Anguttara Nikaya IV.37

Aparihani Sutta

Sem Decair

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Favorecido com quatro qualidades, um bhikkhu incapaz de decair e est prximo da libertao. Quais quatro?

H o caso em que o bhikkhu perfeito em virtude, guarda as portas dos meios dos sentidos, conhece a moderao no comer e dedicado vigilncia.

E como um bhikkhu perfeito em virtude? o caso em que o bhikkhu virtuoso. Ele permanece contido de acordo com as regras do Patimokkha, perfeito na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele treina adotando os preceitos de virtude. Assim como um Bhikkhu perfeito em virtude.

E como um bhikkhu guarda as portas dos meios dos sentidos? o caso em que o bhikkhu ao ver uma forma com o olho, ele no se agarra aos seus sinais ou detalhes. Visto que, se permanecer com a faculdade do olho descuidada, ele ser tomado pelos estados ruins e prejudiciais de cobia e tristeza. Ele pratica a conteno, ele protege a faculdade do olho, ele se empenha na conteno da faculdade do olho.

Ao ouvir um som com o ouvido.....

Ao cheirar um aroma com o nariz....

Ao saborear um sabor com a lngua....

Ao tocar um tangvel com o corpo....

Ao conscientizar um objeto mental com a mente, ele no se agarra aos seus sinais ou detalhes. Visto que, se permanecer com a faculdade da mente descuidada, ele ser tomado pelos estados ruins e prejudiciais de cobia e tristeza. Ele pratica a conteno, ele protege a faculdade da mente, ele se empenha na conteno da faculdade da mente. Essa a forma como um bhikkhu guarda as portas dos meios dos sentidos.

E como um bhikkhu conhece a moderao no comer? o caso em que o bhikkhu, refletindo de maneira sbia: o alimento no deve ser tomado como forma de diverso ou para embriaguez, tampouco com o objetivo de embelezamento e para ser mais atraente porm, somente com o propsito de manter a resistncia e continuidade desse corpo, como forma de dar um fim ao desconforto e para auxiliar a vida santa. Considerando: Dessa forma darei um fim s antigas sensaes (de fome) sem despertar novas sensaes (de comida em excesso) e serei saudvel e sem culpa e viverei em comodidade.

E como um bhikkhu dedicado vigilncia? o caso em que o bhikkhu, durante o dia, enquanto estiver caminhando para l e para c e sentado, purifica a sua mente dos estados obstrutivos. Na primeira viglia da noite, enquanto estiver caminhando para l e para c e sentado, ele purifica a sua mente dos estados obstrutivos. Na segunda viglia da noite ele se deita para dormir, no seu lado direito, na postura do leo com um p sobre o outro, atento e plenamente consciente, aps anotar na sua mente o horrio para levantar. Aps levantar-se, na terceira viglia da noite, enquanto estiver caminhando para c e para l e sentado, ele purifica a sua mente dos estados obstrutivos.

Favorecido com essas quatro qualidades, um bhikkhu incapaz de decair e est prximo da libertao.

O bhikkhu com a virtude estabelecida,
contido no que respeita os meios dos sentidos,
conhecendo a moderao na alimentao,
e dedicado vigilncia:
praticando dessa forma com ardor,
dia e noite, sem cansao,
ele desenvolve qualidades hbeis e benficas
para libertar-se da canga.
O bhikkhu que se deleita em ser diligente
e que v o perigo na negligncia
incapaz de decair,
est prximo da libertao.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.