Concentrao Correta

Samma samadhi

Concentrao Correta o ltimo elemento do Nobre Caminho ctuplo e pertence ao grupo da concentrao.




Definio

"E o que concentrao correta? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, entra e permanece no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento. (ii) Abandonando o pensamento aplicado e sustentado, um bhikkhu entra e permanece no segundo jhana, que caracterizado pela segurana interna e perfeita unicidade da mente, sem o pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos da concentrao. (iii) Abandonando o xtase, um bhikkhu entra e permanece no terceiro jhana que caracterizado pela felicidade sem o xtase, acompanhada pela ateno plena, plena conscincia e equanimidade, acerca do qual os nobres declaram: Ele permanece numa estada feliz, equnime e plenamente atento. (iv) Com o completo desaparecimento da felicidade, um bhikkhu entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade nem sofrimento, com a ateno plena e a equanimidade purificadas. A isto se denomina concentrao correta."

-- SN XLV.8

 


Outra Definio

"Senhora, o que concentrao? Qual a base da concentrao? Qual o equipamento da concentrao? Qual o desenvolvimento da concentrao?"

"Unificao da mente, amigo Visakha, concentrao; os quatro fundamentos da ateno plena so a base da concentrao; os quatro tipos de esforo constituem o equipamento da concentrao; a repetio, o desenvolvimento e o cultivo desses mesmos estados constituem o desenvolvimento da concentrao."

-- MN 44

 


Nobre Concentrao Correta

"O que, bhikkhus, a nobre concentrao correta com os seus suportes e os seus requisitos, isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto e ateno plena correta? A unificao da mente equipada com esses sete fatores chamada de nobre concentrao correta com os seus suportes e seus requisitos.

-- MN 117

 


A purificao depende da concentrao

"Eu lhes digo, o fim das impurezas da mente depende do primeiro jhana...do segundo jhana...do terceiro...do quarto...da esfera do espao infinito...da esfera da conscincia infinita...da esfera do nada. Eu lhes digo, o fim das impurezas da mente depende da esfera de nem percepo, nem no percepo."

-- AN IX.36

 


Os quatro desenvolvimentos da concentrao

Bhikkhus, h esses quatro desenvolvimentos da concentrao. Quais quatro? H o desenvolvimento da concentrao que, quando desenvolvida e cultivada, conduz a uma permanncia prazerosa aqui e agora. H o desenvolvimento da concentrao que, quando desenvolvida e cultivada, conduz a realizar o conhecimento e viso. H o desenvolvimento da concentrao que, quando desenvolvida e cultivada, conduz ateno plena e plena conscincia. H o desenvolvimento da concentrao que, quando desenvolvida e cultivada, conduz ao fim das impurezas.

E qual o desenvolvimento da concentrao que, quando desenvolvida e cultivada conduz a uma permanncia prazerosa aqui e agora? o caso em que um bhikkhu afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, entra e permanece no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento. Abandonando o pensamento aplicado e sustentado, um bhikkhu entra e permanece no segundo jhana, que caracterizado pela segurana interna e perfeita unicidade da mente, sem o pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos da concentrao. Abandonando o xtase, um bhikkhu entra e permanece no terceiro jhana que caracterizado pela felicidade sem o xtase, acompanhada pela ateno plena, plena conscincia e equanimidade, acerca do qual os nobres declaram: Ele permanece numa estada feliz, equnime e plenamente atento.Com o completo desaparecimento da felicidade, um bhikkhu entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade nem sofrimento, com a ateno plena e a equanimidade purificadas. Esse o desenvolvimento da concentrao que ... conduz a uma permanncia prazerosa aqui e agora.

E qual o desenvolvimento da concentrao que ... conduz a realizar o conhecimento e viso? o caso em que um bhikkhu ocupa-se com a percepo da luz e est resoluto na percepo da luz do dia (a qualquer hora do dia). O dia (para ele) o mesmo que a noite, a noite o mesmo que o dia. Por meio de uma conscincia livre e desimpedida, ele desenvolve uma mente luminosa. Esse o desenvolvimento da concentrao que, quando desenvolvida e cultivada, conduz a realizar o conhecimento e viso.

E qual o desenvolvimento da concentrao que ... conduz ateno plena e plena conscincia? o caso em que as sensaes so compreendidas quando surgem, compreendidas enquanto esto presentes, compreendidas quando desaparecem. Os objetos mentais so compreendidos quando surgem, compreendidos enquanto esto presentes, compreendidos quando desaparecem. As percepes so compreendidas quando surgem, compreendidas enquanto esto presentes, compreendidas quando desaparecem. Esse o desenvolvimento da concentrao que, quando desenvolvida e cultivada, conduz ateno plena e plena conscincia.

E qual o desenvolvimento da concentrao que ... conduz ao fim das impurezas? o caso em que o bhikkhu compreende a origem e cessao com relao aos cinco agregados influenciados pelo apego: 'Assim a forma, essa sua origem, essa a sua cessao. Assim so as sensaes ... Assim so as percepes ... Assim so as formaes ... Assim a conscincia, essa sua origem, essa a sua cessao.' Esse o desenvolvimento da concentrao que quando desenvolvida e cultivada, conduz ao fim das impurezas..

Esses so os quatro desenvolvimentos da concentrao.

-- AN IV.41

 


O que voc est esperando?

Desperte! Sente-se! Que benefcio h em dormir? Qual descanso pode haver para os aflitos, feridos pela flecha (desejo)?

Desperte! Sente-se! Com determinao treine a si mesmo para alcanar a paz. No permita que o rei da morte, vendo que voc negligente, o engane e domine.

-- Sn II.10

Ali esto aquelas rvores, aquelas cabanas vazias. Meditem, bhikkhus, no adiem, ou ento vocs se arrependero mais tarde. Essa a nossa instruo para vocs.

-- SN XXXV.146

 


Veja tambm:

Jhana

 

Revisado: 18 Novembro 2006

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