Anguttara Nikaya IV.274-783

Ragapeyyalam Sutta

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(274) "Bhikkhus, para o conhecimento direto da cobia, quatro coisas devem ser desenvolvidas. Quais quatro? (1) Aqui, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. (2) Ele permanece contemplando as sensaes como sensaes, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. (3) Ele permanece contemplando a mente como mente, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. (4) Ele permanece contemplando os objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Para o conhecimento direto da cobia, essas quatro coisas devem ser desenvolvidas."

(275) "Bhikkhus, para o conhecimento direto da cobia, quatro coisas devem ser desenvolvidas. Quais quatro? (1) Aqui, um bhikkhu gera desejo para que no surjam estados ruins e prejudiciais que ainda no surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esfora. (2) Ele gera desejo em abandonar estados ruins e prejudiciais que j surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esfora. (3) Ele gera desejo para que surjam estados benficos que ainda no surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esfora. (4) Ele gera desejo para a continuidade, o no desaparecimento, o fortalecimento, o incremento e a realizao atravs do desenvolvimento de estados benficos que j surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esfora. Para o conhecimento direto da cobia, essas quatro coisas devem ser desenvolvidas. "

(276) "Bhikkhus, para o conhecimento direto da cobia, quatro coisas devem ser desenvolvidas. Quais quatro? (1) Aqui, um bhikkhu desenvolve a base do poder espiritual que possui concentrao devido ao desejo e s formaes volitivas do esforo. (2) Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentrao devido energia e s formaes volitivas do esforo. (3) Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentrao devido mente e s formaes volitivas do esforo. (4) Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentrao devido investigao e s formaes volitivas do esforo. Para o conhecimento direto da cobia, essas quatro coisas devem ser desenvolvidas."

(277-303) "Bhikkhus, para a completa compreenso da cobia ... para a completa destruio ... para o abandono ... para a destruio ... para o desaparecimento ... para o desapego ... para a cessao ... para abrir mo ... para a renncia da cobia, essas quatro coisas devem ser desenvolvidas."

(304-783) "Bhikkhus, para o conhecimento direto ... para a completa compreenso .... para a completa destruio ... para o abandono ... para a destruio ... para o desaparecimento ... para o desapego ... para a cessao ... para abrir mo ... para a renncia da raiva ... da deluso ... do dio ... da hostilidade ... da difamao ... da insolncia ... da inveja ... da avareza ... da enganao ... da astcia ... da teimosia .... da veemncia ... da presuno ... da arrogncia ... da embriaguez ... da negligncia, essas quatro coisas devem ser desenvolvidas. Quais quatro? (1) Aqui, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. (2) Ele permanece contemplando as sensaes como sensaes, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. (3) Ele permanece contemplando a mente como mente, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. (4) Ele permanece contemplando os objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. (1) Aqui, um bhikkhu gera desejo para que no surjam estados ruins e prejudiciais que ainda no surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esfora. (2) Ele gera desejo em abandonar estados ruins e prejudiciais que j surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esfora. (3) Ele gera desejo para que surjam estados benficos que ainda no surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esfora. (4) Ele gera desejo para a continuidade, o no desaparecimento, o fortalecimento, o incremento e a realizao atravs do desenvolvimento de estados benficos que j surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia, empenha a sua mente e se esfora. (1) Aqui, um bhikkhu desenvolve a base do poder espiritual que possui concentrao devido ao desejo e s formaes volitivas do esforo. (2) Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentrao devido energia e s formaes volitivas do esforo. (3) Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentrao devido mente e s formaes volitivas do esforo. (4) Ele desenvolve a base do poder espiritual que possui concentrao devido investigao e s formaes volitivas do esforo. Para a renncia da negligncia, essas quatro coisas devem ser desenvolvidas."

 

 

Revisado: 2 Maro 2013

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