Anguttara Nikaya II.5

Upaata Sutta

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"Bhikkhus, eu conheci pessoalmente duas coisas: no contentamento com as qualidades benficas [1] e infatigabilidade no esforo.[2] Infatigvel [decidido] me esforcei e com satisfao deixaria que a carne e o sangue do meu corpo secasse, deixando s pele, tendes e ossos, sem relaxar na minha energia enquanto no tivesse atingido o que pode ser atingido atravs da firmeza humana, da energia humana e do esforo humano.[3] Foi atravs da diligncia que realizei a iluminao, bhikkhus; foi atravs da diligncia que consegui a insupervel segurana contra o cativeiro.[4]

"Bhikkhus, se vocs tambm se esforarem infatigveis [decididos]: 'Com satisfao que a carne e o sangue do meu corpo sequem, deixando s pele, tendes e ossos, no relaxarei na minha energia enquanto no tiver atingido o que pode ser atingido atravs da firmeza humana, da energia humana e do esforo humano,' vocs tambm iro, em pouco tempo, alcanar e permanecer no objetivo supremo da vida santa, pelo qual membros de um cl deixam a vida em famlia pela vida santa, tendo conhecido e realizado por si mesmos no aqui e agora, portanto, bhikkhus, vocs devem treinar assim: 'Com satisfao que a carne e o sangue do meu corpo seque, deixando s pele, tendes e ossos, no relaxarei na minha energia enquanto no tiver atingido o que pode ser atingido atravs da firmeza humana, da energia humana e do esforo humano.' Assim como vocs devem treinar."

 


Notas:

[1] De acordo com o comentrio "no contentamento com as qualidades benficas" significa no estar satisfeito simplesmente com os estados de jhana, despertando o caminho para o estado de arahant. [Retorna]

[2] Infatigabilidade (appativanitta) significa no voltar atrs, no retroceder.

[3] Essa determinao tambm aparece em outros suttas: MN 70, SN XXII.22.

[4] De acordo com os comentrios, diligncia (appamada) significa no abandonar a ateno plena.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 1 Dezembro 2012

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