nem ele deve aprovar que outros matem. Ele deve evitar oprimir todos os seres vivos no mundo, quer sejam fortes ou fracos.

"Um discpulo deve evitar tomar qualquer coisa de qualquer lugar sabendo (que pertence a outrem). Ele no deve roubar, nem aprovar que outros roubem. Ele deve evitar o roubo completamente.

"Um homem sbio deve evitar a luxria como (se ele evitasse cair em) um buraco cheio de brasas ardentes. Se no for capaz de conduzir uma vida celibatria, ele no deve buscar a mulher do outro.

"Tendo entrado numa corte real ou numa assemblia ele no deve contar mentiras. Ele no deve dizer mentiras nem aprovar algum que minta. Ele deve evitar a falsidade completamente.

"Um leigo que escolheu praticar este Dhamma no deve entregar-se ao vinho, lcool e outros embriagantes. Ele no deve ingeri-los nem encorajar que algum o faa; percebendo que isso causa a negligncia. Atravs da embriaguez pessoas tolas realizam atos ruins e prejudiciais e provocam outras pessoas negligentes a fazer o mesmo. Ele deve evitar a embriaguez, essa circunstncia para o demrito, que estupefaz a mente, o prazer de pessoas tolas.

No mate seres vivos;
no tome o que no for dado;
no diga mentiras;
no se embriague;
abstenha-se da relao sexual;
no coma noite, no horrio incorreto;
no use ornamentos com flores, nem use perfumes;
use o cho como cama ou durma sobre uma esteira.

"Esses so chamados os oito preceitos proclamados pelo Iluminado que realizou o fim do sofrimento.

"Com a mente satisfeita observem estes preceitos de virtude no dia de observncia (uposatha) no dcimo quarto, dcimo quinto e oitavo dias da quinzena lunar. Na manh seguinte, com o corao puro e uma mente alegre, um homem sbio, aps observar o uposatha, deve distribuir alimentos e bebidas adequadas para a comunidade de bhikkhus. Ele deve sustentar sua me e pai como sua obrigao e dedicar-se a uma atividade dentro da lei. Um leigo que age dessa forma diligentemente, renascer junto dos devas luminosos. [7]

 


 

Notas:

1. Gotama o nome de famlia ou cl do Buda. [Retorna ]

2. De acordo com o comentrio, o termo em Pali "gati" traduzido aqui como "comportamento" significa "tendncia de carter" ou "a destinao dos seres aps a morte. [Retorna]

3. "Vasava" um dos vrios nomes de Sakka, senhor dos devas. Esta uma maneira potica de dizer que eles devem prestar muita ateno. [Retorna]

4. A hora correta para ir ao vilarejo para esmolar alimentos antes do meio dia. Se um bhikkhu fosse sem percepo, "no horrio incorreto," ele poderia ver coisas ou ter experincias que colocariam em perigo a sua vida ou pureza fazendo com que ele retornasse para a vida de leigo. [Retorna]

5. Literalmente, "eles enviam a sua mente para longe." [Retorna]

6. Sugata, bem-aventurado, um epteto do Buda. [Retorna]

7. Uma categoria de seres divinos (deva). Um leigo que pratica dessa forma ir, aps a morte, renascer como um deles. [Retorna]

 

 

Revisado: 13 Maio 2006

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