Anguttara Nikaya IX.31

Anupubbanirodha Sutta

Cessação Sucessiva

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"Bhikkhus, há essas nove cessações sucessivas. Quais nove? (1) Naquele que alcançou o primeiro jhana, a percepção sensorial cessa. [1] (2) Naquele que alcançou o segundo jhana, o pensamento aplicado e o pensamento sustentado cessam. (3) Naquele que alcançou o terceiro jhana, o êxtase cessa. (4) Naquele que alcançou o quarto jhana, a inspiração e a expiração cessam. (5) Naquele que alcançou a base do espaço infinito, a percepção da forma cessa. (6) Naquele que alcançou a base da consciência infinita, a percepção da base do espaço infinito cessa. (7) Naquele que alcançou a base do nada, a percepção da base da consciência infinita cessa. (8) Naquele que alcançou a base da nem percepção, nem não percepção, a percepção da base do nada cessa. (9) Naquele que alcançou a cessação da percepção e sensação, a percepção e sensação cessam. Essas, bhikkhu, são as nove cessações sucessivas."

 


Notas:

[1] Kamasañña niruddha. Niruddha significa cessar, dissolver, desaparecer. Kama pode ter um significado objetivo ou subjetivo. O seu significado objetivo são os objetos dos sentidos, o significado subjetivo é o prazer e a alegria causados pelos objetos dos sentidos. O desaparecimento de kama significa que os objetos dos sentidos bem como o prazer e a alegria por eles causados desaparecem no primeiro jhana ou em outras palavras, os sentidos cessam.

Veja também o SN XXXVI.11.

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Revisado: 2 Novembro 2013

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