Anguttara Nikaya IV.117
Arakkha Sutta
Proteção
Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.
“Bhikkhus, alguém empenhado pelo seu próprio bem-estar deveria praticar a diligência, a atenção plena, e proteger a mente em quatro situações. Quais quatro?
(1) "'Que a minha mente não fique excitada por coisas que provocam a cobiça!' Alguém empenhado pelo seu próprio bem-estar deveria praticar a diligência, a atenção plena, e proteger a mente assim.
(2) "'Que a minha mente não seja tomada pela raiva por coisas que provocam a raiva!' Alguém empenhado pelo seu próprio bem-estar deveria praticar a diligência, a atenção plena, e proteger a mente assim.
(3) "'Que a minha mente não seja deludida por coisas que causam delusão!' Alguém empenhado pelo seu próprio bem-estar deveria praticar a diligência, a atenção plena, e proteger a mente assim.
(4) "'Que a minha mente não fique embriagada por coisas que provocam a embriaguez!' Alguém empenhado pelo seu próprio bem-estar deveria praticar a diligência, a atenção plena, e proteger a mente assim.
"Bhikkhus, quando a mente de um bhikkhu não é excitada por coisas que provocam a cobiça é porque ele se livrou da cobiça; quando a sua mente não está tomada pela raiva por coisas que provocam a raiva é porque ele se livrou da raiva; quando a sua mente não está deludida por coisas que causam a delusão é porque ele se livrou da delusão; quando a sua mente não fica embriagada por coisas que provocam a embriaguez é porque ele se livrou da embriaguez, então, ele não se acovarda, não se agita, não treme ou fica atemorizado, nem é influenciado pelas palavras de outros contemplativos."
Revisado: 2 Março 2013
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.