Anguttara Nikaya IX.42

Sambadha Sutta

Confinamento

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Assim ouvi. Certa ocasio o venervel Ananda estava em Kosambi no Parque de Ghosita. Ento o venervel Udayi foi at o venervel Ananda e eles se cumprimentaram, quando a conversa amigvel e corts havia terminado ele sentou a um lado e disse para o venervel Ananda:

"Isto foi dito pelo jovem deva Pancalacanda: [1]

'Aquele com ampla sabedoria de fato encontrou
a passagem no meio do confinamento,
o Buda que descobriu os jhanas,
o solitrio touro entre os homens, o sbio.'

"Amigo, a que se referiu o Abenoado com 'confinamento' e ' a passagem no meio do confinamento'?

"Amigo, o Abenoado se referiu aos cinco objetos do prazer sensual como confinamento. Quais cinco? Formas percebidas pelo olho que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobia. Sons percebidos pelo ouvido ... Aromas percebidos pelo nariz ... Sabores percebidos pela lngua ... Tangveis percebidos pelo corpo que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostados, conectados com o desejo sensual e que provocam a cobia. O Abenoado se referiu a esses cinco objetos do prazer sensual como confinamento. [2]

(1) 'Aqui, amigo, afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, um bhikkhu entra e permanece no primeiro jhana ... foi com referncia a isso que o Abenoado se referiu passagem no meio do confinamento, num sentido provisrio. Nisso tambm h confinamento. Qual esse confinamento? Qualquer pensamento aplicado e pensamento sustentado que no tenha cessado, esse o confinamento nesse caso.

(2) 'Outra vez, amigo, abandonando o pensamento aplicado e sustentado, um bhikkhu entra e permanece no segundo jhana ... foi com referncia a isso que o Abenoado se referiu passagem no meio do confinamento, num sentido provisrio. Nisso tambm h confinamento. Qual esse confinamento? Qualquer xtase que no tenha cessado, esse o confinamento nesse caso.

(3) 'Outra vez, amigo, abandonando o xtase, um bhikkhu entra e permanece no terceiro jhana ... foi com referncia a isso que o Abenoado se referiu passagem no meio do confinamento, num sentido provisrio. Nisso tambm h confinamento. Qual esse confinamento? Qualquer prazer conectado com a equanimidade que no tenha cessado, esse o confinamento nesse caso.

(4) 'Outra vez, amigo, com o completo desaparecimento da felicidade, um bhikkhu entra e permanece no quarto jhana ... foi com referncia a isso que o Abenoado se referiu passagem no meio do confinamento, num sentido provisrio. Nisso tambm h confinamento. Qual esse confinamento? Qualquer percepo da forma que no tenha cessado, esse o confinamento nesse caso.

(5) 'Outra vez, amigo, com a completa superao das percepes da forma, com o desaparecimento das percepes do contato sensorial, sem dar ateno s percepes da diversidade, consciente de que o espao infinito, ele entra e permanece na base do espao infinito. Foi com referncia a isso que o Abenoado se referiu passagem no meio do confinamento, num sentido provisrio. Nisso tambm h confinamento. Qual esse confinamento? Qualquer percepo da base do espao infinito que no tenha cessado, esse o confinamento nesse caso.

(6) 'Outra vez, amigo, com a completa superao da base do espao infinito um bhikkhu entra e permanece na base da conscincia infinita. Foi com referncia a isso que o Abenoado se referiu passagem no meio do confinamento, num sentido provisrio. Nisso tambm h confinamento. Qual esse confinamento? Qualquer percepo da base da conscincia infinita que no tenha cessado, esse o confinamento nesse caso.

(7) 'Outra vez, amigo, com a completa superao da base da conscincia infinita, um bhikkhu entra e permanece na base do nada. Foi com referncia a isso que o Abenoado se referiu passagem no meio do confinamento, num sentido provisrio. Nisso tambm h confinamento. Qual esse confinamento? Qualquer percepo da base do nada que no tenha cessado, esse o confinamento nesse caso.

(8) 'Outra vez, amigo, com a completa superao da base do nada, um bhikkhu entra e permanece na base da nem percepo, nem no percepo. Foi com referncia a isso que o Abenoado se referiu passagem no meio do confinamento, num sentido provisrio. Nisso tambm h confinamento. Qual esse confinamento? Qualquer percepo da base da nem percepo, nem no percep que no tenha cessado, esse o confinamento nesse caso.

(9) 'Outra vez, amigo, com a completa superao da base da nem percepo, nem no percepo, um bhikkhu entra e permanece na cessao da percepo e sensao, e tendo visto com sabedoria, as suas impurezas so destrudas Foi com referncia a isso que o Abenoado se referiu passagem no meio do confinamento, num sentido no-provisrio.

 


Notas:

[1] Veja o SN II.7. [Retorna]

[2] Nota do tradutor: Esta mais uma evidncia que nos jhanas o impacto sensorial cessa, veja o AN IX.31 e AN IX.38. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 22 Novembro 2013

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